Apoio aos Portadores de Psoríase em C. Mourão
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa, de autoria da vereadora Nelita Piacentini (PR), que propõe ao Poder Executivo local a criação de Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase em Campo Mourão. A estimativa é de que a doença afete até três por cento da população, número que se traduz em aproximadamente cinco milhões de portadores no Brasil.
A psoríase é uma doença crônica de pele, de difícil tratamento, que se manifesta pelo surgimento de lesões avermelhadas com escamação branca. Ainda não se conhece, em completo, o mecanismo que provoca o surgimento das lesões e, por essa razão, ainda não se conhece a causa da doença e consequentemente sua cura.
A doença surge, em média, aos 25 anos de vida. Aadmitindo-se uma expectativa de vida de 65 anos, pode-se configurar um quadro onde milhares de brasileiros sofrem de psoríase por mais de 40 anos. Além dos sofrimentos provocados pelas lesões da pele, a psoríase provoca ainda fortes impactos na qualidade de vida dos portadores. A grande maioria da população nunca sequer ouviu o termo psoríase e esse desconhecimento traduz-se em preconceito contra os portadores da doença.
A proposta apresentada por Nelita Piacentini prevê o desenvolvimento do programa pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores de psoríase. Um dos objetivos é promover o exame para diagnóstico e o tratamento o mais precoce possível, em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde.
A minuta do projeto de lei para instituir o programa prevê ainda a capacitação de profissionais da saúde para o atendimento, diagnóstico e tratamento da doença, o desenvolvimento de um sistema de informações e de acompanhamento, rede de apoio psicológicos aos portadores, desenvolvimento de campanhas , pesquisas sobre a doença, etc.