C. Mourão: Vigilante feminino em estabelecimentos financeiros
A obrigatoriedade da presença de vigilante feminino nos estabelecimentos financeiros de Campo Mourão é o que propõe indicação legislativa recentemente apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR). Pela proposta, a exigência seria para estabelecimentos nos quais o ingresso de funcionários, clientes e usuários seja controlado (com a utilização, entre outros meios, de detectores de metal).
Segundo o vereador, a indicação legislativa visa evitar o constrangimento das clientes "que são eventualmente submetidas a revistas e abordagens em estabelecimentos de prestação de serviços financeiros", explica. Ressalta o autor da proposição que os procedimentos de revista e abordagens muitas vezes são realizados por homens. "Atualmente, com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, há um maior de pessoas do sexo feminino em estabelecimentos financeiros, seja como público ou até mesmo as próprias funcionárias", adianta.
A obrigatoriedade seria aplicada, de acordo com a indicação legislativa, a bancos, casas lotéricas, sociedades de crédito, associações de poupança, agências dos Correios, correspondentes bancários e cooperativas singulares de crédito com entrada controlada por meio de detectores de metal.