Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 07/10/2024 15h57
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores participam da entrega de parque infantil para escolas

por Dirceu Portugal publicado 25/08/2022 15h00, última modificação 25/08/2022 15h00

Os vereadores Bina e Miltinho Cidade Nova participaram nesta quinta-feira (25), da entrega de um parque infantil para diversão das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgilio de Pauli, no Conjunto Fortunato Perdoncini. O modelo entregue será instalado em outras 44 unidades de ensino da rede municipal.

O investimento do município de R$ 1,3 milhão irá beneficiar cerca de cinco mil crianças. “Visitei várias escolas e algumas não possuíam, ou o espaço de diversão das crianças estava com problemas. Agora todos os estabelecimentos de ensino infantil terão parques novos. Mais uma conquista para ajudar no desenvolvimento das crianças”, comentaram os vereadores Bina e Miltinho Cidade Nova.  

De acordo com a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, a ideia dos novos parques surgiu após uma sugestão de um pai de aluna. “O psicólogo Rafael Silvrestrin, reivindicou, fez um documento atestando a importância do equipamento às crianças e a partir disso, decidimos adotar para todas as unidades”, lembrou a secretária.

Julho sem plástico é sancionada pelo Executivo de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 15h39, última modificação 24/08/2022 15h39

A prefeitura de Campo Mourão publicou no início desta semana no órgão oficial eletrônico, na edição extraordinária, a sanção da Lei 4335, de agosto de 2022, instituindo o mês “Julho sem Plástico”.

A Lei - de autoria do vereador Paulo Pilatte - sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli, começa a valer a partir da sua publicação no diário oficial.

De acordo com o autor da Lei, o objetivo é orientar e conscientizar os cerca de 100 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico e do descarte correto. “Pretende-se com a Lei informar a sociedade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais e reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”, disse Pilatte.

Ele comentou ainda que a ideia de propor julho sem plástico surgiu com a leitura de um texto sobre uma pesquisa de uma instituição australiana. “A instituição "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”.

A pesquisa, de acordo com Pilatte, mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% de todo o lixo produzido”.

Ele lembrou ainda, que os dados alarmantes incentivaram escrever o projeto. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, disse.

 

Câmara participa da assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de atletismo no Brzezinski

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 14h43, última modificação 24/08/2022 14h43

Os vereadores Bina e Miltinho Cidade Nova participaram da assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de atletismo no complexo esportivo Roberto Brzezinski.

A empresa Recoma Construções - vencedora da licitação de R$ 2,3 milhões, recurso de convênio do governo do estado, através da Paraná Esportes - terá 120 dias para a conclusão da obra.

Para o vereador Bina, a assinatura da ordem de serviço é uma conquista esportiva. “Representa a conquista de um sonho e é a satisfação de poder contribuir com o projeto e com o cidadão, que leva os ensinamentos, a disciplina e o esporte para a vida toda. O atletismo é mais que um esporte, pois trabalhamos a formação da criança e de cada cidadão que passa pelo projeto. Poder contribuir com essa formação é uma conquista gigante”, comemorou Bina.

O prefeito Tauillo Tezelli lembrou que a nova pista é um sonho de 30 anos. “Com certeza vamos consolidar nossa condição de destaque no atletismo, com uma estrutura muito melhor para os treinamentos dos atletas e até para ser sede de competições. Se com a pista que temos nossos atletas alcançam tantos pódios, merecem e necessitam de uma pista de alto padrão como essa que será construída", disse.

O vereador Miltinho Cidade Nova lembrou as articulações em Curitiba para conquistar a pista de atletismo. “Junto com os vereadores Bina, Tio Leco e com o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participamos de reuniões para que fosse viabilizada a pista. É um investimento pensando nos atletas que estão conquistando medalhas dentro e fora do país, levando o nome de Campo Mourão ao pódio. Essa pista além de dar melhores condições, irá atrair ainda mais atletas, mais patrocinadores e consequentemente mais investimentos para a nossa cidade”, comentou.

Em maio do ano passado técnicos da Paraná Esporte, visitaram o Complexo Esportivo. O diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, salientou, na época, a importância da obra. “Campo Mourão é uma referência nacional no atletismo. A cidade merece um complexo moderno”, lembrou.

 

Vereador pede a instalação de distrito policial no Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 10h55, última modificação 24/08/2022 16h22

Por conta do crescimento populacional do Bairro Lar Paraná, em Campo Mourão, o vereador Escrivão Parma protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, documento aprovado por unanimidade na última sessão ordinária do Legislativo, solicitando ao secretário estadual de segurança pública e ao delegado geral da polícia civil do Paraná, a instalação de um distrito policial no bairro. O requerimento foi assinado por todos os vereadores. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do senso de 2000, o bairro contava na época com 4.119 moradores. Na última contagem populacional em 2010, o bairro passou a contar com 4.625 moradores, um aumento de 12,26%.

“O pedido se justifica devido ao aumento da população em nossa cidade e no bairro. Isso elevou também os números da violência e da criminalidade. A instalação do distrito policial nas proximidades dos bairros adjacentes ao Lar Paraná poderá inibir a atuação dos marginais”, justificou Parma.

O documento foi encaminhado pela Câmara de Campo Mourão à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

Câmara de CM empossa três vereadores mirins na sexta-feira (26)

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 08h35, última modificação 24/08/2022 08h42

Na próxima sexta-feira (26), às 10 horas, a Câmara de Campo Mourão empossa três vereadores mirins, eleitos através do programa Parlamento Jovem, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A posse dos eleitos será transmitida pelo Youtube e para acompanhar basta acessar o link https://youtu.be/XfQ7_aLBSxM.

Os estudantes Pedro Henrique Gouveia de Medeiro Silva, Mariana Cristina Bonfim e Maria Vitória Bretas, do Colégio Estadual Unidade Polo, foram eleitos vereadores mirins no início de julho e diplomados pelo (TRE), em uma cerimonia virtual. Os estudantes Luan Fabrycio Messias e Ewelyn Cristina Martins são suplentes.

De acordo com o vereador mirim, Pedro Henrique Gouveia Medeiros da Silva, de 15 anos, estudante do 9° ano, que conquistou 415 votos de alunos dos períodos da manhã e da tarde, a eleição foi uma experiência tranquila. “O dia da eleição foi muito bom, sai pedindo votos em todas as salas e não imaginava que teria essa votação. Vou analisar os problemas da escola e tentar resolver com a direção”, disse Silva. Além de Silva, também foram eleitos outros dois vereadores mirins, a estudante Mariana Cristina Bonfim da Silva e Maria Vitória Bretas. “Tiveram mais alunos eleitos, mas eles desistiram”, comentou Silva.

A cerimônia de posse dos vereadores mirins acontece no plenário da Câmara, nos mesmos moldes da posse dos parlamentares que compõem a atual legislatura.

Após a leitura nominal dos vereadores mirins diplomados, eles fazem o juramento e em seguida, o mais votado, faz o pronunciamento em nome dos demais parlamentares.

Vereadores de CM entregam moção para fundador do projeto Judô Reação

por Dirceu Portugal publicado 23/08/2022 15h10, última modificação 23/08/2022 15h10

A Câmara de Campo Mourão entregou na manhã desta terça-feira (23), uma moção de congratulações ao professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki. A honraria, aprovada por unanimidade dos vereadores, foi entregue no plenário do Legislativo ao homenageado, na presença de diversos amigos, alunos e familiares.

“Devemos valorizar as pessoas que fazem jus as homenagens. Essa honraria é uma singela homenagem pelo que você fez, faz e por tudo que continua fazendo em Campo Mourão”, comentou o autor da moção, vereador Marcio Berbet. “Através do esporte você tira as crianças das ruas, do contato com as drogas, com as bebidas, e encaminha para ter contato com o esporte e com a disciplina. É um trabalho social e disciplinar”, lembrou Berbet.

O homenageado agradeceu a honraria. “Todo esse trabalho é por amor ao esporte e também, uma retribuição por tudo o que o judô fez por mim, retribuição aos professores, aos colegas, aos amigos e aos familiares”, disse Tanahaki.

O projeto Judô Reação fundado em 2013, está transformando vidas nos últimos anos, proporcionando as crianças, jovens e adultos a sabedoria, respeito e humildade que a arte marcial ensina. “Esse projeto não é meu, é do Judô de Campo Mourão”, lembrou Tanahaki.

O projeto Judô Reação atende atualmente cerca de 350 atletas de 10 a 18 anos em cinco locais de treinamentos; Centro da Juventude, Colégio Estadual Ivone Castanharo e Escola Municipal Monteiro Lobato, Integrado Campus e na Associação Mourãense de Judô.

 

Vereadores de CM entregam honraria a Nelsinho Cabeleireiro

por Dirceu Portugal publicado 22/08/2022 16h13, última modificação 22/08/2022 16h13

Com o plenário da Câmara de Campo Mourão lotado de amigos e familiares do cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, os vereadores do Legislativo entregaram na manhã desta segunda-feira (22), a moção de congratulações ao homenageado Nelsinho Cabeleireiro.  

A honraria de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá, foi entregue pelo coautor da proposta, vereador Edilson Martins. “Agradeço aos amigos, familiares e colegas de profissão do Nelsinho, ao amigo Tucano, que na época assinou a proposição para este profissional, dono de um carisma enorme, cheio de determinação e dedicação pela carreira brilhante. São 54 anos de muitas histórias”, disse Martins.

A singela homenagem, segundo os autores na época, representa um agradecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade. “Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, comentaram eles.

Ao receber a homenagem, Nelsinho agradeceu o reconhecimento dos vereadores. “Estou emocionado, pois hoje é meu dia de agradecer aos amigos e familiares que mais uma vez estão me fazendo feliz. É uma honra essa homenagem, sou grato a todos”, lembrou Nelsinho.    

Vereadores de CM votam pauta de trabalhos e entregam moções na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 19/08/2022 14h15, última modificação 19/08/2022 14h33

Na próxima segunda e terça-feira, 22 e 23 respectivamente, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.  

A mesma ação acontece na terça-feira (23), com votação em segundo turno. Duas moções de congratulações serão entregues, uma na segunda e outra na terça. O primeiro homenageado será o cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro. O segundo será o professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki.

As sessões ordinárias terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores podem acompanhar todo o debate através do link https://youtu.be/Ve9Fauv7Hjs. Para assistir a sessão na terça-feira, basta acessar o link https://youtu.be/EZzuLWdQWjk.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, será apresentado aos parlamentares, no início da sessão – três projetos de Resolução e um de Lei - oito requerimentos, 46 indicações sendo uma Legislativa, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão da segunda-feira (22), após o uso do espaço da Palavra Livre pelos vereadores, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), coloca em votação três projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo.

Após a aprovação das matérias, os vereadores entregam uma moção de congratulações ao cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro. O profissional dedicou 54 anos de sua vida pela vocação, ofício e estilo de vida. A moção - de autoria do ex-vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá - foi feita em parceria com o parlamentar Edilson Martins e com a assinatura dos demais vereadores.

Na terça-feira (23), além da votação e aprovação da pauta de trabalhos, ao final da sessão, os parlamentares entregam a moção de congratulações ao professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki.

De acordo com o autor da honraria, vereador Marcio Berbet, a homenagem é um reconhecimento do Legislativo ao trabalho de Tanahaki realizado em prol da comunidade de Campo Mourão.

Câmara entrega homenagem a Nelsinho Cabeleireiro

por Dirceu Portugal publicado 17/08/2022 11h19, última modificação 17/08/2022 11h19

Na próxima segunda-feira (22), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam uma moção de congratulações ao cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro. O profissional dedicou 54 anos de sua vida pela vocação, ofício e estilo de vida. A homenagem será entregue após a conclusão dos debates e votações da pauta de trabalho dos parlamentares.

A moção de autoria do ex-vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) - falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá - foi feita em parceria com o parlamentar Edilson Martins e com a assinatura dos demais vereadores.

A honraria, segundo os autores, representa uma homenagem ao pioneiro, na atividade, que prestou relevantes serviços à comunidade. “O Cabeleireiro Nelsinho é um exemplo do bom profissional pela competência e dedicação. Um artista e um inventor na arte de manusear suas tesouras. Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, comentaram os vereadores na época da elaboração da moção.

Conforme eles, Nelsinho montou seu primeiro Salão na Avenida Manoel Mendes de Camargo, em Campo Mourão. “Ele trabalhou mais de 54 anos dedicados à beleza de homens e mulheres. Também foi um mestre na arte de ensinar o seu ofício a muitos cidadãos e cidadãs de Campo Mourão. É uma singela homenagem ao professor na arte da tesoura”.

 

Vereador pede instalação de instituição financeira e unidade do Corpo de Bombeiros no Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 15/08/2022 16h15, última modificação 15/08/2022 16h22

O vereador Marcio Berbet protocolou dois requerimentos na Câmara de Campo Mourão, aprovados - por unanimidade - na última sessão ordinária, um solicitando a instalação de um Posto de Atendimento Eletrônico (PAE) da Caixa Econômica Federal, e o outro, a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, no bairro Lar Paraná. Os documentos foram encaminhados à Superintendência da Caixa Econômica e à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

No caso instalação da unidade bancária, Berbet lembrou que a instituição financeira disponibiliza condições de acessibilidade para proporcionar comodidade e respeito aos clientes e usuários.

“O bairro Jardim Lar Paraná possui certa de 30 mil habitantes e não conta com unidades de instituições financeiras. Os clientes e usuários dos bancos são obrigados a fazer deslocamentos superiores há cinco quilômetros para ter acesso às agências. Seria de extrema importância à instalação de um Posto de Atendimento Eletrônico para facilitar o acesso do cidadão à instituição bancária”, comentou Berbet.

No caso da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, o parlamentar lembrou que o pedido foi dos próprios moradores. “Em ocorrência como incêndio, acidente, entre outros, o bairro não possui amparo suficiente. Os moradores reclamam da longa espera nos atendimentos quando a unidade do 5° Grupo de Bombeiros está em outra ocorrência. Seria de extrema importância à instalação de um posto dos Bombeiros, no Lar Paraná”, disse.

Câmara de CM aprova julho sem plástico

por Dirceu Portugal publicado 11/08/2022 09h26, última modificação 11/08/2022 09h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, no início deste mês, o projeto de Lei 61/2022 de autoria do vereador, Paulo Pilatte, instituindo julho o mês sem plástico. O documento segue para o prefeito Tauillo Tezelli sancionar ou vetar.   

O objetivo da proposta é orientar e conscientizar os cerca de 100 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico e do descarte correto. “O projeto pretende informar a sociedade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais e reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”, comentou Pilatte.

Ele comentou ainda que a ideia de propor julho sem plástico surgiu com a leitura de um texto sobre uma pesquisa de uma instituição australiana. “A instituição "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”.

Conforme ele, a pesquisa mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% de todo o lixo produzido”.

Pilatte lembrou ainda, que os dados alarmantes incentivaram a escrever o projeto. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, disse.

 

 

Projeto de Lei aprovado reserva 2% de casas populares para mulheres vítimas de violência

por Dirceu Portugal publicado 10/08/2022 16h10, última modificação 10/08/2022 16h45

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, na última terça-feira (09), em segundo turno de votação, o projeto de Lei 62/202022 que reserva 2% das casas populares para mulheres vítimas de violência doméstica.

As casas devem ser construídas pelo município com recursos próprios ou através de convênios com a União, Estado ou com a iniciativa privada. Aprovado por unanimidade dos parlamentares, o projeto de Lei foi elaborado pelo Poder Executivo, a partir de uma Indicação Legislativa do vereador, Escrivão Parma.

Pela Lei aprovada, configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Ainda segundo o projeto, para comprovar a violência, a mulher deve apresentar expedientes e procedimentos constantes da ação penal, transitada em julgado ou não, cópia do inquérito policial - elaborado nas delegacias especializadas na defesa e proteção das mulheres - da denúncia que concedeu a medida protetiva de urgência, certidão ou laudo social de acompanhamento psicológico, emitido por entidades públicas assistenciais ou organizações não governamentais.

O direito ao beneficio será concedido à mulher que comprovar residência há mais de dois anos em Campo Mourão, e estar inserida no artigo primeiro da Lei, que atesta as mulheres vítimas de violência doméstica. “Elas devem se cadastrar na prefeitura de Campo Mourão para estar aptas a concorrer a uma vaga de uma das casas. Os órgãos envolvidos no cadastro farão acompanhamento do benefício, do sigilo sobre os dados pessoais e das documentações da beneficiada e seus dependentes”, diz o projeto de Lei.

Para o autor da Indicação Legislativa – que se transformou em projeto de Lei – Escrivão Parma, a violência contra a mulher é um problema complexo que se tornou um fenômeno social devastador que afeta a saúde e a cidadania de mulheres em todo mundo. “Isso demanda a elaboração e efetivação de políticas sociais públicas e privadas de enfrentamento. São crescentes os casos em que mulheres são vitimadas por seus parceiros, companheiros e/ou familiares, e com a pandemia da COVID-19 se agravou ainda mais a violência contra a mulher. Assim, após sofrerem violência, as vítimas ficam desamparadas, sem ter pra onde ir, totalmente desprotegidas”, disse.

O presidente da Casa de Leis, Jadir Soares (Pepita), lembrou os benefícios da aprovação do projeto pelo Legislativo. “Foi um projeto bem elaborado - através de uma Indicação Legislativa do vereador Escrivão Parma - acatada pelo prefeito Tauillo Tezelli. Espero que o projeto beneficie as mulheres vítimas de violência”, lembrou. “A fiscalização terá de ser extremamente rigorosa para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem o projeto para adquirir a casa e logo depois retornem ao convívio com o suposto ‘agressor’”, comentou Pepita.

Câmara de CM homenageia subtenente da PM com moção de congratulações

por Dirceu Portugal publicado 09/08/2022 16h20, última modificação 09/08/2022 16h40

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram uma moção de congratulações ao subtenente da Policia Militar, José Rubens Soares, pelos 35 anos de corporação e relevantes serviços prestados à comunidade Mourãoense.

A moção de autoria do vereador, Subtenente Macedo, aprovada em plenário pelos 13 parlamentares foi entregue, após a sessão ordinária na manhã desta terça-feira (09), na presença de familiares, amigos e colegas da corporação.   

“Sub Rubens como é mais conhecido por todos, trabalhou 35 anos devotados à segurança pública de Campo Mourão e região, possuindo vários elogios em sua carreira, servindo de inspiração a vários outros policiais. Este é o ilustre cidadão e policial militar - gente como a gente - e ainda, uma figura importante na segurança publica e um ícone como profissional da Policia Militar em Campo Mourão”, comentou Macedo.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), disse em seu discurso, que a entrega da moção ao homenageado é um orgulho. “Falar do Rubens faz a gente se emocionar, pois a sua história em muito se parece com a minha. Homenagear Rubens, através do Subtenente Macedo e dos demais vereadores, é um orgulho, pois a PM foi muito bem representada nesses 35 anos de excelentes trabalhos prestados por você Rubens. É uma satisfação imensa fazer parte dessa história e poder entregar essa honraria a você, uma pessoa iluminada”.     

Soares dedicou a homenagem aos familiares, amigos de farda e a Macedo. “Agradeço imensamente a honraria concedida pelos amigos, resultado da dedicação em prol da segurança de Campo Mourão. Obrigado aos vereadores, ao Subtenente Macedo e aos familiares que sempre estiveram presentes nas conquistas”, agradeceu Soares.

Vereadores debatem em segundo turno pauta de trabalho Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 09/08/2022 08h41, última modificação 09/08/2022 08h41

Nesta terça-feira (09), os vereadores se encontram novamente em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. A sessão terá início às 09 horas e será transmitida pelo Youtube.

Os moradores interessados no debate podem acompanhar a sessão acessando o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.

Prefeito sanciona Lei proibindo comércio de cobre e alumínio sem origem

por Dirceu Portugal publicado 08/08/2022 17h43, última modificação 08/08/2022 17h43

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli sancionou na última sexta-feira (05), a Lei de autoria do vereador, Escrivão Parma, que proíbe a comercialização do cobre, alumínio e similares sem origem comprovada.

O projeto de Lei, apresentado no Legislativo no final do mês de maio, recebeu parecer favorável nas Comissões Permanentes da Câmara e foi aprovado em plenário no mês de julho.

De acordo com o autor da Lei, está proibida a comercialização de cobre, alumínio e similares em formato de fios ou cabos, sem origem comprovada. “Considera-se praticante do comércio de cobre, alumínio e similares, toda e qualquer pessoa física ou jurídica que adquira, comercialize, exponha à venda, mantenha em estoque, use como matéria prima, beneficie, recicle, transporte e compacte material metálico procedente de anterior uso comercial, residencial, industrial ou de concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos, ainda que a título gratuito”, explicou Parma.

Parma lembra ainda, que os estabelecimentos, as pessoas jurídicas ou físicas que praticam o comércio do cobre, alumínio e outros metais similares, devem comprovar a origem. “Aqueles que não apresentarem a comprovação da origem dos produtos ficaram sujeitos à aplicação de multa, cassação do alvará de funcionamento e em caso de reincidência, o material será apreendido e ficará a disposição da prefeitura”.

Ele ressaltou a responsabilidade de quem compra material sem origem. “Vale lembrar que quem recebe ou compra esses materiais furtados podem ser processado por receptação de material furtado”, disse.

Com a Lei sancionada, Parma acredita na redução das ocorrências de furtos de cabo de luz, tampas de bueiros, fios de cobre de cabos de telefonia e energia elétrica, hastes de cobre e alumínio, hidrômetros, abrigos protetores de hidrômetros, grades de ferro para proteção de bocas de lobo, baterias estacionárias de rede de telefonia e inclusive, artes de metais oriundos de cemitérios. “Todos os estabelecimentos terão de apresentar a origem do material, caso contrário, ficaram sujeitos à aplicação de multas e outras penalidades”.

Miltinho Cidade Nova é eleito 1º secretário da Mesa Executiva da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 08/08/2022 14h40, última modificação 08/08/2022 14h40

O vereador Miltinho Cidade Nova foi eleito 1º secretário da Mesa Executiva, na manhã desta segunda-feira (08), durante a sessão ordinária do Legislativo. O parlamentar, único candidato, recebeu 12 dos 13 votos dos vereadores.  

Miltinho Cidade Nova assume o cargo que era ocupado pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

O vereador eleito assumiu o cargo para completar o biênio da Mesa Executiva da Câmara.

 

Câmara escolhe primeiro secretário da Mesa Executiva em sessão ordinária

por Dirceu Portugal publicado 08/08/2022 08h44, última modificação 08/08/2022 08h44

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão escolhem hoje, às 09 horas, durante a 21ª sessão ordinária, um parlamentar para assumir a vaga de primeiro secretário da Mesa Executiva do Legislativo.

O cargo era ocupado, até então, pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, após se envolver em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

Conforme o artigo décimo do Regimento Interno do Legislativo, na hipótese de ocorrer vaga na Mesa Executiva, ela será preenchida, mediante eleição para completar o biênio.

Após a escolha e o anúncio do vereador eleito, os parlamentares debatem em primeiro turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos com a apresentação de dois projetos de Leis – de autoria do Poder Executivo, ofícios da prefeitura, do governo do estado e do governo federal - em respostas aos questionamentos, através de requerimentos, dos parlamentares. Serão votadas e aprovadas também, as contas de entidades assistenciais, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos, 132 Indicações, sendo uma Indicação Legislativa, 11 requerimentos e uma moção.

Dois projetos também serão apresentados em plenário, sendo um de Lei, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita). O outro - um projeto de Resolução – propõe a concessão da Comenda 10 de outubro, à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense. A honraria proposta pelo parlamentar, Paulo Pilatte também contou com as assinaturas dos vereadores; Subtenente Macedo, Jadir Soares (Pepita), Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e Olivino Custódio.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores debatem e votam em primeiro turno, sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e três de autoria dos parlamentares de Campo Mourão.

Na terça-feira (09), novamente os vereadores se encontram em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. As duas sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados no debate devem acessar o link https://youtu.be/XCvp2m1w5ts e na terça, basta se conectar com o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.

 

Câmara de CM realiza eleição na próxima semana no retorno do recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 05/08/2022 15h30, última modificação 05/08/2022 15h40

Na próxima segunda-feira (08), no retorno das atividades legislativas em plenário, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, escolhem, às 09 horas, durante a 21ª sessão ordinária, um parlamentar para assumir a vaga de primeiro secretário da Mesa Executiva do Legislativo.

O cargo era ocupado, até então, pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, após se envolver em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

Conforme o artigo décimo do Regimento Interno do Legislativo, na hipótese de ocorrer vaga na Mesa Executiva, ela será preenchida, mediante eleição para completar o biênio.

Após a escolha e o anúncio do vereador eleito, os parlamentares debatem em primeiro turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos com a apresentação de dois projetos de Leis – de autoria do Poder Executivo -ofícios da prefeitura, do governo do estado e do governo federal - em respostas aos questionamentos, através de requerimentos, dos parlamentares. Serão votadas e aprovadas também, as contas de entidades assistenciais, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos, 132 Indicações, sendo uma Indicação Legislativa, 11 requerimentos e uma moção.

Dois projetos também serão apresentados em plenário, sendo um de Lei, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita). O outro - um projeto de Resolução – propõe a concessão da Comenda 10 de outubro, à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense. A honraria proposta pelo parlamentar, Paulo Pilatte também contou com as assinaturas dos vereadores; Subtenente Macedo, Jadir Soares (Pepita), Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e Olivino Custódio.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores debatem e votam em primeiro turno, sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e três de autoria dos parlamentares de Campo Mourão.

Na terça-feira (09), novamente os vereadores se encontram em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. As duas sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados no debate devem acessar o link https://youtu.be/XCvp2m1w5ts e na terça, basta se conectar com o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.

Câmara de CM ficará Lilás no enfrentamento a violência contra a mulher

por Dirceu Portugal publicado 01/08/2022 14h55, última modificação 01/08/2022 15h41

O prédio da Câmara de Campo Mourão ficará iluminado à noite - durante todo mês de agosto - com a cor lilás, em referência ao Agosto Lilás, dedicado à prevenção, conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em agosto do ano passado, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori e o presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), tomaram a iniciativa de instalar um material plástico nas luminárias do prédio do Legislativo para chamar a atenção em defesa da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, a Câmara instalou refletores novos, programados para iluminar com a cor Lilás a frente do prédio.  

“É a nossa luta em defesa das Leis que amparam as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial”, frisou Naiany Hruschka.  

A campanha do Agosto Lilás foi criada em referência a sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto, e que em 2022, completa 16 anos. 

Dados demonstram que mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. Nos primeiros seis meses de 2021, por exemplo, foram 27.881 ocorrências no estado, ou, uma média de 4.646 todos os meses. O aumento é de 1% nos registros, na comparação com o mesmo período do ano anterior.  Em janeiro de 2022, as estatísticas apontaram que os casos de violência contra a mulher subiram 46% na capital paranaense.

A cada hora mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil. Os números são da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Data Folha e mostram a importância de intensificar as ações em defesa da mulher.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Paraná, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça. Em 2022, mais de nove mil delas estão na capital.

 

 

 

 

 

Jardim Copacabana recebe recape asfáltico através de Indicação do vereador Tucano

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2022 17h06, última modificação 29/07/2022 17h06

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), acompanhou na tarde desta sexta-feira (29), no Jardim Copacabana, o trabalho dos funcionários e máquinas da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento de Campo Mourão (CODUSA), no recape asfáltico no bairro Jardim Copacabana.

A indicação, aprovada em plenário, à prefeitura foi feita recentemente pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), sugerindo obras na Avenida João Xavier Padilha, entre a Rua Edmundo Mercer e a Rua Prefeito Devete de Paula Xavier.

Tucano faleceu início da madrugada da última terça-feira (12), em decorrência de um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

“É mais uma obra, sugerida através de uma Indicação do nosso querido amigo Tucano, que está sendo realizada para beneficiar os moradores do Jardim Copacabana”, comentou Pepita.

  

   

Bina é eleito novo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo de CM

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2022 14h28, última modificação 29/07/2022 14h28

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) se reuniu na tarde da última quinta-feira (28), com os membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), para definir a nova presidência da (CFO). Durante a reunião, os três membros, Bina, Naiany Salvadori e Olivino Custódio, elegeram o parlamentar Bina como o novo presidente da Comissão Permanente.

A presidência da (CFO) ficou vaga, após a morte do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), ocorrida no início da madrugada da última terça-feira (12), em decorrência de um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. O suplente de Tucano nas últimas eleições, Olivino Custódio, assumiu a vaga na Câmara e também como membro da CFO.

As Comissões Permanentes do Legislativo de Campo Mourão tem por objetivo estudar e emitir pareceres sobre as matérias submetidas a seu exame. Os pareceres, aprovados pela maioria de membros de cada Comissão, contêm avaliações e observações de cada comissão sobre o tema em debate. Nos pareceres, os vereadores podem sugerir melhorias nas propostas legislativas e orientar o plenário quando um projeto vai à votação. As Comissões também tem a competência de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários e assessores de órgãos da administração para prestar informações aos integrantes das Comissões.

No caso da Comissão de Finanças e Orçamento, compete ao presidente e seus membros a atuação prioritária de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, abertura de crédito adicional, operações de crédito, dívida pública, anistias e remissões de dívidas, e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do município.

Compete também a CFO, analisar os aspectos econômicos e financeiros dos projetos do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA) e a prestação de contas do Executivo.

 

Mesa Executiva da Câmara de CM designa Olivino Custódio como membro da CFO

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2022 14h24, última modificação 29/07/2022 14h24

Em reunião no final da tarde da última quinta-feira (28), a Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, nomeou o vereador, Olivino Custódio, como membro da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), do Legislativo.

Custódio, que era suplente de Tucano nas últimas eleições, assumiu a vaga na Câmara e também como membro da Comissão por conta da morte do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), ocorrida no início da madrugada da última terça-feira (12), em decorrência de um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

As Comissões Permanentes do Legislativo de Campo Mourão tem por objetivo estudar e emitir pareceres sobre as matérias submetidas a seu exame. Os pareceres, aprovados pela maioria de membros de cada Comissão, contêm avaliações e observações de cada comissão sobre o tema em debate. Nos pareceres, os vereadores podem sugerir melhorias nas propostas legislativas e orientar o plenário quando um projeto vai à votação. As Comissões também tem a competência de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários e assessores de órgãos da administração para prestar informações aos integrantes das Comissões.

No caso da Comissão de Finanças e Orçamento, compete ao presidente e seus membros a atuação prioritária de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, abertura de crédito adicional, operações de crédito, dívida pública, anistias e remissões de dívidas, e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do município.

Compete também a CFO, analisar os aspectos econômicos e financeiros dos projetos do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA) e a prestação de contas do Executivo.

Câmara de CM empossa Olivino Custódio

por Dirceu Portugal publicado 28/07/2022 14h07, última modificação 28/07/2022 14h07

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão empossaram na última segunda-feira (25), durante a sessão extraordinária, o suplente Olivino Custódio, como vereador. Custódio que já foi ex-presidente do Legislativo entre 2019 a 2020, assumiu a vaga deixada pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), vítima fatal de um acidente de moto no início da madrugada do dia 12 desse mês.

A posse contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, familiares de Olivino e membros da comunidade. Após o juramento em plenário, Olivino lamentou assumir a vaga nas atuais circunstâncias, voltou a dizer sentir muito pela perda do colega e lembrou a responsabilidade ao assumir a cadeira, honrando seus votos e os votos de Tucano. Os dois exerceram mandatos juntos na 17ª Legislatura (2017 a 2020). “Era respeitador em todos os sentidos e tratava todo mundo muito bem. Dói a morte do companheiro”, disse emocionado Olivino.

Em seu discurso de posse, ele falou ainda em somar junto aos demais vereadores, priorizando o bem comum da cidade. Custódio tem 69 anos. Cumpriu seu primeiro mandato de vereador na Legislatura de 1983 a 1988. Foi reeleito para o mandato de 1989 a 1992. Na Legislatura seguinte ficou como suplente e acabou assumindo por 16 meses (1993-1995). No período de 1º de março de 1987 a 31 de dezembro de 1988, Olivino presidiu o Legislativo de Campo Mourão, retornando em 2019, 30 anos depois.

Nos anos de 2005/2006 ele foi chefe de máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Em 2006 a 2007, assumiu como diretor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e no período de 2007/2008, como diretor da Secretaria da Ação Social. De 2008 a 2012, Olivino foi diretor da Secretaria de Assuntos de Governo da Prefeitura de Campo Mourão.

Câmara de CM aprova projeto de alterações na carreira e salários de contratados em regime da (CLT)

por Dirceu Portugal publicado 28/07/2022 11h11, última modificação 28/07/2022 11h11

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram em sessão extraordinária, o projeto de Lei 63/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o emprego público na administração direta, contratados em Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Lei que entra em vigor nos próximos dias irá fazer alterações na carreira e nos salários dos servidores públicos, entre elas; o avanço horizontal pelo desempenho do servidor, reajuste salarial, a regulamentação de licenças natalidade, adoção, paternidade e para tratamento de saúde do servidor e familiares, entre outros.

O objetivo do projeto é regularizar uma situação que vem ocorrendo há vários anos, entre elas de servidores de Programas Federais da área da Saúde, como Estratégia da Saúde da Família (ESF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Mourão (CEOCAM) e Combate ao Mosquito da Dengue, realizado pela equipe de vigilância em Saúde.

“Assim que o projeto foi disponibilizado, as Comissões da Câmara trabalharam com ainda mais celeridade para que o presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), marcasse as sessões - mesmo em recesso – para que o projeto fosse votado em plenário”, destacou o vereador, Escrivão Parma.

Para o presidente Comissão de Legislação e Redação, vereador, Edilson Martins, foram feitas diligências por parte da Comissão de Legislação e Redação por conta da cumplicidade do projeto, além da nossa responsabilidade na votação da matéria em plenário. “No período da pandemia da Covid-19, a responsabilidade em cuidar da Saúde foram dos servidores que não mediram esforços. É justo que o Legislativo junto com Executivo propicie o que o servidor almeja”, disse.

O vereador Tio Leco, lembrou a importância dos funcionários da Saúde quando o mundo estava um caos por conta da Pandemia da Covid-19. “Vocês representam os anjos divinos, nas horas mais difíceis, vocês estavam lá, se expondo e nos salvando. Não medimos esforços para estudar e aprovar o projeto”, lembrou.

O presidente da Casa de Leis, vereador Jadir Soares (Pepita), parabenizou as Comissões pelo empenho na avaliação e no estudo do projeto. “Mesmo em recesso, convocamos uma sessão extraordinária e todos os parlamentares não mediram esforços para aprovar esse projeto que irá fazer correções beneficiando os servidores municipais”, comentou Pepita.    

Foto; Ângela Ferreira.

Câmara aprova projeto de Lei de exploração de quiosques e painel de LED em CM

por Dirceu Portugal publicado 27/07/2022 09h20, última modificação 27/07/2022 09h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na manhã da última terça-feira (26), em segundo turno de votação, durante a sessão extraordinária, o projeto de Lei 035/2022, de autoria do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a licitar para fins comerciais, painel de LED e quiosques do calçadão, das praças e do terminal de ônibus.

Ao todo 12 quiosques, sendo sete localizados no calçadão, um no terminal de ônibus, dois na Praça São José, um na Praça Bento Munhoz da Rocha Netto, um na Praça da Amizade, e um painel de LED - instalado na Avenida Capitão Índio Bandeira - no centro da cidade, serão licitados para fins comerciais.  Atualmente os concessionários pagam uma taxa que oscila entre R$ 71 e R$ 923 e de acordo com o projeto de Lei - as permissões vencem no final deste ano e não podem ser renovadas.

“É injusto pagar de R$ 5 a 6 mil de locação em um ponto comercial no centro da cidade - com cerca de 100 metros quadrados – e ter em sua frente uma pessoa usando um espaço público pagando um valor ínfimo. Seria irresponsável da nossa parte, renovar essas concessões sem uma devida correção legal. É através de permissões e concessões de espaços públicos que o Executivo melhora a sua arrecadação”, lembrou Berbet. “Tem caso de quiosque pagando à prefeitura de Campo Mourão um valor baixo e sublocando o espaço por um valor alto, ou seja, o concessionário está obtendo lucro em cima de cada um de nós”, criticou Berbet.

Para o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), todo o processo de licitação para os quiosques e o painel de LED, é necessário por conta da defasagem de valores. “As concessões foram realizadas há décadas passadas, estão vencendo ao final deste ano, não podem ser renovadas e precisam ter os valores reajustados”, comentou Pepita.    

Relator do projeto na Comissão, o vereador Escrivão Parma, defendeu a preferência aos comerciantes já instalados. “Relatamos a favor do projeto com uma sugestão, dentro do possível e da legalidade, se houver legalidade nisso, que é bem discutível, para que se dê preferência aos comerciantes já instalados, mas que eles participem do processo e paguem os valores adequados pelo município”, destacou Parma.

O vereador Toninho Machado também comentou sobre a licitação dos quiosques. “É perfeito que se faça uma nova licitação, pois é um bem público e o prefeito foi eleito para cuidar. Se estão baixos os valores, faz-se uma nova licitação ou concessão para que haja produtividade e o povo tenha seus direitos garantidos”, lembrou o parlamentar.

O parlamentar Paulo Pilatte destacou a importância da justiça social. “Temos de ter um denominador comum que promova a justiça social, dando igualdade de condições a todos, que terão de passar por um processo de licitação”, disse.

Vereadores de Campo Mourão lamentam a morte do parlamentar Tucano

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 17h40, última modificação 29/07/2022 08h54

Carismático sempre sorridente, humilde, atencioso e preocupado com o próximo. Amigo, companheiro, parceiro para todas as horas, brincalhão, responsável e cuidadoso com o bem público e sempre preocupado em ajudar as pessoas mais vulneráveis. Assim foi o estilo e comportamento descrito pelos parlamentares e amigos do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro, carinhosamente conhecido por Tucano. Ele exercia seu segundo mandato na Câmara de Campo Mourão.

No primeiro mandato (2017 a 2020), exerceu por dois anos (2017 a 2018), o cargo de segundo vice-presidente da Mesa Executiva e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO). No segundo mandato (2021 a 2023), exercia o cargo de 1º secretário da Mesa Executiva e presidente da (CFO).

No início da madrugada desta terça-feira (12), Tucano se envolveu em um grave acidente no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. O Samu foi acionado para socorrê-lo, mas quando as equipes chegaram ao local ele já estava sem vida. Tucano deixa a esposa Edna e os filhos Jefferson Estevão Ribeiro, Vitor Antônio Pauloski Ribeiro e Lucas Miguel Pauloski Ribeiro.

O velório acontece a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento será na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

Dono do clichê “É Nóis que Tá”, Tucano conquistava todos a sua volta. “Falar do Tucano para mim está sendo muito difícil, para quem conhecia ele há mais de 24 anos. Era uma pessoa espetacular, humilde, humana, sempre gostava de ajudar todos. Uma pessoa que vai deixar muitas saudades em todos nós. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e dos amigos. Acredito que não cai uma folha sem a permissão de Deus e o Tucano cumpriu sua missa na terra. Que Deus recebe-o de braços abertos”, disse o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).  

O vereador Paulo Pillate lamentou a morte do amigo de parlamento. “Foi uma pessoa de agradável convívio por cerca de um ano e meio. Nesse período pude perceber que ele era muito dedicado a politica. Teve sempre boas ideias com os projetos para que a cidade estivesse sempre adiante. Peço a Deus que o leve para o seu convívio no reino celestial. Descanse em paz meu amigo, estamos todos orando por você, pelos seus filhos, esposa, parentes e amigos. Sempre muito alegre, divertida, uma pessoa que brincava, mesmo nas horas de dificuldade tentava nos levar para cima. Somos gratos pelas suas boas obras e bons atos em favor, principalmente dos menos favorecidos”.

A vereadora e primeira vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Naiany Salvadori, comentou e lamentou a perda do parlamentar. “Conheci o vereador Tucano no exercício deste mandato e percebi que sempre foi muito atuante e disposto a ajudar o próximo. É uma perda enorme para todos”.

O vereador Toninho Machado lembrou a relação de amizade com Tucano.  “Conheci o Tucano em 2014, e quando ele foi eleito pela primeira  vez em 2017-2020, acabei o conhecendo melhor. Mas, agora nesse segundo mandato 2021- 2024,  estávamos trabalhando juntos no Legislativo. O vereador Tucano era uma pessoa de fácil  convivência e fantástica. Vamos sentir muito a sua falta. Que Deus conforte os seus familiares e amigos, amigos dos quais  eu faço parte. Saudades”, disse.

Vizinho de cadeira no plenário da Câmara, o vereador Escrivão Parma descreveu o parlamentar Tucano. “Estava sempre auxiliando as pessoas e tinha um coração bondoso. Ele não tinha eleitores, tinha amigos e se preocupava muito em não decepcioná-los. Com sua partida parte da alegria da Câmara se perdeu. Foi se embora as brincadeiras, o sorriso, a amizade o companheirismo. Meu amigo siga seu caminho que Deus o receba no céu Gostava muito dele”, comentou.

Marcio Berbet lembra a relação de amizade com o vereador. “Conheci o Tucano fora do espaço do Legislativo e sempre foi um excelente companheiro, amigo e parceiro. Conheci melhor após assumir uma cadeira na Câmara e perceber quanto ele trabalhava, principalmente pelo social, no atendimento as pessoas mais necessitadas de Campo Mourão. Nunca mediu esforços para ajudar o próximo, e quando percebia que não iria dar conta, recorria aos amigos vereadores para ajudar a quem lhe pedia uma mão. Perdemos uma pessoa, um amigo, um guerreiro que sempre legislava com consciência e acima de tudo, com o coração”, lamentou.

A vereadora Elvira Schen Lima também lembrou a convivência no período do mandato. “O Tucano sempre teve um coração generoso, ajudando pessoas carentes e colaborando com a nossa Associação PAIS e nossa luta. Que Deus abençoe e cuide de sua família e seus animaizinhos”.

O vereador Subtenente Macedo relembra os tempos de infância. “Conhecia ele na infância e sempre foi essa pessoa de bom coração. Na Câmara quando assumi o mandato, me deu total apoio e conseguimos produzir vários projetos juntos. O último, que instituía o Dia Municipal dos Colecionadores, Caçadores e Atiradores (CAC´S), era um projeto dele, mas passou a súmula para mim e produzimos juntos. Vou continuar o legado dele que sempre foi de ajudar os mais vulneráveis”, prometeu Macedo.  

Miltinho Cidade Nova jogou bola e recorda os bons momentos. “Desde 1989 conhecia ele. Jogávamos bola no Parigot de Souza, era uma pessoa boa que sabia trabalhar, sempre soube legislar e fiscalizar. Era um dos parlamentares que criava seus projetos para ajudar o próximo. Um deles foi o projeto de Lei para adoção de um ponto de ônibus. Que Deus proteja a sua família”.     

Edilson Martins conta que não consegue acreditar na tragédia. “Era uma pessoa que admirávamos muito, com um carisma que sempre conquistava as pessoas. Foi um grande parceiro dos servidores, dos vereadores nos dois mandatos que convivemos no Legislativo e de todos aqueles que os procuravam. Sempre foi parceiro nos projetos que ajudavam o município, em e contrapartida, a população. Foi um dos parlamentares que mais apresentou e teve os projetos sancionados pelo prefeito. Vai fazer muita falta para a família e para nós amigos dele. Não dá para acreditar”.

No cargo de 2º vice-presidente, Ibinéias Teixeira (Bina), dividia com Tucano a responsabilidade das decisões da Mesa Executiva da Câmara. “Conhecia o vereador Tucano há anos, antes mesmo de assumir minha cadeira no Legislativo. Era uma pessoa de bom coração, sempre jogando bola, convivendo e ajudando o esporte. Na Comissão de Finanças e Orçamento sempre estava ajudando com bons projetos, era um parceiro para todas as horas. É uma perda enorme e irreparável. Foi uma partida precoce. Pedi a Deus que conforte ele e toda a sua família”.       

O vereador Tio Leco também lamentou a morte do companheiro de plenário. “É uma perda gigante. Ele era uma pessoa que sempre estava de bem, transmitindo boas energias às pessoas que encontrava. Vai deixar saudades. Deus conforte o coração dos familiares e reserve um espaço de muita luz ao nosso amigo Tucano”.

NOTA DE PESAR

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 11h15, última modificação 12/07/2022 12h23

A Câmara de Campo Mourão lamenta profundamente e se solidariza com familiares e amigos, pela morte prematura do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), aos 44 anos, ocorrida no início da madrugada desta terça-feira (12), em decorrência de um acidente de trânsito. O velório será a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento, na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

Câmara de CM transfere sessão ordinária após vereador morrer em acidente de trânsito

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 10h05, última modificação 12/07/2022 12h22

A presidência da Câmara de Campo Mourão transferiu no início da manhã desta terça-feira (12), a sessão ordinária - que teria início às 9 horas – após tomar conhecimento da morte do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), em um acidente de moto na noite da última segunda-feira (11). O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, lamentou, em suas redes sociais, o falecimento do parlamentar e decretou luto oficial de três dias no município. O expediente no Legislativo foi cancelado.     

Tucano como era conhecido estava no segundo mandato de vereador, fazia parte da Mesa Diretiva do Legislativo, como primeiro secretário e também exercia a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO).  Tucano foi eleito no primeiro mandato em 2016 com 2.094 votos e reeleito em 2020 com 939 votos.

O velório será a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento, na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

 

Trabalhos Legislativos entram na pauta da Câmara de CM hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 08/07/2022 15h40, última modificação 11/07/2022 09h02

Hoje e amanhã (dias 11 e 12 respectivamente), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário para debater e aprovar - em primeiro e segundo turno - de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (12), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar o debate através do link  https://youtu.be/cW6jm3gNadc. Para assistir a sessão na terça-feira, basta dar um click no link https://youtu.be/3K_EbjYa3XM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, serão apresentados aos parlamentares, 26 indicações sendo uma Legislativa, 11 requerimentos, dois projetos de Leis Complementares, seis projetos de Leis e um projeto de Resolução, que concede o título de mérito militar mourãoense, ao capitão Anderson Luiz Feijo. Na sessão também serão apresentados, prestações de contas de entidades assistenciais, ofício do Ministério da Saúde – informando a liberação de recursos e ofícios do governo municipal e estadual em respostas aos requerimentos dos parlamentares de Campo Mourão.     

Radares são instalados no trevo do Barreiro das Frutas após requerimento de vereadores da Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 07/07/2022 15h30, última modificação 07/07/2022 15h39

No início do mês passado, o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), e o parlamentar Paulo Pilatte, solicitaram, através de dois requerimentos de urgência encaminhados pela Câmara Municipal de Campo Mourão ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, na altura do trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no cruzamento com a rodovia BR-272.

Na tarde da última terça-feira (05), os dois órgãos iniciaram a instalação de radares eletrônicos, para controlar a velocidade de veículos que trafegam nos dois sentidos da BR-158, no trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no cruzamento com a BR-272. O limite de velocidade no local passa a ser de 60 Km/h. A expectativa é que os radares já comecem a funcionar nos próximos 20 dias. Parte dos equipamentos já foi instalada, como os “pardais eletrônicos” e toda sinalização.

O presidente do Legislativo visitou o local e acredita que a instalação dos radares vai ajudar a evitar acidentes. “Com equipamentos instalados, naturalmente os motoristas irão diminuir a velocidade. O local tem pista rápida e muitas pessoas que moram em propriedades rurais no Barreiro das Frutas vêm à cidade e correm riscos atravessando a pista”, disse Pepita.

Ele lembrou ainda que prefeitura já está licitando uma empresa para fazer instalação de iluminação em led no local, o que aumentará a visibilidade dos motoristas, gerando mais segurança no trecho. “São medidas que visam preservar vidas”, comentou.

Para o vereador Paulo Pilatte, os equipamentos instalados na rodovia irão salvar vidas. “Vai proporcionar mais segurança aos moradores que precisam cruzar a rodovia e evitar acidentes graves, salvando vidas”, lembrou.

No início de junho, no local onde está sendo instalados os equipamentos de controle de velocidade, um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

 

Ações do documento