Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Antiga sede da Associação de Moradores da Vila Urupês irá abrigar atividades da Melhor Idade

por Dirceu Portugal publicado 25/07/2023 11h11, última modificação 25/07/2023 11h11

Na última sessão ordinária da Câmara, os vereadores de Campo Mourão aprovaram por unanimidade uma das diversas Indicações que estava na pauta de trabalhos do Legislativo. O documento - de autoria do presidente da Casa de Leis, Edilson Martins, sugeriu ao Poder Executivo a cessão de uso do salão da antiga sede da Associação de Moradores da Vila Urupês (AMAVU), anexa ao ginásio, para atividades da Melhor Idade.

O espaço está em reformas. “O local deve ficar pronto para uso no próximo mês e irá contar com os mais diversos jogos, Clube de Mães, aula de ginastica, baile e atividades da Terceira Idade, sugestão do presidente da Câmara. Também estamos articulando a implantação de um projeto de dança contemporânea”, comentou a secretária de Assuntos da Comunidade, Marley Formentini (SEMAC).  

De acordo com Edilson Martins - que já havia protocolado outras Indicações sugerindo a cessão do espaço - o local onde funcionava a Associação de Moradores estava desativado e as pessoas da Melhor Idade buscavam um lugar apropriado para desenvolver suas atividades. “Após as reformas, o local irá atender as necessidades da Melhor Idade”, disse Martins.

 

Escrivão Parma sugere a implantação da secretaria municipal do Turismo em CM

por Dirceu Portugal publicado 21/07/2023 16h32, última modificação 21/07/2023 16h32

Em busca de promover o turismo para desenvolver ainda mais - economicamente o município - o vereador e líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma protocolou uma Indicação, aprovada na última sessão ordinária da Casa de Leis, sugerindo ao Poder Executivo, a implantação de uma Secretaria Municipal de Turismo e também, a criação de um Conselho de Turismo em Campo Mourão.

A iniciativa, de acordo com Parma, visa não apenas atrair visitantes e investimentos, mas também valorizar as riquezas culturais e históricas da cidade, preservando o meio ambiente e criando novas oportunidades no município.

“A implantação da Secretaria Municipal de Turismo surge como uma estratégia eficaz para impulsionar ainda mais o crescimento do município. Ao direcionar esforços e recursos específicos para essa área, nossa cidade poderá consolidar-se como um destino atrativo para turistas nacionais e internacionais. Dessa forma, o comércio, a indústria, a hotelaria e outros setores da economia serão beneficiados, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos, que podem ser reinvestidos na melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos”, comentou Parma.

Segundo ele, a Secretaria de Turismo seria responsável por desenvolver o turismo sustentável, preservar o patrimônio cultural e ambiental do município, e promover ações de capacitação para os profissionais do setor. “Além disso, a secretaria seria responsável pela promoção do turismo local, buscando atrair visitantes e incentivando o desenvolvimento econômico da cidade. Campo Mourão apresenta uma ampla diversidade física, cultural e histórica, que posiciona a cidade como um destino turístico de renome”.

Parma destaca os locais mais visitados em Campo Mourão, nos últimos anos, Parque do Lago, Parque Lago Azul e a Catedral São José. “A cidade tem uma história rica como evidenciada pela sua posição no Caminho de Peabiru. Não podemos deixar de mencionar também a famosa Festa do Carneiro no Buraco, que tem tradição na região, e mais recentemente, a cidade vem ganhando destaque com o projeto "A Rota da Fé”, disse.

O vereador lembra que o turismo faz parte das raízes mourãoenses. “Por isso, destaco a importância de a cidade possuir uma Secretaria dedicada ao setor para alinhar e melhor aproveitar essas oportunidades, o que certamente trará muitos investimentos, geração de emprego, sustentabilidade e abrirá novos mercados para a cidade”, garante.

Ele acredita que a preservação ambiental, cultural e social é uma função obrigatória dos governos. “Por isso, é imprescindível que haja um órgão na Administração Municipal encarregado de formular, executar e avaliar a Política Municipal de Turismo, visando fortalecer o modelo de gestão do turismo na cidade. O turismo será o fio condutor dessa jornada rumo a um futuro melhor”, destacou Parma.

Câmara de CM participa da SIPAT 2023

por Dirceu Portugal publicado 21/07/2023 11h31, última modificação 21/07/2023 11h31

O presidente da Câmara Edilson Martins e o vereador Bina participaram na manhã desta sexta-feira (21), da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT 2023), realizado no salão do Celebra Eventos.

O evento, realizado pela Comissão de Segurança e Medicina do Trabalho (CSMT), voltado aos servidores de todos os setores do serviço público municipal - tem por objetivo orientar sobre os cuidados para evitar acidentes no ambiente de trabalho e, também, apresentar dados estatísticos relacionados à saúde do servidor, como número e natureza de acidentes, servidores afastados por problemas de saúde, atestados, licenças, óbitos, entre outros dados.

“O objetivo é desenvolver a consciência e orientar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No evento são abordados temas que possam ser aplicados como um exercício diário, visando saúde e qualidade de vida do servidor”, lembraram os organizadores do evento.

Para o presidente do Legislativo, o evento é de extrema importância para a conscientização e promoção da segurança no ambiente de trabalho. “A SIPAT é um pilar importante para a promoção da segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Ao conscientizar os servidores sobre a importância de adotar comportamentos seguros, prevenir acidentes e valorizar a saúde, a SIPAT contribui significativamente para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e positivo para todos”, lembrou.

Márcio Berbet sugere a instalação de pardal eletrônico para reduzir acidentes em CM

por Dirceu Portugal publicado 19/07/2023 15h50, última modificação 19/07/2023 15h54

Na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, os 13 vereadores aprovaram a pauta de trabalhos legislativos, incluindo uma Indicação do vereador Marcio Berbet. O documento sugere a instalação de pardal eletrônico no centro da cidade.

Berbet sugeriu a implantação do equipamento eletrônico em toda a Avenida Capitão índio Bandeira no centro da cidade. “A instalação desse equipamento irá inibir os motoristas, consequentemente teremos uma redução na velocidade de carros e motocicletas que trafegam pela Avenida”, comentou Berbet.

Segundo ele, moradores - próximos a Avenida - reclamam, com muita frequência, da velocidade com que os veículos trafegam pela via. “A Indicação é resultado dos constantes pedidos dos moradores. Eles estão preocupados com a velocidade dos veículos e com o número de acidentes, envolvendo pedestres, carros e motocicletas”, disse.

Na última segunda-feira (17), uma motociclista de 37 anos morreu após se envolver em um acidente na Avenida Irmãos Pereira, paralela a Capitão Índio Bandeira, na esquina com a Rua Interventor Manoel Ribas. Uma segunda pessoa que estava na garupa da motocicleta ficou ferida.  

Conforme populares que presenciaram o acidente, as duas mulheres seguiam em uma moto Honda Biz quando foram surpreendidas pelo motorista de uma Picape Renault Duster. Ele teria avançado a preferencial causando o acidente que deixou uma pessoa morta e a outra com ferimentos.

De acordo com Berbet, a ideia é instalar os pardais eletrônicos em todas as Avenidas com intenso tráfego de carros e motocicletas. “Dessa forma, iremos reduzir os atropelamentos e os acidentes”, explicou.  

Câmara participa de reunião sobre a Santa Casa de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 18/07/2023 09h20, última modificação 18/07/2023 10h05

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Bina, Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Elvira Schen, Toninho Machado, Jadir Soares (Pepita), Paulo Pilatte e Olivino Custódio participaram - no gabinete do prefeito - de uma reunião na manhã da última segunda-feira (17), para discutir o hospital Santa Casa, após a posse da nova diretoria. 

Na sexta-feira (14), a chapa da bancária Mariceli Bronoski foi eleita com 28 dos 35 votos e deve tomar posse na próxima quarta-feira (19). Bronoski é formada em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e mestrado em Inovação Tecnológica.

Na reunião com vereadores e jornalistas, Tauillo Tezelli demonstrou preocupação com o futuro do hospital. “Antes da campanha eleitoral, conversamos sobre uma intervenção do governo do estado na Santa Casa, mas por algum motivo, a ideia não foi concretizada. Se houvesse a intervenção, o governo estadual poderia repassar recursos livres para o hospital, mas sem intermediação do estado, a unidade hospitalar não pode receber recursos e terá problemas financeiros. A Santa Casa recebe 93% de sua receita via SUS e, apenas 7% de convênios, ainda assim, o hospital não se sustenta, tendo um déficit mensal de R$800 mil”, lembrou. “Vamos aguardar e ver os resultados da nova diretoria”, disse Tezelli.

O presidente da Câmara, Edilson Martins, espera da nova diretoria, trabalhos em parceria com a Câmara, município, governo do estado e governo federal. “A Câmara, junto ao Executivo, sempre foi parceira da Santa Casa, espero continuar os trabalhos em parceria para que a população seja beneficiada”, destacou.   

Câmara participa da assinatura de contrato para instalação de alambrado no aeroporto municipal

por Dirceu Portugal publicado 17/07/2023 17h10, última modificação 17/07/2023 17h10

Na manhã desta segunda-feira (17), o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Bina, Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma e Olivino Custódio participaram - no gabinete do prefeito - de assinatura do contrato e da ordem de serviço para a instalação de um alambrado no aeroporto municipal coronel Geraldo Guia de Aquino.  

Ao todo serão investidos na obra cerca de R$ 1.5 milhão, recursos do governo federal através da linha de financiamento (Finisa), recentemente aprovada por unanimidade dos parlamentares de Campo Mourão. “Se não fosse a Câmara aprovar, hoje não estriamos assinando o contrato e a ordem de serviço para essa importante obra”, disse o prefeito, Tauillo Tezelli.

O presidente do Legislativo comentou a ordem de serviço assinada. “É um investimento muito importante para o aeroporto, para aviação e para a população. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão do governo federal que regula e fiscaliza as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no país, preconiza pela segurança de todos. Essa obra vai contribuir em muito para a segurança dos funcionários e principalmente para que não haja o acesso de moradores na pista ou no interior do aeroporto”, enfatizou Martins.    

Vereador pede alargamento da ponte sobre o Rio 119 no Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 14/07/2023 16h44, última modificação 14/07/2023 16h44

O vice-presidente da Mesa Executiva, Miltinho Cidade Nova apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo uma obra de alargamento na ponte sobre o Rio 119, no bairro Cidade Nova.

A ponte - que conecta a Asa Norte com o restante da cidade - segundo Miltinho Cidade Nova, por conta do grande fluxo de veículos, caminhões, motocicletas, ciclistas e pedestres, ficou estreita.

“Os moradores dos bairros próximos á esta ponte estão pedindo o seu alargamento. Eles lembram que a ponte ficou estreita por conta do grande fluxo dos mais diversos meios de locomoção e por conta disso, o local se tornou perigoso principalmente para pedestres em dias de chuvas fortes e no período noturno”, disse.

O documento foi encaminhado ao Poder Executivo.  

 

Vereadores solicitam à prefeitura envio de projetos para implantar em CM

por Dirceu Portugal publicado 13/07/2023 17h17, última modificação 13/07/2023 17h17

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram na última sessão ordinária do Legislativo, três Indicações Legislativas com pedidos ao Poder Executivo. Os parlamentares solicitaram o envio à Câmara de três projetos de Leis.  

O vice-presidente da Mesa Executiva, Miltinho Cidade Nova solicitou o envio ao Legislativo, do projeto de Lei criando o programa maternidade "kit bebê mourãoense".

“O pedido tem por objetivo criar o programa Kit Maternidade Bebê mourãoense. Ele visa proporcionar as gestantes - em dificuldades financeiras - a possibilidade de se manter nos primeiros dias de vida do bebê, uma saúde e higiene pessoal com dignidade”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Segundo ele, a dificuldade em comprar produtos de higiene pessoal para um recém-nascido é preocupante. “Os recém-nascidos necessitam de um cuidado especial, o que para algumas gestantes estando com uma situação financeira frágil é muito difícil. Desta forma é necessário proporcionar à essas gestantes uma condição mínima de dignidade e momento de tranquilidade, deixando-as assim com sentimento de amparo nesse momento tão especial”, lembrou.

O vereador Jadir Soares (Pepita), apresentou duas Indicações Legislativas. Na primeira, o parlamentar solicitou o envio do projeto de Lei da prefeitura para Câmara, que dispõe sobre a instalação de equipamentos solares para geração de energia nas edificações públicas de Campo Mourão.

“A solicitação tem por objetivo, a instalação de equipamentos solares para geração de energia fotovoltaica e eólica, nas edificações públicas tanto para as já construídas, como para as serem construídas. As novas construções devem ser planejadas com instalação do sistema de energia solar. A energia elétrica sofre consequentemente ajustes e este impacto chega também nos órgãos públicos, que têm um custo alto diante da extrema necessidade da energia para o funcionamento das escolas, secretarias, entre outros”, explicou (Pepita).

Ele também solicitou o envio do projeto de Lei criando o Programa prefeitura nos bairros, que segundo Pepita tem por finalidade levar até a comunidade os serviços públicos de infraestrutura prestados pela administração. “O programa prevê um evento periódico e contemplará todos os bairros de Campo Mourão”, disse.

Vereadores de CM homenageiam Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM)

por Dirceu Portugal publicado 11/07/2023 17h26, última modificação 11/07/2023 17h26

Com o plenário da Câmara de Campo Mourão lotado, os vereadores entregaram na manhã desta terça-feira (11), a moção de congratulações à Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM), em comemoração aos 70 anos de história no município.

A honraria de autoria do vereador Bina com assinatura dos demais parlamentares foi aprovada por unanimidade no Legislativo. “São 70 de história, de uma caminhada de fundamental importância no desenvolvimento do comércio, da indústria e do município. Através da (ACICAM), que se conseguiu reunir, organizar e fortalecer todo o setor comercial e industrial da nossa cidade. Parabenizo o presidente da (ACICAM), Bem Hur Roberval Teixeira Berbet e toda a sua equipe competente e talentosa pelos trabalhos dedicados aos dois setores”, disse o autor da moção de congratulações, vereador Bina.

A ACICAM, de acordo com ele, é a mais antiga entidade empresarial da cidade e do Vale do Piquirivaí, congregando industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas. “Poucas cidades do Paraná contavam, na época, com associação comercial e hoje a entidade conta com mais de 1.200 associados. Entre os pontos que marcam a atuação da Acicam está vasto e variado portfólio de serviços ofertados aos associados, a firme atuação em favor do comércio, da indústria e prestadores de serviços, além da participação ativa em ações voltadas ao desenvolvimento de Campo Mourão e região”, disse.

Ao receber a honraria, o presidente da ACICAM, Ben-Hur Roberval Teixeira Berbet, destacou as parcerias com a Câmara de Campo Mourão. “As parcerias são de fundamental importância para o desenvolvimento do município, destaco uma delas, com o Legislativo que tem nos atendidos aprovando Leis que beneficiam quem produz em Campo Mourão. Quando falamos de Associação comercial falamos de bons relacionamentos e de pessoas que buscam trabalhar. É uma excelente união”, comentou.

Parlamentares assinam ordem de serviço para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de CM

por Dirceu Portugal publicado 07/07/2023 16h54, última modificação 07/07/2023 16h54

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os vereadores Bina, Miltinho Cidade Nova e Escrivão Parma (líder de governo no Legislativo), assinaram nesta sexta-feira (07), junto com o prefeito, Tauillo Tezelli e o deputado estadual Douglas Fabrício, a ordem de serviço para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Geraldo Guia de Aquino.

A obra terá investimento de R$ 2,8 milhões, recursos do governo federal através da linha de financiamento (Finisa).

“Essa importante obra vai gerar empregos, trará desenvolvimento, além de oferecer mais acessibilidade aos mourãoenses e moradores de toda a nossa região. Parabenizo todos pela articulação para que o município conquistasse esses recursos para investimentos no aeroporto”, comentou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.  

Além da sala de embarque e espaço de inspeção de segurança, o novo aeroporto também irá contar com saguão de espera, banheiros, sala de descanso, administração, copa, banheiros privativos, restituição de bagagem, espaço para lanchonete, estacionamento restrito com guarita todo pavimentado e cercado com gradil metálico.

O atual aeroporto - inaugurado em março de 1979 - oferece alternativas para a região e é utilizado por empresários, autoridades, serviço aeromédico, aeroclube, posto de abastecimento e oficina de conserto de aeronaves. De janeiro do ano passado a junho deste ano, o aeroporto registrou 1.572 pousos, 1.863 decolagens, 1.763 embarques e 1.469 desembarques. Com o novo terminal, o antigo será transformado em um museu da aviação.

Presidente da Câmara sugere reformas em ponte na comunidade de Alto Alegre

por Dirceu Portugal publicado 07/07/2023 10h34, última modificação 07/07/2023 10h34

Edilson Martins, presidente do Poder Legislativo de Campo Mourão, protocolou uma indicação na Casa de Leis, aprovada por unanimidade em plenário, sugerindo ao Poder Executivo, a reforma em uma ponte que liga Campo Mourão ao município de Farol, na comunidade de Alto Alegre. A sugestão é para que a reforma na ponte seja feita com tubos de concreto.

Martins justificou a sugestão, por conta das constantes reclamações de moradores da comunidade. “Recebermos diversos pedidos de moradores e agricultores. A ponte já foi reformada várias vezes, sempre feito em madeira, mas as chuvas fortes destroem a ponte e o rio leva embora. A sugestão é para que a reforma seja feita com tubos de concreto para evitar que a ponte seja levada pela força das águas do rio em períodos chuvosos. Dessa forma, moradores e agricultores terão mais tranquilidade”, comentou Martins.

O documento foi encaminhado através de ofício ao Poder Executivo.  

  

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 06/07/2023 16h39, última modificação 06/07/2023 16h39

Os parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (10), e terça-feira (11), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda, para ter acesso ao debate basta dar click no link https://www.youtube.com/watch?v=WwNULSiP2IE. Para assistir a sessão da terça-feira, basta um click no link  https://www.youtube.com/watch?v=uUfiLnBlDHE.

Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será apresentado para conhecimento dos vereadores, três projetos de Leis e um projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, ofícios respostas de órgãos do governo municipal, estadual e federal aos requerimentos dos parlamentares mourãoenses, prestações de contas, apresentação de cinco projetos de Leis e um projeto de Resolução, de autoria dos vereadores, 55 Indicações e nove Indicações Legislativas e 34 requerimentos.    

Também será apreciada em plenário, uma moção de congratulação - de autoria do vereador Bina com a assinatura dos demais parlamentares – para a Associação Mourãoense de Xadrez (AMX), pelo trabalho realizado com os enxadristas mirins e os resultados obtidos nas temporadas 2022 e 2023.

Os parlamentares também irão apreciar e votar em primeiro turno, um projeto de Lei e duas mensagens de veto, além de sete projetos de Leis em regime de urgência, todos de autoria do Poder Executivo. Em turno único, os parlamentares terão para votar, um projeto de Lei, um projeto de Resolução e três Indicações Legislativas.    

Parlamentares assinam ordem de serviço para construção de 372 gavetas no Cemitério São Judas Tadeu

por Dirceu Portugal publicado 03/07/2023 14h55, última modificação 03/07/2023 16h51

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, os vereadores Miltinho Cidade Nova, Márcio Berbet, Jadir Soares (Pepita), Subtenente Macedo e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, junto com o prefeito Tauillo Tezelli e a vice-prefeita Fátima Nunes participaram na manhã desta segunda-feira (03), da assinatura da ordem de serviço para a construção de um gavetário vertical no Cemitério São Judas Tadeu.

As 372 gavetas irão custar cerca de R$ 1,1 milhão, investimentos através de um financiamento do governo federal, aprovado por unanimidade pela Câmara de Campo Mourão.   

Há vários anos o Cemitério Municipal enfrenta dificuldades pela falta de espaço para os novos túmulos e a construção do gavetário será uma alternativa para prolongar o uso do espaço público.

O Cemitério São Judas Tadeu conta com mais de 14 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. Para amenizar a falta de espaço, desde 2012 uma Lei municipal – aprovada pelo Legislativo autoriza a desapropriação de túmulos abandonados e a remoção de restos mortais, que são colocados no ossário.

Câmara participa da assinatura de reformas de escolas e CMEIS em CM

por Dirceu Portugal publicado 03/07/2023 11h53, última modificação 03/07/2023 11h53

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina, Márcio Berbet, Jadir Soares (Pepita) e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram na manhã desta segunda-feira (03), da assinatura de contratos e ordens de serviços para reformas de quatros escolas municipais.

As reformas dos CMEIS Sossego da Mamãe e Pequenos Brilhantes e das escolas Espaço Aberto e Constantino Lisboa de Medeiros, com recursos próprios do município, cerca de R$ 1,1 milhão, foram aprovados por unanimidade dos vereadores. “Tudo o que acontece em Campo Mourão passa pelo Legislativo, mostrando com isso, a importância dos vereadores na construção de uma cidade melhor para todos”, lembrou o prefeito Tauillo Tezelli.

O Líder de governo na Câmara, vereador Escrivão Parma, destacou a importância dos investimentos nas reformas das unidades de ensino público. “Investir em Educação é uma das melhores decisões que o prefeito pode tomar, tanto de modo individual quanto coletivo. Afinal, a Educação é um fator crucial para o desenvolvimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais próspera e justa. Por meio da Educação, podemos ampliar nossos horizontes, adquirir novos conhecimentos, habilidades e melhorar nossa qualidade de vida. Além disso, a Educação tem um impacto direto na economia, na política e em diversos outros setores da sociedade. O futuro está na Educação”, comentou Parma.

Câmara de CM participa da entrega das reformas do CMEI do Jardim Paulino

por Dirceu Portugal publicado 30/06/2023 15h43, última modificação 30/06/2023 15h43

O presidente da Câmara Edilson Martins e os vereadores Toninho Machado, Bina e Tio Leco participaram nesta sexta-feira (30), junto com prefeito Tauillo Tezelli, a vice-prefeita Fátima Nunes, os deputados estaduais Douglas Fabrício e Márcio Nunes (secretário estadual o Turismo), a diretora Talita de Fátima Tomé e a secretária municipal de Educação Tânia Caetano, da entrega das obras do CMEI Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Paulino.

O estabelecimento de ensino público que estava em reformas há seis meses recebeu investimentos de R$ 392,6 mil. O prédio teve troca de janelas, calhas, pisos, madeiramento do telhado, melhorias nas paredes, pintura geral, rebocos, conserto dos banheiros, troca de portas, substituição de forro em pvc, telhado, infiltrações, novo acesso de entrada com escada e rampa de acesso, melhorias na cozinha, lavanderia e áreas de acesso comum.

“É mais um espaço de Educação, reformado, sendo entregue à comunidade do jardim Paulino”, lembrou o vereador Toninho Machado, que representou o Legislativo durante a cerimonia da entrega da unidade de ensino.

Fundado em 1989, a pedido da Associação de Moradores do bairro, o CMEI Nossa Senhora de Fátima atende 90 crianças, com idades de 1 a 3 anos (maternais I, II e III), em período integral residentes nos jardins Paulino, Europa, Milton Luiz Pereira, Parque Verde, Pio XII e  Vila Cândida.

Líder de governo no Legislativo participa da entrega de obras do IMAPE

por Dirceu Portugal publicado 29/06/2023 16h55, última modificação 29/06/2023 17h09

O vereador Escrivão Parma, líder de governo no Legislativo, participou nesta quinta-feira (29), da entrega das reformas no prédio do IMAPE, destinado à formação de servidores da Secretaria Municipal de Educação.

O município investiu cerca de R$ 452,1 mil na troca de piso, reforma total na cobertura, pintura e instalações elétricas.

O local além de servir para formação e qualificação de servidores, o IMAPE também assessora o departamento pedagógico na busca por formações específicas, coordena e acompanha o desenvolvimento de projetos extracurriculares em todas as unidades de ensino.

“O espaço necessitava de reformas urgentes para dar tranquilidade e segurança aos servidores que utilizavam o espaço para capacitações”, comentou Parma.

A cerimônia de entrega das reformas contou com a presença do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, da vice-prefeita Fátima Nunes, da secretária municipal de Educação, Tania Caetano e servidores municipais. 

 

Vereadores de CM assinam ordem de pavimentação da Avenida João Batista Salvadori

por Dirceu Portugal publicado 29/06/2023 10h57, última modificação 29/06/2023 10h57

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Bina, Tio Leco, Marcio Berbet e Escrivão Parma assinaram no final da tarde da última quarta-feira (28), junto com o prefeito Tauillo Tezelli, o contrato e a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da Avenida João Batista Salvadori. A Avenida liga o Conjunto Fortunato Perdoncini ao Milton de Paula Walter e os bairros Santa Cruz, Modelo, Batel e Mario Figueiredo.

“Essa pavimentação era pedida, sonhada e hoje está se tornando uma realidade para beneficiar os moradores dos Conjuntos Milton de Paula Walter, Fortunato Perdoncini, dos bairros Santa Cruz, Modelo, Batel e Mario Figueiredo, além de milhares de estudantes do campus da Faculdade do Integrado. Pessoas que sofriam principalmente em dias de chuvas com o barro, e em dias de sol, com a poeira”, comentou Miltinho Cidade Nova.

A obra de um quilômetro - terceira etapa da pavimentação da Avenida J.B. Salvadori, revitalizada desde o Jardim Cidade Nova até a Santa Casa – terá investimentos de R$ 5,9 milhões - recursos financiados através do governo federal, aprovados por unanimidade na Câmara de Campo Mourão. O trecho, das obras, terá duas pistas pavimentadas além de iluminação, calçamento, sinalizações de trânsito, rampa de acessos e ciclovia.

“Essa obra, sonhada por todos nós, vai garantir mais tranquilidade, segurança, acessibilidade, sem contar na valorização dos imóveis”, contou Miltinho Cidade Nova, autor de Indicações sugerindo a pavimentação da Avenida. “Desde 2017 quando era presidente da Associação de Moradores do Cidade Nova já solicitava a pavimentação da Santa Casa até a rodovia,  na saída para Maringá. É mais uma conquista para beneficiar os moradores de Campo Mourão”, disse.

De acordo com o prefeito, a região está crescendo e necessitava de investimentos do Poder Público. “Nos últimos anos esta região da cidade ganhou grandes investimentos, com novos loteamentos, a Santa Casa, o novo presídio e a administração municipal tem que melhorar as condições de trafegabilidade. É isso que temos feito, com a parceria dos nossos deputados e vereadores para resolver o problema de poeira ou barro, uma antiga reivindicação da população”, destacou Tauillo Tezelli.

Conjunto Mendes ganha parque infantil através da articulação dos vereadores Tio Leco e Naiany

por Dirceu Portugal publicado 28/06/2023 15h56, última modificação 28/06/2023 15h56

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária da Mesa Executiva e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse), e os parlamentares, Tio Leco, o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma e o primeiro vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova, participaram nesta quarta-feira (28), da assinatura do contrato para construção de um parque infantil e uma Academia da Terceira Idade (ATI), no Conjunto Mendes.   

O investimento será de R$ 273,3 mil, com recursos do município (R$ 153,3 mil) e uma emenda parlamentar do deputado Mauro Moraes (R$ 120 mil).

“Através do deputado Mauro Moraes, que tem esse olhar para as famílias, que se preocupa com as crianças e com a Educação, conseguimos essa realidade, um lugar de convivência da comunidade, que irá atender o Conjunto Mendes e o Parque Verde. Gratidão a todos que de alguma forma colaboraram para que esse parquinho infantil se tornasse realidade”, disse Salvadori. “Agradeço também o vereador Tio Leco, autor da Indicação na Câmara. Em parceria conseguimos o parque para os moradores”, lembrou Naiany.       

Os equipamentos de lazer e atividades físicas serão instalados em terreno do município para atender uma reivindicação das lideranças do bairro e também, de uma Indicação de autoria do vereador Tio Leco. “Junto com a vereadora Naiany conquistamos mais um espaço de lazer e bem estar aos moradores do Conjunto Mendes e Parque Verde”, comentou Leco.   

Ordem de serviço de pavimentação será assinada hoje após aprovação de Indicação pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 28/06/2023 09h45, última modificação 28/06/2023 09h45

O primeiro vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova, protocolou uma Indicação na Casa de Leis – aprovada em plenário por unanimidade dos parlamentares na última sessão ordinária, sugerindo ao Poder Executivo, um complemento de pavimentação asfáltica na Avenida João Batista Salvadori, entre a Rua José de Oliveira Rosa, Conjunto Residencial Fortunato Perdoncini e a Rua Maria Campiolo Tardivo, no Conjunto Habitacional Milton de Paula Walter.

A assinatura do contrato e da ordem de serviço da pavimentação asfáltica será feita na tarde desta quarta-feira (28), ás 17h30, pelo prefeito Tauillo Tezelli, na Rua Antônio Vargas Neto com a Avenida João Batista Salvadori, no Conjunto Habitacional Milton de Paula Walter, próximo ao Conjunto Residencial Fortunato Perdoncini.   

Miltinho Cidade Nova lembrou que a sugestão da pavimentação foi após visitas no local e também, através de pedidos dos próprios moradores e de usuários da rua.    

“Os próprios moradores e pedestres que trafegam pela rua solicitaram a pavimentação. A falta dela traz inúmeros transtornos, principalmente em dias chuvosos, quando se torna quase impossível transitar pela via, que liga vários bairros ao Hospital Santa Casa”, contou Miltinho Cidade Nova.

Tio Leco sugere pavimentação asfáltica em ruas da Vila Cândida e Jardim Paulino

por Dirceu Portugal publicado 27/06/2023 16h28, última modificação 27/06/2023 16h28

O vereador Tio Leco protocolou na Câmara de Campo Mourão, três Indicações, aprovadas por unanimidade na última sessão ordinária do Legislativo, sugerindo ao Poder Executivo, a pavimentação asfáltica de três ruas, sendo duas sem saídas na Vila Cândida e uma no Jardim Paulino.

“As Indicações visam atender as solicitações dos moradores das ruas citadas ou próximos a elas que enfrentam problemas pelas ruas serem de terra. Em dias de sol forte, a poeira levantada pelos carros que trafegam pelas ruas causam transtornos aos moradores. Eles solicitam a pavimentação asfáltica para melhorar a qualidade de vida deles, se livrando da poeira”, disse Leco.

Os documentos foram encaminhados ao Poder Executivo.

Câmara de CM aprova projeto de Lei para construção de moradias para Índios Guaranis

por Dirceu Portugal publicado 23/06/2023 15h44, última modificação 23/06/2023 15h44

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária do Legislativo, o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a abrir crédito adicional especial de cerca de R$ 644 mil no orçamento de 2023 para a construção de moradias para Índios Guaranis.

De acordo com o projeto, a suplementação de dotação orçamentária tem por objetivo a construção de moradias aos Índios Guaranis que estão em ambientes de alta vulnerabilidade social e econômica. “Os indígenas vivem em precárias condições de higiene e sem saneamento básico, habitam em casas de chão batido e a água que consomem recebe de doação de um vizinho”.

Pela proposta do projeto, o município irá construir cinco casas de material pré-moldado, com tamanho aproximado de 52 metros quadrados. “As moradias irão proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade aos Índios. Fico muito feliz em saber que essas pessoas terão uma moradia digna para viver conforme sua cultura, que deve ser preservada”, comentou a vereadora Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária da Mesa Executiva e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse).

 

Tribunal de Contas do PR aprova prestação de contas do exercício de 2022 da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 22/06/2023 16h50, última modificação 22/06/2023 16h50

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou a prestação de contas da Câmara Municipal de Campo Mourão - relativas ao exercício financeiro de 2022 - administrada pelo presidente da Casa de Leis, à época, vereador Jadir Soares (Pepita).

Em sua gestão, o Legislativo executou um orçamento próprio de R$ 11 milhões, com despesas de R$ 9.762.220,99 e devolução ao Executivo de R$ 1.237.779,01 milhões.

No Acórdão n° 1568/23 a Câmara do TCE decidiu pela regularidade das contas da Câmara de Campo Mourão, conforme o plenário virtual realizado no último dia 15 de junho. “É extremamente importante quando o Tribunal de Contas julga regulares suas contas, pois são tantos itens envolvidos, tantos funcionários, ter a aprovação sem nenhuma ressalva é sinal de que tudo foi bem feito”, disse Pepita.  

Os Órgãos Técnicos do TCE-PR, a Coordenadoria de Gestão Municipal e o Ministério Público de Contas (MPC) avaliaram os gastos do Legislativo mourãoense e opinaram pela regularidade das contas, sem ressalvas. O parecer foi seguido pelos conselheiros, José Durval Mattos do Amaral, Ivens Zschoerper Linhares e Maurício Requião de Mello e Silva.  “Compulsando os autos verifico que não foram apontadas restrições às contas, sendo assim, acolho as manifestações da Coordenadoria de Gestão Municipal e do Ministério Público de Contas no sentido da aprovação das contas da Câmara de Campo Mourão, relativas ao exercício de 2022, de responsabilidade do presidente à época, Jadir Soares”, disse a fundamentação e voto do Acordão do Tribunal de Contas do Paraná.

O vereador lembrou que no ano passado, avaliado pelo TCE, passaram pela Câmara de Campo Mourão R$ 11 milhões de orçamento próprio, com despesas de R$ 9.762.220,99 e devolução ao Executivo de R$ 1.237.779,01 milhões. “É sinal de que todos fizeram muito bem a parte de cada um. Agradeço todos os servidores, chefes de departamentos e assessores que fizeram parte - por dois anos - da minha gestão. Isso é resultado do trabalho sério e competente de toda a equipe”, avaliou Pepita.  

Câmara de CM aprova Prêmio Jovem Empreendedor

por Dirceu Portugal publicado 22/06/2023 11h00, última modificação 22/06/2023 11h00

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária do Legislativo, o projeto de Resolução 02/2023, de autoria do parlamentar Escrivão Parma com assinatura dos demais vereadores, instituindo o Prêmio Jovem Empreendedor.

Pelo projeto, o Prêmio irá homenagear jovens entre 16 a 35 anos que empreenderam no comércio, indústria, serviços ou outros tipos de empreendedorismo gerando empregos diretos e indiretos em Campo Mourão. “O objetivo é valorizar o espírito empreendedor e promover a cidadania”, comentou Parma.

Os empreendedores, segundo o autor do projeto, serão homenageados com um diploma Jovem Empreendedor que será entregue em sessão solene no dia 05 de outubro, por conta das comemorações do dia do Empreendedor. “Campo Mourão possui uma geração muito talentosa de empreendedores, que criam negócios de diferentes tipos, fomentando a economia e gerando o desenvolvimento. Nos últimos anos vem crescendo a quantidade de empreendedores jovens, que estão se destacando e por consequência aumentando a quantidade de prêmios Estaduais e Nacionais para nossa cidade”, disse Parma.

Ele destaca ainda, que a cidade gera um capital intelectual enorme pelo fato de contar com faculdades de qualidade. “Como é o caso da Unespar, UTFPR, Integrado, Unicesumar, entre outras. Neste ambiente existem alunos com ideias e projetos inovadores, que muitas das vezes precisam de um incentivo para alavancar suas ideias. Por conta disto, o Poder Legislativo continuará apoiando esta causa, mostrando a eles que existe uma parceria”, enfatizou.

Parma lembrou que investir na juventude é investir no futuro. “Por conta disto, valorizando o espirito de empreendedorismo em nossos jovens, estaremos plantando uma geração de empreendedores promissores”.

Moradores pedem a construção de ponte sobre o Rio 119 no JD Batel

por Dirceu Portugal publicado 20/06/2023 16h47, última modificação 20/06/2023 16h47

O primeiro vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova, protocolou uma Indicação na Casa de Leis – aprovada em plenário por unanimidade dos parlamentares, na manha desta terça-feira (20) – sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma nova ponte em concreto sobre o Rio 119, no Jardim Batel.

A estrutura de concreto será utilizada pelos moradores para passar sobre o Rio que atravessa a Rua Lauro de Oliveira Souza, no trecho entre a Avenida João Batista Salvadori e Rua Vicente Domanski.

“Os munícipes clamam por esta ponte em concreto, pois a estrutura que existe lá é muito antiga, de madeira e está em péssimas condições de uso, colocando os moradores em riscos de acidentes. Em períodos de chuvas intensas, a ponte fica escorregadia por conta do barro que desce das encostas, tornando a travessia ainda mais perigosa”, contou Miltinho Cidade Nova.

Câmara de CM faz um minuto de silêncio em respeito aos adolescentes mortos durante ataque em Cambé

por Dirceu Portugal publicado 20/06/2023 16h06, última modificação 20/06/2023 16h06

Antes de começar a utilizar os 10 minutos da Palavra Livre, na sessão ordinária desta terça-feira (20), o segundo vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, vereador Subtenente Macedo, pediu a todos os parlamentares um minuto de silêncio em respeito aos dois adolescentes mortos, no interior do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, durante um ataque covarde e insano feito por um ex-aluno.

O autor da tragédia – uma pessoa de 21 anos – teria entrado na escola por volta das 09 horas e seguido até a secretaria com a desculpa de pedir o histórico escolar. Em seguida, foi até o pátio e disparou várias vezes, atingindo os dois alunos.  

Karoline Verri Alves morreu - dentro do colégio - logo após a invasão do estabelecimento de ensino público. O seu namorado, Luan Augusto, de 16 anos, baleado na cabeça, foi socorrido e internado em estado gravíssimo no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Ele faleceu na madrugada desta terça-feira (20).

“Solicitei um minuto de silêncio a todos os parlamentares e ao público presente na sessão desta terça-feira (20), em respeito às duas vítimas mortas no ataque na escola em Cambé”, disse Macedo.

 

Vereadores votam em segundo turno pauta de trabalhos Legislativos

por Dirceu Portugal publicado 19/06/2023 17h21, última modificação 19/06/2023 17h21

Na próxima terça-feira, (20), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem novamente em plenário para debater e aprovar em segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares, aprovados em primeiro turno, na manhã da última segunda-feira (19).

A sessão terá início às 09 horas e será transmitida pelo Youtube. Para ter acesso ao debate basta dar click no link https://www.youtube.com/watch?v=7bfLqwIJleM.

Pelo roteiro, serão apreciadas 11 indicações e votados em segundo turno - em regime de urgência - três projetos de Leis de autoria do Poder Executivo, um deles autoriza o Executivo a efetuar crédito adicional especial no valor de R$ 643.529,67, no orçamento financeiro de 2023 e tem por objetivo a construção de moradias aos Índios Guaranis.

Na sessão ainda serão votados outros sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do vereador e Líder de governo na Casa de Leis, Escrivão Parma, três do Poder Executivo e um de Resolução com a assinatura de todos os parlamentares, que institui o Prêmio Jovem Empreendedor, de autoria do vereador Escrivão Parma.

 

‘Pepita’ sugere substituição de peças danificadas de parque infantil no Santa Nilce I

por Dirceu Portugal publicado 19/06/2023 16h54, última modificação 19/06/2023 16h54

O vereador Jadir Soares (Pepita) protocolou uma Indicação, aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira (19), sugerindo ao Poder Executivo, a substituição de peças dos brinquedos danificados do parque infantil e no campo de futebol, o conserto e a pintura dos alambrados, na Praça Alice Alves de Macena, localizada na Rua Engenheiro Mercer, entre as Avenidas Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter, no Jardim Santa Nilce I.

Segundo o parlamentar, a Indicação tem por objetivo sugerir melhorias no parque infantil - implantando na Praça Alice Alves de Macena - e no campo de futebol anexo a Praça. “Os dois ambientes de lazer – instalados há alguns anos – necessitam de manutenções para oferecer aos moradores da região mais lazer, segurança e consequentemente, qualidade de vida”, comentou.  

Trabalhos Legislativos entram em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 16/06/2023 20h25, última modificação 16/06/2023 20h25

Na próxima segunda-feira, (19), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário para debater e aprovar em primeiro turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (09), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira (19), os moradores podem acompanhar o debate, dando um click no link https://www.youtube.com/watch?v=4gD9K4TUBlQ. Para ter acesso ao debate na terça-feira (20), basta dar click no link https://www.youtube.com/watch?v=7bfLqwIJleM

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara de Campo Mourão, serão apresentadas aos parlamentares, 20 indicações sendo duas Legislativas, 12 requerimentos, dois projetos de Leis, sendo um de autoria do vereador, Jadir Soares (Pepita), um da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO) e um projeto de Resolução de autoria da Mesa Executiva do Legislativo.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares, prestações de contas de entidades assistenciais, ofício do Ministério da Saúde – informando a liberação de recursos e ofícios dos governos municipal, estadual e federal em respostas aos requerimentos dos parlamentares de Campo Mourão.

Em primeiro turno de discussão e votação - em regime de urgência – serão votados três projetos de Leis de autoria do Poder Executivo, um deles autoriza o Executivo a efetuar crédito adicional especial no valor de R$ 643.529,67, no orçamento financeiro de 2023 e tem por objetivo a construção de moradias aos Índios Guaranis.

Na sessão ainda serão votados outros sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do vereador e Líder de governo na Casa de Leis, Escrivão Parma, um de autoria do parlamentar Márcio Berbet, dois do Poder Executivo e um de Resolução com a assinatura de todos os parlamentares, que institui o Prêmio Jovem Empreendedor, de autoria do vereador Escrivão Parma.

Casa de Leis vai aquecer comércio no final de junho

por Dirceu Portugal publicado 16/06/2023 11h33, última modificação 16/06/2023 11h33

Ao todo serão injetados cerca de R$ 245 mil no comércio de Campo Mourão com a antecipação da primeira parcela do 13º, autorizada pelo presidente da Câmara, Edilson Martins e pelos membros da Mesa Diretora - composta pelos parlamentares Miltinho Cidade Nova (1º vice-presidente), Subtentente Macedo (2° vice-presidente), Bina (1º secretário) e Naiany Salvadori (2º secretário).

A primeira parcela será paga no próximo dia 30 de junho e a segunda até o dia 20 de dezembro. Com a antecipação - que irá beneficiar 62 servidores da Casa de Leis - serão injetados no comércio cerca de R$ 245 mil. “Esse dinheiro vai ajudar os servidores e fomentar o comércio da nossa cidade”, destacou Martins.    

No ano passado, foram injetados R$ 195 mil com a antecipação da primeira parcela do 13º.        

Márcio Berbet sugere a retirada de carros abandonados de rua de CM

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2023 16h57, última modificação 15/06/2023 16h57

O vereador Márcio Berbet protocolou uma Indicação no Legislativo de Campo Mourão - aprovada na última sessão ordinária - sugerindo ao Poder Executivo, a retirada de veículos abandonados na Rua Roberto Brzezinski esquina com a Avenida Afonso Botelho.

Os veículos - de propriedades desconhecidas - estariam causando transtornos aos moradores.

“A indicação com a sugestão tem o intuito de atender os moradores da região central de Campo Mourão, tendo em vista a existência de veículos abandonados, sem saber quem são os proprietários. A retirada dos veículos é importante para a limpeza e desobstrução da via pública”, disse o parlamentar.

O documento foi encaminhado através de ofício ao Poder Executivo.

Ações do documento