Câmara aprova projeto de Lei de uso de Led em loteamentos

por adm publicado 09/10/2019 15h40, última modificação 09/10/2019 15h40

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 93/2019 que torna obrigatório o uso de lâmpadas de Led (Diodo Emissor de Luz), na rede de iluminação pública dos novos loteamentos e empreendimentos imobiliários em Campo Mourão.  O projeto, aprovado em plenário, segue para sanção do prefeito.

Segundo o seu autor, vereador Sidnei Jardim, a intenção do projeto é tornar mais eficiente à iluminação de vias e praças do município de Campo Mourão. “A substituição das luminárias de tecnologia tradicional, de consumo elevado, por luminárias de LED, tem uma economia incontestável. Vamos gerar economia aos cofres públicos com essa substituição”.

Jardim lembra ainda, que as luminárias Led têm vida útil de cerca de 12 anos, no mínimo, garantia elevada do fabricante de, no mínimo, cinco anos e redução do prazo de manutenção. “A exemplo podemos citar o Programa Procel Reluz, que desde sua criação em 2000, beneficiou 1.349 municípios, tornando eficientes cerca de 2,7 milhões de pontos de iluminação pública, que resultaram em economia de consumo de energia de 1,1 bilhão de quilowatts-hora (kWh)”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal