Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara de CM aprova projeto anulando doação de terreno

por Dirceu Portugal publicado 28/06/2022 15h00, última modificação 28/06/2022 15h00

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (28), durante a sessão ordinária, o projeto de Lei 21/2022, de autoria do Poder Executivo que torna sem efeito a Lei 531 de dezembro de 1986. Essa Lei autorizava o Executivo a doar um imóvel à Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão (ADESCAM).

Na época, o município fez a doação do terreno à Associação para abrigar a sede e para ser utilizada para as atividades recreativas dos professores e demais servidores filiados à Associação, sob pena de reversão do imóvel, em caso de desvio de finalidade. “Por meio do Protocolo Administrativo 26.83212018, foi constatado que a Associação beneficiada pela doação entregou as dependências do imóvel ao uso de um empresário que promoveu por vários anos bailes clandestinos, que somente se encerrou tais atividades após notificação encaminhada pelo município”, diz a justificativa do projeto que anula a Lei de doação do imóvel.

Ainda de acordo com a prefeitura, mesmo com a situação constatada, foram dadas oportunidades para que a Associação retomasse a utilização do imóvel apresentando a reestruturação do local. “Não bastasse tal situação, mesmo após o Poder Executivo oportunizar a Associação à retomada da utilização do imóvel, bem como, exigir da mesma um plano de reestruturação de suas atividades, nenhum ato foi levado a efeito para essa finalidade, sendo que, novamente a Associação cedeu o imóvel para terceiros, dessa vez, para a UNESPAR para que essa última utilizasse o imóvel como depósito de veículos inservíveis. Considerando o indiscutível desvio de finalidade da doação, considerando ainda a necessidade do município na demanda por imóveis para ocupação por suas secretarias ou mesmo com o fim de fomentar atividades industriais e o desenvolvimento econômico por meio da Lei do PróCampo, é necessário a revogação da Lei 531, de 2 de novembro de 1986”.

Para a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, o imóvel foi doado na época para uma determinada finalidade. “A Associação não cumpriu com a finalidade que era de proporcionar laser às famílias dos docentes do ensino superior. Somos nós que Legislamos e temos de cumprir a Lei”, destacou Salvadori.

Relator da Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara, o vereador Escrivão Parma, visitou o local, antes de dar o parecer no projeto que torna sem efeito a Lei 531 de dezembro de 1986. “Constatei que o imóvel não está cumprindo a finalidade da doação e tem de ser revertido ao município para que seja doado para empresas que geram economia e postos de trabalho, em Campo Mourão”, defendeu Parma.

O vereador Paulo Pilatte defendeu a proteção do patrimônio público. “Não está sendo bem utilizado, tem de devolver ao município para que seja doado a quem produz, desta forma estaremos cuidando do patrimônio público”.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), disse estar realizando um levantamento das empresas que não cumpriram com as normas exigidas pela concessão dos terrenos no Parque Industrial. “Junto com a vereadora Naiany visitamos, fotografamos lotes e constatamos que tem pessoas beneficiadas com a doação de terrenos que há mais de 10 anos não fizeram nada, apenas uma casa de madeira, que está alugada. Vamos buscar os motivos da não fiscalização por parte do município. As empresas que receberam terrenos através de concessão e nada fizeram, esses imóveis tem de ser revertidos ao município. A Lei tem de ser igual para todos”, lembrou.

Ele assegurou que a Lei de concessão de terrenos, será alterada. “Já conversamos com setores da prefeitura e faremos várias alterações no projeto. Da forma como está, não poderá continuar”, destacou Pepita.   

Vereadores se reúnem em plenário na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 24/06/2022 08h50, última modificação 24/06/2022 08h50

Nos dias 27 e 28, (segunda e terça-feira respectivamente), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares. 

Pelo roteiro, no início da sessão será apresentado aos parlamentares, um projeto de Lei – de autoria do Poder Executivo – que dispõe da reserva de 2% de casas populares para mulheres vítimas de violência doméstica. O roteiro conta ainda com 27 indicações, cinco requerimentos, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão e ofícios de órgãos do governo do estado e do município, em respostas aos requerimentos dos vereadores.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores votam em primeiro turno, três projetos de Leis, de autoria do Executivo.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate através do link https://youtu.be/XYOhZByBQIs. Para assistir a sessão na terça-feira, basta clicar no link https://youtu.be/_b5moFq65Wc.

 

 

Câmara de CM homenageia Robervani Pierin do Prado

por Dirceu Portugal publicado 23/06/2022 14h26, última modificação 23/06/2022 14h26

No próximo dia (12) de agosto, os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam com um título de cidadania honorária, o professor, escritor e advogado, Robervani Pierin do Prado. A honraria será entregue em uma sessão solene no plenário da Casa de Leis, às 19 horas.  

O título de cidadania proposto pelo vereador, Ibnéias Teixeira (Bina), com assinatura dos demais parlamentares, foi aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores.

Formado pela Faculdade de Direito (Unipar), doutor pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo, professor dos programas de Pós-Graduação em Direito Penal das Universidades de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e de Pós Graduação da Univel (Cascavel), professor e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário da faculdade Integrado (Campo Mourão), escritor de obras como; Caso Fortuito, Leis Penais Especiais, Crimes Hediondos e Assemelhados, entre outros, Robervani Pierin do Prado formou cerca de 1,6 mil bacharéis em Direito.

Além da dedicação pela Educação, o homenageado também participou da administração pública como procurador geral do município em dois mandatos, 2001 a 2004 e de 2017 a 2019, na gestão do atual prefeito Tauillo Tezelli.

O autor da honraria, vereador, Ibnéias Teixeira (Bina), lembra que o grande legado deixado às novas gerações é um dos motivos para a homenagem a Robervani Pierin do Prado. “Diante das conquistas e reconhecimento da população de Campo Mourão e do legado para novas gerações, não podemos deixar de reconhecer todo o trabalho e a dedicação do homenageado”, comentou Bina.   

Certificado de qualidade de pavimento asfáltico em loteamentos é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/06/2022 16h08, última modificação 21/06/2022 16h08

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária, o projeto de Lei 32/2002, que obriga as construtoras a emitir um certificado de qualidade dos pavimentos asfálticos em loteamentos no município.

A prefeitura elaborou o projeto, após o envio de uma Indicação Legislativa do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano). “O documento tem por objetivo responsabilizar as empresas de loteamento a oferecer qualidade no pavimento asfáltico dos loteamentos, e com isso evitar problemas de deterioração precoce do asfalto, após a entrega dos empreendimentos”, explicou Tucano.

“Os responsáveis pelos novos loteamentos serão obrigados a apresentar o certificado do pavimento asfáltico, atestar boa qualidade e seguir as normas técnicas vigentes. Em alguns casos de novos loteamentos, as ruas estão tomadas por buracos, tornando-se intransitáveis, causando transtornos aos moradores”, contou o vereador.

Ele explicou ainda, que após a aprovação do loteamento, o loteador fica liberado das obrigações. “O problema gera uma série de reclamações contra a administração municipal, e esta sem previsão orçamentária, não consegue atender às solicitações dos moradores. Acredito que a nova obrigação evitará transtorno para o Poder Executivo e para a população”, disse Tucano.

Câmara se reúne para debater suspensão dos serviços da Santa Casa

por Dirceu Portugal publicado 21/06/2022 10h50, última modificação 21/06/2022 11h17

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reuniram em caráter de urgência, na manhã desta terça-feira (21), para discutir e tentar encontrar uma solução para os problemas da Santa Casa. A reunião foi convocada pela Comissão Especial de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Naiany Hruschka Salvadori (presidente), Marcio Berbet (relator), e Paulo Pilatte (membro).

Um dos pontos mais debatidos e criticados pelos parlamentares foi à ausência - por parte da instituição de Saúde – de um ofício direcionado à prefeitura e à Câmara, informando a possível suspensão dos serviços à população. “Faltou gestão na Santa Casa”, criticaram.

Os parlamentares teriam sido comunicados por moradores da decisão do hospital. “Todos foram surpreendidos pelas redes sociais e por moradores informando da suspensão de alguns serviços do hospital, como cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais, e isso não poderia ter ocorrido. Antes de qualquer decisão, a prefeitura e a Câmara deveriam ter sidos oficializados. A Saúde envolve todas as esferas de governo e não apenas o prestador de serviços”, comentaram os vereadores presentes na reunião. “Vamos nos unir e garantir o atendimento à população”, destacaram.

Projeto de Lei propõe julho sem plástico em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 20/06/2022 11h00, última modificação 20/06/2022 11h00

O vereador Paulo Pilatte protocolou na Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei, instituindo o mês de julho sem plástico com o objetivo de conscientizar os cerca de 95,5 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico. O projeto - apresentado aos demais parlamentares na última sessão ordinária do Legislativo - segue para as Comissões Permanentes da Casa de Leis para apreciação.

De acordo com o autor da proposta, a intenção é orientar a sociedade quanto ao uso do plástico e descarte correto. “O projeto pretende informar a coletividade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais, utilizações diversas, bem como a sua reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”.

Na pesquisa durante a elaboração do projeto, o vereador contou que em 2011 no mês de Julho, a instituição Australiana, "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. “O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”, explicou Pilatte.

Conforme ele, a pesquisa mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% (três por cento) de todo esse lixo produzido”.

Pilatte lembrou ainda que devido a esses dados alarmantes, cabe ao Poder Público criar ações e promover medidas com o objetivo de auxiliar neste problema que tem causado danos ao ecossistema e ao meio ambiente. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, comentou.

Mesa Diretiva da Câmara recebe projeto de Lei para contratação de profissionais da Saúde

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2022 16h11, última modificação 15/06/2022 16h11

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores Tucano, Bina, a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori e o líder de governo, Escrivão Parma, receberam na manhã desta quarta-feira (15), do prefeito Tauillo Tezelli e do secretário da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, o projeto de Lei que possibilita o reajuste dos salários dos celetistas e a contratação de novos profissionais para atendimentos na Saúde do município.

Pelo projeto serão contratados profissionais para implementação da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas, para a Estratégia da Saúde da Família, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e de profissionais de vigilância em Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que nos últimos meses levou milhares de pessoas aos postos de Saúde e as enfermarias dos hospitais. A cidade está com alto risco de contaminação pelo mosquito.

Conforme o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o projeto estava sendo aguardado. “Estávamos esperando por esse projeto, agora vamos convocar uma reunião com todos os vereadores integrantes das Comissões Permanentes da Casa de Leis para dar encaminhamento e celeridade, nesse projeto de suma importância para a área da Saúde de Campo Mourão”, disse.

Ele comentou ainda, a necessidade da votação com urgência do projeto. “Sabemos da necessidade da população por mais profissionais engajados para dar um atendimento cada vez melhor na Saúde de nossa cidade. Vamos colocar o projeto com urgência para que seja votado o mais breve possível. Em média, o tempo de tramitação de um projeto oscila entre 30 e 60 dias, mas em virtude da relevância do tema, vamos dar celeridade a essa matéria importantíssima para resolver um dos gargalos da Saúde”, lembrou Pepita.

Para o secretário da Saúde Sérgio Henrique dos Santos, o projeto vai acelerar a Saúde do município. “Elaboramos o plano de reajustes aos celetistas (Funcionário cujos deveres e direitos estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e entregamos à Câmara para apreciação e votação. Em Campo Mourão não existia um plano de cargos e salários aos celetistas, agora estamos criando. O projeto vai beneficiar os funcionários celetistas com o reajuste e com um plano de avanço, mediante avaliação para os próximos anos. É uma importante ferramenta numa estratégia de termos profissionais de atenção primaria. Quem vai colher os frutos desse projeto será a população”, lembrou Santos.     

Na reunião na Câmara, o prefeito comentou a necessidade de contratar mais profissionais para Saúde. “Todos sabem da impossibilidade de contratar e dar aumento de salários aos funcionários. Sempre houve uma diferença entre estatutário e celetista causando dificuldade até mesmo na contratação de médicos para atendimento da população. Após a viabilidade econômica com aval da Fazenda encaminhamos o projeto para a Câmara. Precisamos da celeridade na aprovação do projeto para quem está trabalhando tenha os benefícios e a prefeitura possa contratar os profissionais que nos faltam para atender a população”, argumentou o prefeito.

Segundo ele, com as contratações, serão resolvidos problemas de vários setores da Saúde. “Resolvendo o atendimento na atenção básica, reduz os atendimentos na UPA. A parceria entre prefeitura e Câmara vai beneficiar os moradores de Campo Mourão”.

Vereador questiona demora na disponibilidade de leitos de UTI no SUS

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2022 10h14, última modificação 15/06/2022 10h14

O vereador Edilson Martins protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, solicitando informações dos motivos na demora da disponibilidade de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em hospitais do estado e do município, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento, aprovado em plenário, será encaminhado ao governador Ratinho Junior, ao secretário estadual de Saúde, César Augusto Neves Luiz, ao deputado federal Rubens Bueno, ao deputado estadual, Douglas Fabrício e ao prefeito Tauillo Tezelli.

De acordo com o vereador, autor do requerimento, pedido de informações ocorreu após relatos de pacientes. “A grande dificuldade que os pacientes enfrentam para conseguir uma vaga em UTI, tanto no município, como na região da Comcam, e também outras cidades do estado, levaram a solicitar as informações”.

Edilson Martins lembra ainda que os pacientes correm riscos de morte na espera por uma vaga. “É muito preocupante a situação que vem ocorrendo nos últimos meses e merece atenção por se tratar do risco de morte que muitos pacientes se submetem por conta da demora na disponibilidade de uma vaga em UTI. Gostaria de saber o real motivo dessa demora e se já há algum plano de aumento de leitos em UTI, para que este problema possa ser resolvido ou amenizado”, questionou Martins.

Câmara aprova requerimentos com pedidos de instalação radares na rodovia BR-158

por Dirceu Portugal publicado 13/06/2022 16h38, última modificação 13/06/2022 16h38

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram nesta segunda-feira (13), durante a sessão ordinária, dois requerimentos de urgência que serão encaminhados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Um dos documentos será enviado ao deputado estadual, delegado Jacovós.

Os requerimentos de autoria do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), e do parlamentar Paulo Pilatte, solicitam a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, no trecho que compreende a rotatória no cruzamento da rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, onde residem centenas de moradores e produtores rurais.

“Esperamos as providências dos órgãos responsáveis para evitar mais acidentes graves no local”, destacaram os autores dos requerimentos.

No início da noite da última terça-feira (07), um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão. A colisão aconteceu no trevo de acesso à comunidade do Barreiro das Frutas, no anel viário, na rodovia PR-158.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

 

Vereadores pedem instalação de radares e lombada eletrônica no acesso ao Barreiro das Frutas

por Dirceu Portugal publicado 10/06/2022 09h42, última modificação 10/06/2022 09h42

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e o parlamentar Paulo Pilatte, protocolaram na Casa de Leis, três requerimentos de urgência que serão encaminhados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Um dos requerimentos também será enviado ao deputado estadual, delegado Jacovós.

Os documentos estão na pauta da sessão da próxima segunda-feira (13) e antes de serem encaminhados aos órgãos competentes, serão debatidos e aprovados pelos vereadores em plenário.

Os parlamentares solicitam a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, no trecho que compreende a rotatória no cruzamento da rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, onde residem centenas de moradores e produtores rurais.

No início da noite da última terça-feira (07), um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão. A colisão aconteceu no trevo de acesso à comunidade do Barreiro das Frutas, no anel viário, na rodovia PR-158.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

Sessões ordinárias – Na próxima segunda e terça-feira, dias 13 e 14 respectivamente, os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem no plenário do Legislativo, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos. A mesma ação acontece na terça-feira (14), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados em acompanhar o debate em casa, deve acessar link https://youtu.be/bDheDvJ9T2g. Para assistir a sessão na terça-feira, basta se conectar com o link https://youtu.be/dsAIOLG4NIM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira serão debatidos em plenário, quatro projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, sete ofícios de órgãos municipais e quatro de autarquias e órgãos do governo do estado, em respostas a questionamentos dos vereadores.

No início da sessão também serão aprovadas as prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, apresentados quatro projetos de Leis, sendo dois de autoria da Mesa Executiva do Legislativo, um de autoria do vereador Escrivão Parma e outro do parlamentar Bina e ainda, 57 indicações, uma moção, uma mensagem de veto, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município e 15 requerimentos, sendo três deles em regime de urgência.

 

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 09/06/2022 17h31, última modificação 09/06/2022 17h31

Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão voltam a se reunir no plenário do Legislativo, na próxima segunda-feira (13), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (14), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados em acompanhar o debate em casa, deve acessar link https://youtu.be/bDheDvJ9T2g. Para assistir a sessão na terça-feira, basta se conectar com o link https://youtu.be/dsAIOLG4NIM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira serão debatidos em plenário, quatro projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, sete ofícios de órgãos municipais e quatro de autarquias e órgãos do governo do estado, em respostas a questionamentos dos vereadores.

No início da sessão também serão aprovadas as prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, apresentados quatro projetos de Leis, sendo dois de autoria da Mesa Executiva do Legislativo, um de autoria do vereador Escrivão Parma e outro do parlamentar Bina e ainda, 57 indicações, uma moção, uma mensagem de veto, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município e 15 requerimentos, sendo três deles em regime de urgência.

Em um dos requerimentos, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a instalação de redutores de velocidade, como radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, trecho que compreende a rotatória no cruzamento com a rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas.

Em outro requerimento de urgência, o vereador Paulo Pilatte solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), reforço na sinalização vertical e a instalação de um redutor de velocidade nas proximidades do trevo de acesso à comunidade rural Barreiro das Frutas, na BR-158. O pedido do parlamentar também é direcionado ao deputado estadual delegado Jacovós.

Na última terça-feira (07), um acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos. A colisão aconteceu no trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no anel viário, na rodovia PR-158. Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e ao tentar cruzar a pista, foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida.

Câmara participa da inauguração Parque Pioneiro João Teodoro de Oliveira

por Dirceu Portugal publicado 06/06/2022 09h25, última modificação 06/06/2022 09h25

Os vereadores Edilson Martins, Bina, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Paulo Pilatte, Toninho Machado e o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participaram neste sábado (04), da inauguração do Parque Pioneiro João Teodoro de Oliveira, a antiga Pedreira do (DER), localizada aos fundos do bairro Jardim Santa Cruz.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, viabilizados pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Campo Mourão, o parque conta com 62 mil metros quadrados, dotada de lagoa natural margeando um paredão de pedra fazendo divisa com o Rio Km 119, além de uma grande área de vegetação.

O novo parque conta com passeio público e ciclovia, estacionamento, cercamento do parque em alambrado, pórticos de acesso, academia ao ar livre, área de descanso com banheiros e área de serviço, playground, campo de futebol suíço com grama sintética, pista de caminhada, paisagismo com grama, iluminação, gradil de proteção junto ao mirante de pedra.

“Através do Poder Legislativo nasceu um sonho do finado Edson Battilani que fez uma Indicação Legislativa para a criação desse parque. Agradeço também ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Olivino Custódio, que deu nome ao parque através de um projeto de Lei. O Legislativo está trabalhando muito para o bem comum de todos os moradores de Campo Mourão”, lembrou Pepita.

O prefeito Tauillo Tezelli, comentou sobre área onde foi criado o parque. “Essa era uma área degradada e abandonada, que servia de ponto para marginalização, lixo e entulhos. Graças a essa importante parceria política que temos com nossos deputados, vereadores e especialmente com o empenho do governo do Estado, hoje estamos entregando oficialmente esse parque com toda essa infraestrutura para a comunidade. Esse investimento, além de proporcionar lazer à população, ainda valoriza os imóveis dessa região”, enfatizou Tezelli.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo Everton Souza, comentou da importância do parque para a comunidade de Campo Mourão. “Esse parque é um laboratório para a educação ambiental”.

Os deputados Márcio Nunes e Douglas Fabrício também destacaram sobre a união política para viabilidade do parque.

Câmara participa da premiação da Casa do Empreendedor

por Dirceu Portugal publicado 01/06/2022 11h05, última modificação 01/06/2022 11h09

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou da entrega do prêmio Selo de prata à Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Seidec). O Selo – organizado pelo Sebrae (PR), foi concedido a Casa do Empreendedor pela qualidade no atendimento, com a nota nove.   

A premiação anual do Selo, faz parte de uma metodologia de avaliação com o foco em reconhecer, em nome do Sebrae, o desempenho e a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor. O Selo foi dirigido aos atendentes da Casa, tanto em cargos efetivos como estagiários.

Nos últimos quatro anos, a Casa do Empreendedor tem recebido os Selos prata e ouro, tornando-se referência em qualidade e em números de atendimentos. Só em 2021, foram 16 mil atendimentos presenciais e via whatsapp. Em 2022, no primeiro quadrimestre do ano, foram 11 mil atendimentos, com uma previsão de crescimento em 20% de empreendedores, a ser atendidos até dezembro.

O secretário da Seidec Eduardo Akira Azuma ressaltou que, mesmo durante a pandemia, a Casa do Empreendedor não parou os atendimentos, criando de forma estratégica um chat bot que facilitou os atendimentos aos empreendedores, chegando a ser a Sala de Empreendedor que mais atendeu no Paraná. “A Casa do Empreendedor tem como objetivo, preparar os empreendedores para além da formalização, ter sustentabilidade nos negócios, competitividade e inovação”, disse.

O atendimento presencial fica na Rua São Paulo, 1787 ou pelo WhatsApp 44 98405-0663.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o Selo representa o reconhecimento pelos serviços prestados ao município pela Casa do Empreendedor. “A cidade fomenta e fortalece o empreendedorismo e esse selo é o reconhecimento aos servidores pelo comprometimento para o desenvolvimento empresarial e econômico do município. Acredito que a Casa do Empreendedor é um case de sucesso”, disse.

Executivo apresenta números do 1º quadrimestre de 2022 na Câmara

por Dirceu Portugal publicado 31/05/2022 16h30, última modificação 31/05/2022 16h30

O secretário municipal de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva, apresentou nesta terça-feira (31), na Câmara de Campo Mourão, um relatório de metas fiscais do 1° quadrimestre de 2022.

O documento foi apresentado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Casa de Leis, composta pelos parlamentares Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Marcio Berbet, Escrivão Parma, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova e o presidente do Legislativo também participaram da prestação de contas.

O relatório exposto pelo secretário de Fazenda faz parte da prestação de contas da prefeitura que deve ser apresentado à Comissão de Finanças, da Câmara, a cada quatro meses, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A apresentação dos dados teve por objetivo, demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Orçamentarias para o 1° quadrimestre deste ano”, lembrou Silva.

O relatório apresentado pelo secretário apontou uma receita de 185.535 milhões, um aumento de 20,49% em relação ao mesmo período de 2021, quando as receitas foram de R$ 153.986 milhões. O aumento nas receitas, segundo o secretário, se deve a alta de 16,27% com a arrecadação de impostos.

No 1° quadrimestre de 2021, a arrecadação foi de R$34.406 milhões e neste ano R$ 40.003 milhões. O Imposto Territorial Urbano (IPTU) que no 1° quadrimestre de 2021 teve arrecadação de R$19.404 milhões, neste ano – no mesmo período – teve arrecadação de R$ 22.491 milhões, um aumento de 15.90%.

No relatório também foram apresentadas as despesas que totalizaram R$ 110.390 milhões. O município fechou o quadrimestre com um superávit de R$ 75.144 milhões.

Para os vereadores presentes na prestação de contas, a audiência além de ser obrigatória é uma oportunidade dos membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de questionar a administração para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas e despesas do município. “As audiências demonstram a transparência do Poder Legislativo e do Executivo”.

Comissão Especial da Saúde da Câmara escolhe presidente e membros

por Dirceu Portugal publicado 31/05/2022 14h35, última modificação 02/06/2022 09h19

A Comissão Especial de Saúde da Câmara de Campo Mourão escolheu na manhã desta terça-feira (31), durante uma reunião, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori para presidir os trabalhos, o parlamentar Marcio Berbet para ser o relator, e Paulo Pilatte para ser membro da Comissão Especial.  

Os trabalhos iniciam na segunda-feira (06). “No próximo encontro vamos delimitar as linhas de atuações nas áreas de atendimentos primários e nas especialidades e alta complexidade. Os trabalhos irão depender das respostas dos ofícios, dos levantamentos de dados e dos documentos recebidos pela Comissão”, disse a presidente da Comissão, Naiany Hruschka Salvadori.

A Comissão Especial de Saúde foi criada a partir de um requerimento dos vereadores Marcio Berbet e Naiany Hruschka Salvadori para avaliar a situação da Saúde na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O intuito da Comissão é de ajudar a resolver o problema, mas precisamos saber qual é o problema”, comentaram os vereadores autores do requerimento.

O vereador membro da Comissão, Paulo Pilatte, lembra que para dar resultados, a Comissão precisa de colaborações. “Precisamos de informações técnicas para buscar uma solução aos problemas que vem sendo apresentado e dar um retorno a sociedade, que tanto nos indaga a respeito das filas, da longa espera no atendimento e da demora nas remarcações das consultas, entre outros problemas na Saúde, apresentados pelos moradores de Campo Mourão”.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), comentou sobre a Comissão. “Vamos trabalhar na legalidade e ajudar a nossa cidade”.  

 

Câmara entrega título à ex-lateral do Qatar

por Dirceu Portugal publicado 31/05/2022 10h52, última modificação 31/05/2022 10h52

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram no último sábado (28), no plenário do Legislativo, o título de cidadania benemérita ao ex-lateral direito Ângelo Ricardo Versari com passagem pelo Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar.

O projeto de Resolução de autoria do vereador Escrivão Parma - que concedeu a honraria ao atleta - teve a assinatura dos demais parlamentares e foi aprovado por unanimidade em plenário.

Ângelo Ricardo Versari, ao longo de sua carreira, atuou em 12 clubes brasileiros e um estrangeiro, o Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar. “Diante de todas as conquistas e do seu legado para as futuras gerações, com reflexos para Campo Mourão, não poderíamos deixar de reconhecer o trabalho realizado pelo atleta, pelos clubes por onde atuou, incluindo o ADAP de Campo Mourão”, comentou o autor da homenagem, vereador Escrivão Parma.

 

Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 30/05/2022 15h28, última modificação 30/05/2022 15h28

Por uma hora e meia, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, apresentou aos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão, documentos com dados referentes ao 1º quadrimestre de 2022 sobre a Saúde em Campo Mourão.

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Tio Leco, Marcio Berbet e Paulo Pilattet também participaram da audiência.

Foram apresentados dados do montante e fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.

Segundo o relatório apresentado pelo secretário, o demonstrativo de receitas apontou recursos de R$ 43.196.576,62 milhões vindo do governo federal, estadual, municipal e rendimentos bancários. As despesas foram de R$ 81,6 milhões.

Após a apresentação dos relatórios da Saúde, o secretário abordou um tema indagado pelo vereador Bina, relacionado ao sistema de Telemedicina, onde o médico poderá consultar o paciente de forma online, por um sistema de vídeo chamada. Ou seja, o paciente deixa de ir até a unidade de Saúde para ser atendido online, eliminando as filas. “A telemedicina é um futuro que não tem como segurar. Estamos criando os critérios para atendimentos e o edital para a contratação da empresa está quase pronto”, comentou.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), questionou – após ler uma carta de uma moradora – a respeito da demora no retorno das consultas. “Há casos que o paciente faz todos os exames e quando consegue retorno para consultar, os exames já venceram e tem de fazer todos novamente”, lembrou.

Para tentar resolver pontos graves na Saúde, principalmente da falta de profissionais, novas medidas estão sendo tomadas. “Hoje temos a deficiência de cinco profissionais para atendimentos da população. Abrimos a contratação com salários de R$ 15,5 mil, mas não encontramos profissionais interessados em atender o município. Uma das saídas será encaminhada para a aprovação da Câmara que é o reajuste dos salários dos médicos para R$ 18,2 mil, dessa forma não teremos mais falta dos profissionais”, comentou Sérgio Henrique dos Santos, ao responder um questionamento do vereador Tio Leco, sobre a falta de médicos nas unidades de Saúde.     

Uma das alternativas encontradas para suprir a demanda no atendimento e a falta de profissionais, de acordo com o secretário, foi à contratação por hora. “Uma das inovações é atendimento por hora. Ao invés de contratar atrelados a 20 ou 40 horas, abrimos credenciamentos por hora, ou seja, se o médico quiser trabalhar por uma hora ele vai receber por esta hora atendida. Vamos poder deslocar os médicos com 30 ou 40 horas, para unidades com deficiências desses profissionais”, explicou Santos.  

Câmara de CM entrega amanhã homenagem à ex-lateral do Qatar

por Dirceu Portugal publicado 27/05/2022 17h30, última modificação 27/05/2022 17h36

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam amanhã, sábado 28, às 10 horas, no plenário do Legislativo, o título de cidadania benemérita ao ex-lateral direito Ângelo Ricardo Versari com passagem pelo Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar.

O projeto de Resolução de autoria do vereador Escrivão Parma - que concedeu a honraria ao atleta - teve a assinatura dos demais parlamentares e foi aprovado por unanimidade em plenário.

Ângelo Ricardo Versari, ao longo de sua carreira, atuou em 12 clubes brasileiros e um estrangeiro, o Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar. “Diante de todas as conquistas e do seu legado para as futuras gerações, com reflexos para Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o trabalho realizado pelo atleta, pelos clubes por onde atuou, incluindo o ADAP de Campo Mourão”, comentou o autor da homenagem, vereador Escrivão Parma.

 

Vereador pede informações sobre empresas que estão descumprindo Lei ao transportar entulhos em caminhões caçambas em CM

por Dirceu Portugal publicado 26/05/2022 17h08, última modificação 26/05/2022 17h08

O vereador Marcio Berbet protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento de urgência, aprovado na última sessão ordinária, solicitando à prefeitura informações sobre cumprimento, por parte das empresas transportadoras de resíduos de construção civil e resíduos volumosos, do artigo 94 da Lei 3898/2018. A Lei instituiu o Plano municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O artigo 94 da Lei obriga os transportadores de resíduos de construção civil e resíduos volumosos, a utilizar dispositivos de cobertura de carga em caçambas metálicas estacionárias ou outros equipamentos de coleta, durante o transporte dos resíduos. Obriga também a manter as caçambas metálicas devidamente pintadas, com adesivos refletivos e identificadas.

No requerimento, o parlamentar solicita informações sobre a quantidade de empresas cadastradas com alvará em funcionamento e também, se houve notificações exigindo das empresas a cobertura das caçambas durante o transporte do material nos anos de 2021 e 2022.

“Os caminhões caçambas que carregam resíduos, pedras, terra, lixo e não estão realizando a cobertura da caçamba conforme determina a legislação, espalhando os resíduos pelas ruas da cidade, deixando um rastro por onde trafegam. Esse material derrubado no asfalto pode causar danos irreparáveis às pessoas e veículos que estiverem transitando pelas vias. Para corrigir esta prática que está acontecendo em desrespeito a Lei, visando informar a população e também, organizar futuras ações preventivas, são necessárias informações”, disse Berbet.

Câmara de CM entrega cidadania a professor de artes marciais

por Dirceu Portugal publicado 26/05/2022 14h00, última modificação 26/05/2022 14h00

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na manhã desta quinta-feira (26), durante uma sessão solene, o título de cidadania honorária ao professor de judô, Shigueru Matsumi. Aos 88 anos, o esportista recebeu a honraria e foi aplaudido pelos seus amigos, familiares e alunos, que lotaram o plenário do Legislativo.

A homenagem, segundo o autor, o ex-vereador Sidnei Jardim, com a assinatura dos ex-parlamentares Edson Battilani (In memoriam), Cabo Cruz, Miguel Batista Ribeiro (In memoriam), Edoel Rocha, Olivino Custódio, Professor Cícero e Professora Nelita Piacenlini e dos atuais vereadores, Edilson Martins, Elvira Schen, Tucano e pelo presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Campo Mourão.

Segundo o autor da moção, ao longo dos anos, o professor Shigueru Matsumi ensinou a prática do esporte a inúmeros atletas e a Associação municipal de Judô conquistou diversos títulos, sendo estes individuais e por equipe na região Noroeste e Centro-Oeste Paranaense e destaques no cenário Paranaense e Brasileiro. “Atuou como técnico e Chefe da região, diretor de graduação da Faixa Preta e Conselheiro da Federação Paranaense de Judô. No ano de 1998 aposentou-se com a faixa Vermelha-Branca 6° Dan”.

Projeto de Lei proíbe comércio de cobre e alumínio sem origem

por Dirceu Portugal publicado 25/05/2022 16h09, última modificação 25/05/2022 16h09

O vereador Escrivão Parma apresentou, na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei proibindo o comércio de cobre, alumínio e outros metais similares sem origem comprovada. O projeto - apresentado em plenário para conhecimento dos demais parlamentares - segue para análise e parecer das Comissões Permanentes da Casa de Leis.

Pelo projeto, a proibição será da comercialização de cobre, alumínio e similares em formato de fios ou cabos, sem origem comprovada.

“Considera-se praticante do comércio de cobre, alumínio e similares, toda e qualquer pessoa física ou jurídica que adquira, comercialize, exponha à venda, mantenha em estoque, use como matéria prima, beneficie, recicle, transporte e compacte material metálico procedente de anterior uso comercial, residencial, industrial ou de concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos, ainda que a título gratuito”, explicou Parma.

Segundo ele, os estabelecimentos, as pessoas jurídicas ou físicas que praticam o comércio do cobre, alumínio e outros metais similares, devem comprovar a origem. “Aqueles que não apresentarem a comprovação da origem dos produtos ficaram sujeitos à aplicação de multa, cassação do alvará de funcionamento e em caso de reincidência, o material será apreendido e ficará a disposição da prefeitura”.

Parma ressaltou ainda a responsabilidade de quem compra material sem origem. “Vale ressaltar que quem recebe ou compra esses materiais furtados pode ser processado por receptação de material furtado”.

A produção e a apresentação do projeto, conforme Parma foram para coibir os furtos. “O objetivo é diminuir os furtos, a comercialização, aquisição, estocagem, comercialização, transporte, reciclagem, processamento e o benefício de materiais sem comprovação de origem, vindos de cemitérios, empresas públicas, concessionária ou prestadora de serviços públicos, bem como aqueles utilizados em instalações residenciais, comerciais e industriais”, disse.

O vereador lembra que a cidade tem sido alvo constante de ações de vândalos no furto de diversos objetos. “Eles ainda encontram facilidade em comercializar os produtos, mesmo sem comprovação de origem. Há centenas de denúncias e registros de furtos de cabo de luz, tampas de bueiros, fios de cobre de cabos de telefonia e energia elétrica, hastes de cobre e alumínio, hidrômetros, abrigos protetores de hidrômetros, grades de ferro para proteção de bocas de lobo, baterias estacionárias de rede de telefonia e inclusive, artes de metais oriundos de cemitérios”, contou.  

Saúde e Fazenda prestam contas à CFO da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 25/05/2022 15h30, última modificação 29/07/2022 09h43

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 30 e 31, audiências públicas para prestações de contas da secretaria de Saúde e do Poder Executivo, respectivamente. 

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, sendo no dia 30, apresentação dos dados do 1º quadrimestre de 2022 da secretaria de Saúde e dia 31 da secretaria de Fazenda.

A (CFO) é composta pelos vereadores, Sidney Ronaldo (Tucano), presidente da Comissão e pelos veadores membros, Naiany Hruschka Salvadori e Bina.

Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 1º quadrimestre de 2022.

Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As duas audiências serão realizadas no plenário do Legislativo e podem ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para participar da audiência da Saúde, os moradores devem acessar a plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/57. Da audiência da Fazenda, o acesso será pelo link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/56.  

Projetos de R$ 6 milhões para Educação serão analisados pela (CFO) da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/05/2022 10h48, última modificação 24/05/2022 10h48

Nos próximos dias, os vereadores da Câmara de Campo Mourão irão analisar e dar parecer - na Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo (CFO) -, em dois projetos de Leis autorizando o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial de R$ 6 milhões, no orçamento deste ano, para investimentos em Educação. Os dois projetos são de autoria do Poder Executivo.

O primeiro a ser analisado e receber parecer da (CFO), da Câmara, autoriza a abertura de crédito de R$ 2 milhões com a finalidade de adequar o orçamento, objetivando a instalação de lousas digitais para escolas do ensino fundamental, compras de câmeras de segurança, móveis e equipamentos para as unidades de educação.

O segundo projeto a passar pelo crivo da (CFO), autoriza a prefeitura a abrir crédito adicional suplementar de R$ 4 milhões para contratar empresas que irão realizar reformas em estruturas educacionais.

“Os dois projetos de adequações orçamentarias, importantíssimos para a Educação do presente e do futuro, terão celeridade na Câmara. O propósito de investir na ferramenta da Educação em nosso município é de preparar as futuras gerações para que possam integrar a mercados em vertiginosa transformação. A automatização e as mudanças tecnológicas já estão dificultando o acesso de pessoas pouco qualificadas a conquistar um posto de trabalho. Para transformar o resultado dessa mudança, o caminho é investir em Educação, que irá oferecer melhores oportunidades e com isso proporcionar qualidade de vida às pessoas”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

Após a tramitação pela (CFO), composta pelos vereadores Sidney Ronaldo (Tucano), presidente da Comissão e pelos parlamentares Naiany Hruschka Salvadori e Bina, os dois projetos de Leis seguem para votação em plenário. “Investir em Educação transforma o ambiente em que vivemos, proporcionando qualidade de vida a população do nosso município”, garantem os membros da (CFO).  

Câmara suspende entrega de moção a Nelsinho Cabeleireiro

por Dirceu Portugal publicado 23/05/2022 15h25, última modificação 23/05/2022 15h25

A pedido da família do cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro, a Câmara de Campo Mourão suspendeu na tarde desta segunda-feira (23), a entrega da moção de congratulações que seria feita na próxima terça-feira (24). A família vai definir uma nova data para que o homenageado receba a honraria.

A moção de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), em parceria Edilson Martins, contou com a assinatura dos demais parlamentares. Aprovada por unanimidade em plenário, a honraria segundo os autores, representa uma homenagem ao pioneiro, na atividade, que prestou relevantes serviços à comunidade. 

“São verdadeiros artistas da beleza que sempre surpreendem seus clientes. Os cabeleireiros iniciam tendências, influenciam estilos e mudam a maneira como os clientes visitam os salões. O Cabeleireiro Nelsinho é um exemplo do bom profissional pela competência e dedicação que sempre atendeu seus clientes”, comentou o vereador Tucano.   

De acordo com o vereador Edilson Martins, para ajudar os clientes a encontrar sua melhor versão, Nelsinho Cabeleireiro não media esforços. “Um artista e um inventor na arte de manusear suas tesouras. Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, lembrou. 

Ainda conforme os parlamentares, Tucano e Martins, em Campo Mourão, o cabeleireiro Nelsinho, montou seu primeiro Salão na Avenida Manoel Mendes de Camargo. “Nelsinho trabalhou mais de 54 anos dedicados à beleza de homens e mulheres. Também foi um mestre na arte de ensinar o seu ofício a muitos cidadãos e cidadãs de Campo Mourão. É uma singela homenagem ao professor na arte da tesoura”.

Vereadores de CM votam pauta de trabalhos hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 20/05/2022 15h15, última modificação 23/05/2022 08h42

Na próxima segunda e terça-feira, 23 e 24 respectivamente, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (24), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/xOprjTeNlzw. Para assistir a sessão na terça-feira, basta acessar link https://youtu.be/0gGLCvoVagg.  

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara,   será apresentado aos parlamentares, no início da sessão - quatro projeto de Lei sendo três de autoria do vereador Escrivão Parma e um do parlamentar Tucano – oito requerimentos, 31 indicações sendo uma legislativa, uma moção, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Três indicações com pareceres favoráveis da Comissão de Legislação e Redação da Câmara serão votadas em plenário, e em seguida, encaminhadas com a minuta do projeto de Lei, ao Poder Executivo.   

A moção, de autoria do vereador Subtenente Macedo, com a assinatura dos parlamentares, Escrivão Parma, Bina, Tio Leco, Toninho Machado, Naiany Hruschka Salvadori, Marcio Berbet, Elvira Lima, Tucano, Paulo Pilatte, Miltinho Cidade Nova, Edilson Martins e do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), irá prestar homenagem - com uma moção de congratulações - ao subtenente José Rubens Soares pelos relevantes serviços a comunidade em seus 35 anos de corporação, sendo ele, um dos pioneiros na composição do Grupo de Operações Especiais (GOE).  

Médico cardiologista recebe honraria da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 19/05/2022 16h07, última modificação 19/05/2022 16h07

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram nesta quinta-feira (19), o título de cidadania honorária, ao médico cardiologista, Paulo Sergio Bezerra da Silva, durante uma sessão solene no plenário da Casa de Leis.

O título de cidadania foi proposto pela vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, com assinatura dos demais parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores. “Como cardiologista e diretor Institucional do Hospital Evangélico de Curitiba, o doutor Paulo Sergio Bezerra da Silva fez uma parceria com a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka para atendimentos dos munícipes de Campo Mourão e de toda a Comcam, tanto na cardiologia como em outras especialidades”, contou a vereadora.

Em seu discurso durante a entrega da homenagem, Naiany destacou o profissionalismo do cardiologista. “Cresci escutando que havia um médico que sempre estava de braços abertos e disposto a ajudar quem precisasse. Essa homenagem é um singelo agradecimento pela sua dedicação de vida em sua profissão. Acredito que a profissão nós escolhemos, mas quando vem de dentro, vem de Deus. Gratidão minha e de todos que foram muito bem atendidos pelo senhor”, destacou Naiany.

Depois de homenagear os pais e todos que auxiliaram em sua carreira, o médico agradeceu a anfitriã. “Um agradecimento especial à vereadora Naiany que herdou da avó a capacidade de trabalhar e se preocupar com as pessoas mais necessitadas da nossa sociedade. Parabéns pela sua trajetória, comprometida com valores muito caros para os mais necessitados. Através de sua propositura me proporcionou um dos momentos mais importantes da minha vida profissional. Recebo esse título dessa importante cidade, através do seu gesto tão generoso com humildade e respeito. Meu respeito à vereadora, ao presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita) e os demais parlamentares, ao prefeito Tauillo Tezelli e principalmente, muito respeito ao povo de Campo Mourão. Minha eterna gratidão”, disse o homenageado.         

A vereadora lembrou ainda, que como diretor de Expansão da Fundação Cardíaca, o médico Paulo Sergio Bezerra da Silva, homenageou com o título de Madrinha da Fundação, a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka. "Ambos atuaram na obtenção de fundos para o desenvolvimento de pesquisas na área de Cardiologia e o resultado foi à realização dos primeiros transplantes cardíacos realizados no Paraná. Diante de todas as conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para a cidade de Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o brilhante trabalho realizado para a população de nossa cidade”, enfatizou Naiany Hruschka Salvadori.

Câmara entrega hoje cidadania a médico cardiologista

por Dirceu Portugal publicado 19/05/2022 08h35, última modificação 19/05/2022 08h35

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam, na manhã desta quinta-feira (19), com um título de cidadania honorária, o médico cardiologista, Paulo Sergio Bezerra da Silva. A honraria será entregue em um evento no plenário da Casa de Leis, às 09 horas.

O título de cidadania foi proposto pela vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, com assinatura dos demais parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores. “Como cardiologista e diretor Institucional do Hospital Evangélico de Curitiba, o Doutor Paulo Sergio Bezerra da Silva fez uma parceria com a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka para atendimentos dos munícipes de Campo Mourão e de toda a Comcam, tanto na cardiologia como em outras especialidades”, contou a vereadora.

Ela lembra ainda, que como diretor de Expansão da Fundação Cardíaca, o médico Paulo Sergio Bezerra da Silva, homenageou com o título de Madrinha da Fundação, a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka. "Ambos atuaram na obtenção de fundos para o desenvolvimento de pesquisas na área de Cardiologia e o resultado foi à realização dos primeiros transplantes cardíacos realizados no Paraná. Diante de todas as conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para a cidade de Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o brilhante trabalho realizado para a população de nossa cidade”, enfatizou Naiany Hruschka Salvadori.

Miltinho Cidade Nova participa da entrega de recursos para entidades assistenciais de CM

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2022 15h56, última modificação 18/05/2022 15h56

O vereador Miltinho Cidade Nova, representando a Câmara de Campo Mourão, participou do repasse de recursos financeiros a seis entidades que prestam serviços assistenciais em Campo Mourão. Os R$ 671,5 mil foram entregues pelo prefeito Tauillo Tezelli.

Os repasses são feitos anualmente e neste ano foram beneficiadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  (APAE) com  R$ 111.054 mil, a Casa Lar Infantil Miriã  com R$ 122.244 mil, a Casa de Acolhimento A Mão Cooperadora com R$ 76.392,00, o Centro de Educação Santa Rita (CEDUS) com R$ 74.154,00, o Lar dos Idosos São Joaquim Sant´Ana com R$ 193.475,92 e a Casa de Passagem São Bento José Labre com R$ 94.242,00.

“São entidades que prestam um brilhante serviço à comunidade de Campo Mourão. Acredito que esses recursos irão ajudar as entidades e todos os assistidos por elas”, comentou o vereador Miltinho Cidade Nova.   

O repasse é feito anualmente por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Sabemos que o custo das entidades é muito alto e o trabalho que desempenham é primordial. O município é um parceiro desse serviço e tem feito sua parte, conforme as condições de arrecadação”, explicou a secretária Márcia Calderan.

A coordenadora do CEDUS, Elza Hanel, agradeceu o apoio. “A administração municipal e as entidades têm o mesmo objetivo, por isso essa parceria de tantos anos é muito importante. Sem esses recursos não teríamos condições de atender os 101 adolescentes na formação para o mundo do trabalho e encaminhamentos”, lembrou.

Além dos convênios com o município, as entidades que se encaixam nos projetos, também são contempladas com convênios do governo federal, estadual, bem como repasses destinados por contribuintes através da Campanha do Imposto de Renda.

 

Méritos da Câmara de CM dá parecer em três projetos de Leis

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2022 11h15, última modificação 18/05/2022 11h15

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão se reuniu na manhã desta quarta-feira (18), para dar parecer em três projetos de Leis que tramitam pelas Comissões da Casa de Leis.

Formada pelos vereadores, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco e pelo presidente, Toninho Machado, a Comissão apreciou e deu parecer favorável nos projetos de Leis, 113/2021, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, o Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli e o projeto de Lei 29/2022, de autoria do parlamentar, Paulo Pilatte, que denomina Lauro de Oliveira Souza, logradouro público municipal, da planta geral do município.

A Comissão também deu parecer favorável no projeto de Lei 34/2022, de autoria dos vereadores Paulo Pilatte, Subtenente Macedo, Tucano, Elvira Schen Lima, Escrivão Parma, Bina, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado, Marcio Berbet, Edilson Martins e do presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), que denomina a unidade de conservação da natureza localizada no lote 127-I do conjunto habitacional Diamante Azul.  

Após os pareceres do presidente e dos membros da Comissão de Mérito, os projetos seguem para apreciação e parecer da Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública, formada pelos vereadores Elvira Schen Lima (presidente) e membros, Paulo Pilatte e Subtenente Macedo. Depois do parecer desta Comissão, os projetos seguem para votação em plenário.

Vereadores participam da assinatura do termo de colaboração para esterilização de cães e gatos

por Dirceu Portugal publicado 17/05/2022 15h57, última modificação 17/05/2022 15h57

Os parlamentares Elvira Schen, Escrivão Parma e Miltinho Cidade Nova participaram nesta terça-feira (17), da assinatura do termo de colaboração entre a prefeitura e a Associação Protetora dos Animais Independentes (PAIS) para procedimentos clínicos de esterilização em cães e gatos na unidade móvel (Castramóvel).

De acordo com Amanda Tonet, representante da Associação Protetora, a castração é um serviço aguardado há anos que irá chegar aos bairros. “É um serviço aguardado há muitos anos, que irá chegar aos bairros onde muitas pessoas não têm acesso a esse tipo de procedimento. Vamos primeiro fazer a inscrição das pessoas que se enquadram e depois iremos com o Castramóvel”.

Ao todo são R$ 200.250,00, divididos em nove parcelas à entidade, única a participar do chamamento público.

Os proprietários de pets serão avaliados por critérios sociais semelhantes aos empregados no ano passado durante o Castrapet, uma parceria do governo do Estado e a prefeitura de Campo Mourão. “O procedimento será para os animais de famílias com baixa renda, previamente cadastradas pela PAIS”, lembrou a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), Shelly Nogueira.

Além de ser a medida mais segura, a esterilização é eficaz no controle populacional. “Além disso, o procedimento traz inúmeros benefícios para a saúde do animal”, comentaram os vereadores.

Ações do documento