Câmara aprova projeto de troca de material reciclável por ração para animais abandonados
Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, em segundo turno, na última sessão ordinária virtual de 2020, o projeto 90, de autoria do Poder Executivo, sobre a implantação do programa de troca de materiais recicláveis, por ração para as entidades de proteção aos animais abandonados.
A sugestão e o pedido para criação do programa foram feitos pelos vereadores, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e Elvira Schen, através de uma Indicação Legislativa.
Segundo os vereadores, a elaboração do projeto de Lei teve por objetivo contribuir com o Meio Ambiente e colaborar com a geração de renda para a cooperativa e às entidades protetoras dos animais abandonados do município. “A ideia é contribuir com a conscientização dos moradores para a reciclagem, a limpeza urbana, a preservação do Meio Ambiente e para evitar acumulo de lixo que possa contribuir com a proliferação de insetos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e chikungunya”.
Com a implantação do projeto, após a aprovação na Câmara, serão criados eco pontos de coleta de tampas plásticas, garrafas pet ou plásticas e latas de alumínio, nos estabelecimentos de ensino público e privado, em órgãos da administração municipal, bares, restaurantes e lanchonetes, para a entrega voluntária por pessoas físicas e jurídicas. “Estes materiais coletados serão encaminhados à Cooperativa de Coleta de Materiais Recicláveis COOPERESÍDUOS, para beneficiamento, classificação e venda, e parte do valor total arrecadado, será destinada às entidades de proteção aos animais abandonados”, explicaram os vereadores Tucano e Elvira Schen.
Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Foto arquivo anterior à pandemia do COVID-19.