Notícias
Câmara homenageia mulheres com o Prêmio Mulher Cidadã
Com o plenário da Câmara lotado com familiares e autoridades, os vereadores do Legislativo mourãoense entregaram - em uma sessão solene - na noite da última quarta-feira (08), no dia Internacional da Mulher, o Prêmio Mulher Cidadã. As honrarias foram entregues para homenagear 13 mulheres pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade mourãoense.
Foram homenageadas; Abigail Barbosa Fonseca, Adriana Aparecida de Mello, Angela Colombo, Claidir Simonetti de Carvalho, Ester Martins dos Santos, Francisca do Carmo, Ilaide Gardino Mendes, Iria Dsiedzic Nogara, Karoline dos Santos Fonseca, Luzia Terezinha Grasso Frreira, Neide dos Santos, Priscila Nascimento de Oliveira e Rumi Sonoda Ferreira da Silva.
O Mulher Cidadã é resultado do projeto de Resolução 32, que instituiu, em 2013, o prêmio concedido anualmente às mulheres que prestam contribuição voluntária à comunidade.
“É um dia de muita alegria e de vitória e vitória tem de ser comemorada. Onde tem vitória teve muita luta para que nós pudéssemos estar aqui. Vivemos em uma sociedade machista em desconstrução e isso é uma imensa alegria. Percebemos no Legislativo, quando da apresentação de projetos por nós mulheres, cada parlamentar homem nos apoia, e não é somente na esfera municipal e sim em todas as outras também. Esse reconhecimento do papel fundamental da mulher nos deixa feliz, não de estar na frente e sim de estar ao lado, caminhando juntos em uma sociedade para que possamos construir ela de uma forma mais igualitária em direitos e deveres. O Prêmio é um reconhecimento da importância e da diferença que cada mulher faz na sociedade”, destacou a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori.
No evento, Naiany também comemorou um ano da instalação da Procuradoria da Mulher, na Câmara. “A Procuradoria veio para lutar, para garantir que nós mulheres tenhamos nossos direitos garantidos por Lei. Para garantir a participação da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência e para fiscalizar os serviços prestados às cidadãs mouraoenses”, lembrou.
Dia Internacional da Mulher com palestra na Câmara
Para tornar o Dia Internacional da Mulher ainda mais intenso, a procuradora da Mulher e vereadora Naiany Hruska Salvori promoveu na manhã desta quarta-feira (08), no plenário do Legislativo, uma palestra e um coffee break com mulheres da Câmara e integrantes da sociedade civil organizada.
A psicóloga da 16ª Subdivisão Policial, Aline Cardoso da Silva, abordou em sua palestra pontos importantes sobre a saúde mental da mulher nos dias atuais. “Nem tudo são flores nessa vida de mulher, temos uma luta e uma história. Precisamos de respeito pelos nossos direitos”, destacou.
Às 19 horas, os 13 vereadores homenageiam em uma sessão solene, 13 mulheres com o Prêmio Mulher Cidadã, pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade mourãoense. O evento acontece no plenário da Casa de Leis.
Serão homenageadas; Abigail Barbosa Fonseca, Adriana Aparecida de Mello, Angela Colombo, Claidir Simonetti de Carvalho, Ester Martins dos Santos, Francisca do Carmo, Ilaide Gardino Mendes, Iria Dsiedzic Nogara, Karoline dos Santos Fonseca, Luzia Terezinha Grasso Frreira, Neide dos Santos, Priscila Nascimento de Oliveira e Rumi Sonoda Ferreira da Silva.
O Mulher Cidadã é resultado do projeto de Resolução 32, que instituiu, em 2013, o prêmio concedido anualmente às mulheres que prestam contribuição voluntária à comunidade.
No evento também participaram, o delegado da 16ª Subdivisão Policial, Nilson Rodrigues Silva, a delegada da Mulher, Paloma Gonçalves Batista e a delegada de Peabiru, Karoliny Neves Marques.
Parlamentar solicita ao governador recursos para compra de máquinas pesadas
O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento, aprovado na última sessão ordinária, solicitando ao governador Ratinho Junior e ao deputado estadual, Douglas Fabricio, recursos para comprar máquinas pesadas para o município. No documento, Pepita pede uma pá-carregadeira e uma motoniveladora.
“O pedido é uma necessidade do município. Essas máquinas pesadas são de suma importância para facilitar o trabalho da secretaria de Obras do município. Irá auxiliar na recuperação e manutenção de estradas e outros serviços, beneficiando os produtores rurais da região. Os novos maquinários serão substituídos pelos atuais, que se encontram desgastados por conta do tempo de uso”, disse.
Pepita lembrou que os dois maquinários solicitados no requerimento estão sucateados. “O município precisa dessas máquinas para tranquilizar, principalmente os produtores rurais, que necessitam de boas estradas rurais para escoar a produção. Os equipamentos estão sucateados no pátio da Secretaria Obras, e por um infortúnio, a motoniveladora pegou fogo durante o uso, não sendo possível o reparo. A pá-carregadeira está com defeitos e por ser antiga a sua manutenção é cara e inviável”, explicou.
Vereador solicita emendas parlamentares a Moro e Dallagnol
Toninho Machado apresentou dois requerimentos na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um direcionado ao deputado federal Deltan Dallagnol e outro ao senador Sergio Moro. Os documentos foram aprovados em plenário e serão encaminhados aos parlamentares, em Brasília.
No primeiro requerimento, o vereador solicitou a Moro, uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos em saúde, em média e alta complexidade. No segundo documento, direcionado a Dallagnol, o vereador solicitou o mesmo valor para a mesma finalidade.
“Os requerimentos se fazem pertinentes, visto que o município precisa complementar as despesas do setor, dado a grande demanda de serviços desde a atenção básica até a média e alta complexidade. Por isso, qualquer recurso adicional é importante, pois da mais autonomia ao município para fazer frente às demandas do setor, já que este é um dos setores mais sensíveis para a população”, argumentou Machado.
Câmara de CM se reúne amanhã para votar em segundo turno a pauta de trabalhos Legislativos
Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, amanhã - terça-feira (07) - a partir das 09 horas, para debater e aprovar em segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos, votados e aprovados em primeiro turno.
A sessão será transmitida pelo Youtube. Os moradores podem acompanhar o debate acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=lHQUcPOXePg.
Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, será discutido - em segundo turno de discussão e votação - um projeto de Lei, de autoria do vereador Miltinho Cidade Nova, e um projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, além de 35 indicações, um requerimento, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos e prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.
Vereadores de CM se reúnem em plenário hoje e amanhã
Os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, hoje e amanhã - terça-feira (07) - a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.
As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda, os moradores podem acompanhar o debate acessando https://www.youtube.com/watch?v=TNL6OQm8Sc0. Para assistir a sessão da terça-feira, um click no link https://www.youtube.com/watch?v=lHQUcPOXePg
Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será apresentado em plenário para conhecimento dos vereadores, um projeto de Lei Complementar, de autoria do vereador Miltinho Cidade Nova, e um projeto de Lei, de autoria do parlamentar Toninho Machado, além de 30 indicações, quatro requerimentos, ofícios e prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.
Em primeiro turno, serão discutidos e votados dois projetos de Leis, sendo um de autoria do vereador Miltinho Cidade Nova e outro, do Poder Executivo.
Prêmio Mulher Cidadã será entregue nesta quarta-feira (08)
No dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (08), os vereadores da Câmara de Campo Mourão farão uma sessão solene exclusiva, toda direcionada a homenagear 13 mulheres com o Prêmio Mulher Cidadã. As honrarias - pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade mourãoense – serão entregues no plenário da Casa de Leis, às 19 horas.
Serão homenageadas; Abigail Barbosa Fonseca, Adriana Aparecida de Mello, Angela Colombo, Claidir Simonetti de Carvalho, Ester Martins dos Santos, Francisca do Carmo, Ilaide Gardino Mendes, Iria Dsiedzic Nogara, Karoline dos Santos Fonseca, Luzia Terezinha Grasso Frreira, Neide dos Santos, Priscila Nascimento de Oliveira e Rumi Sonoda Ferreira da Silva.
O Mulher Cidadã é resultado do projeto de Resolução 32, que instituiu, em 2013, o prêmio concedido anualmente às mulheres que prestam contribuição voluntária à comunidade.
“O Prêmio Mulher Cidadã surgiu como uma forma do Poder Legislativo homenagear as mulheres que fazem a diferença no município, por isso, a Casa de Leis abre as portas para a comunidade conhecer essas personalidades”, comentou o presidente da Câmara, Edilson Martins.
CODECAM fará apresentação da estrutura na Tribuna Livre da Câmara de CM
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM), Fernando Mizote, visitou nesta quarta-feira (01), a Câmara de Campo Mourão, para explanar sobre os objetivos e as diretrizes do Conselho, criado em 2017, pautado no desenvolvimento econômico de Campo Mourão. Ele foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo, Edilson Martins.
Na pauta, parcerias com o Legislativo. “O propósito é de estreitar ainda mais as relações. Nas próximas sessões ordinárias, com data ainda a ser definida, o CODECAM fará uma explanação - utilizando o espaço da Tribuna Livre – apresentando os objetivos e diretrizes do Conselho aos demais parlamentares e à comunidade”, comentou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão tem por finalidade aproximar a sociedade civil do Poder Público para unidos buscar o desenvolvimento econômico da cidade.
“O desafio é tornar a cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores, seguindo o lema; “Campo Mourão com o olhar no futuro.” Nesse aspecto, os esforços empreendidos pelo CODECAM têm contribuído na construção de uma base sólida para que as próximas gerações tenham melhores perspectivas econômicas”, lembrou Mizote.
O CODECAM tem em sua estrutura o Conselho Pleno; Mesa Diretora e as Câmaras Temáticas, sendo seis ativas atuando nos segmentos, Câmara Temática do Agronegócio, Câmara Temática de Atração e Captação de Investimentos, Câmara Temática de Comércio e Serviços, Câmara Temática de Educação e Empreendedorismo, Câmara Temática de Cultura e Turismo, Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico em Saúde, Câmara Temática de Indústria, Tecnologia e Inovação e Câmara Temática de Urbanismo e Infraestrutura.
Presidente da Câmara sugere a implantação de um caixa 24h na rodoviária de CM
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (28), uma indicação - aprovada por unanimidade – sugerindo a implantação de um caixa eletrônico 24 horas na rodoviária de Campo Mourão.
O pedido para implantação do caixa no terminal Rodoviário, Estanislau Gurginski, segundo Martins, será de extrema importância para os passageiros. “Algumas empresas ainda não recebem o pagamento das passagens via pix”, disse Martins.
De acordo com Martins, o caixa iria beneficiar os passageiros que necessitam do dinheiro em espécie. “Além de não conseguir realizar o pagamento das passagens através do pix, os passageiros não tem a alternativa do caixa eletrônico para realizar o saque. A implantação de um caixa iria facilitar a vida de quem utiliza o terminal rodoviário. Em muitas rodoviárias do Paraná, o caixa eletrônico já é uma realidade”, comentou Martins.
O ofício com a sugestão para a implantação do caixa eletrônico foi encaminhado à prefeitura.
Jadir Soares (Pepita) solicita projeto de Lei para instalação de placas solares em edificações públicas
O vereador Jadir Soares (Pepita) apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira (27), uma Indicação Legislativa, aprovada por unanimidade, solicitando ao Poder Executivo, o envio à Câmara de um projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de placas solares para geração de energia em edificações públicas do município.
O projeto, de acordo com o vereador, tem como proposta a instalação dos equipamentos solares para geração de energia fotovoltaica ou eólica, nas edificações já construídas e planejamento de instalações do sistema de energia solar nas futuras construções.
“A energia elétrica sofre consequentemente ajustes e este impacto chega aos órgãos públicos, que têm um custo alto diante da extrema necessidade da energia para o funcionamento das escolas, secretarias, entre outros”, comentou Pepita.
Além do impacto ambiental menor com o uso da energia solar, o vereador lembra também, a economia aos cofres públicos com a implantação das placas solares. “Embora o investimento inicial possa ser considerado alto, há um retorno do valor investido. Além disso, a otimização de energia limpa possui vida útil e longa, garante proteção contra a inflação energética e não causa poluição sonora e visual”, disse.
A proposta, conforme Pepita é de criar alternativas para o alto custo das tarifas de eletricidade e tornar o município sustentável, desenvolvendo recursos renováveis para abastecer os órgãos públicos municipais. “Ressaltamos que a energia solar tem se mostrado uma opção extremamente importante em diversos lugares no Brasil e no mundo. É uma excelente opção que não gera resíduos poluentes, gases causadores de efeito estufa e diferente da energia elétrica, não necessita de geradores para produção”.
Pela minuta do projeto, depois de instalado o sistema e quando estiver em condições de gerar energia, os prédios públicos municipais deverão consumir esta energia gerada e, somente na falta dela, podem usar outra fonte de energia. Em prédios públicos em que a necessidade de energia elétrica for superior à possibilidade de geração de energia solar, será permitida a complementação por outra fonte de energia.
Parlamentares são homenageados pela CRECI 6ª Região
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e o vereador Marcio Berbet foram homenageados com certificados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI 6ª Região-PR), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da cidade e do mercado imobiliário.
A homenagem foi entregue aos dois parlamentares, no gabinete da presidência do Legislativo, pelo delegado municipal de Campo Mourão do (CRECI 6ª Região-PR), Geber Nasser.
“O certificado é uma singela homenagem do Conselho pela desenvoltura dos vereadores em prol do crescimento de Campo Mourão. Como corretores necessitamos de pessoas que estejam preocupadas e conectadas com o desenvolvimento da cidade, e por conta disso, realizamos esse estreitamento com a Câmara para ter uma cidade preparada para 10 anos de desenvolvimento”, comentou Nasser.
Martins e Berbet destacaram a importância do Legislativo no crescimento de Campo Mourão. “É pelo Legislativo que tramitam os projetos voltados ao desenvolvimento de nossa cidade, e todos os parlamentares tem sido parceiros na hora de analisar, dar pareceres e votar nos projetos que beneficiam a sociedade e o crescimento do município. O CRECI regula a venda e compra de imóveis, acompanha e fomenta o mercado imobiliário”.
Em busca de novos doadores Hemonúcleo de CM mostra o Ciclo do Sangue
Vereadores assinam contrato de reforma da escola Manoel Bandeira no Jardim Alvorada
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, o vice-presidente Miltinho Cidade Nova e o vereador Bina, assinaram na tarde desta sexta-feira (24), junto com o prefeito Tauillo Tezelli, o contrato de reforma da escola municipal Manoel Bandeira, no bairro Jardim Alvorada.
O estabelecimento de ensino público atende 360 alunos dos bairros Jardim Alvorada, Perdoncini e Santa Nilce, desde a Educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental.
O investimento de R$ 514,5 mil vai contemplar a readequação das coberturas, recomposição do forro de PVC, reforma dos muros em alvenaria e pintura, a recomposição das calçadas e reforço na estrutura metálica, pintura e concretagem da quadra de esportes, substituição das telas de alambrado, reforma do pátio, implantação de grama sintética no parquinho, além da pintura geral da escola.
“Investir em Educação é pensar no futuro de Campo Mourão. As obras que serão realizadas na escola irão beneficiar alunos, professores e a comunidade”, comentou durante o evento, o vice-presidente do Legislativo, Miltinho Cidade Nova.
Vereadores de CM assinam reforma e ampliação da Escola do Trabalho
Na tarde desta quinta-feira (23), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Bina, Miltinho Cidade Nova, Subtenente Macedo, Tio Leco, Toninho Machado e o líder de governo, Escrivão Parma, assinaram - junto com o prefeito Tauillo Tezelli e os deputados estaduais Marcio Nunes e Douglas Fabricio - o contrato de reforma e ampliação do imóvel onde funcionava a Escola do Trabalho, no Jardim Pio XII. A obra terá investimentos do município de R$ 1.040.423 mil.
No espaço - fechado há alguns anos por falta de condições estruturais - após a reforma, terá em funcionamento o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Lar Paraná, atividades de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos, além da oferta de cursos de qualificação profissional. “A atual administração em parceria com a Câmara de Vereadores, sempre buscou recursos que possibilitasse a reforma e ampliação do espaço. É mais uma conquista que irá atender os moradores do Lar Paraná”, lembrou o vereador Toninho Machado, que representou o Legislativo no evento.
A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan, lembrou a importância da obra de reforma e ampliação do espaço. “A recuperação desse espaço é muito importante porque será utilizado para prestação de serviços socioassistenciais e de acesso ao mundo do trabalho voltado às pessoas residentes no Lar Paraná”, disse Calderan.
Câmara de CM participa da assinatura da ordem de serviço do novo acesso a CIS-COMCAM
O presidente da Câmara, Edilson Martins e os vereadores Bina, Elvira Schen, Marcio Berbet, Toninho Machado, Naiany Salvadori e o líder de governo, Escrivão Parma, participaram nesta quinta-feira (23), da assinatura do contrato das obras de pavimentação da rua de acesso às novas instalações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
A obra de 2.857,97 mil metros quadrados terá investimento do município de R$ 694,6 mil. “Todos serão beneficiados com essa obra. Agradeço aos nobres vereadores do Poder Legislativo que em tempo recorde deram pareceres favoráveis aos projetos do Executivo que auxiliam no desenvolvimento de nossa cidade e também, beneficiam os moradores do município. Os deputados estaduais, Douglas Fabricio e Marcio Nunes, também tem um papel fundamental nas obras que estão sendo realizadas em Campo Mourão”, lembrou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.
O novo Cis-comcam será construído próximo a Santa Casa com investimentos do governo do estado de cerca de R$ 26 milhões. O espaço médico vai atender pacientes de Campo Mourão e dos demais municípios da região. “O AME será gerenciado pelo Cis-Comcam e após cinco anos da entrega da obra, o município poderá repassar para o consórcio”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
‘Pepita’, sugere mudanças no estacionamento da Jhon Kenedy e alteração para sentido único na Rua Conrado Pochapski
O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou duas Indicações na Câmara de Campo Mourão - aprovadas em plenário por unanimidade - sugerindo ao Poder Executivo - mudanças no estacionamento de duas vias públicas, uma no Lar Paraná e outra no Jardim Conrado.
Na primeira Indicação, Pepita sugeriu o recuo para estacionamento diagonal de automóveis, no Canteiro, da Avenida Presidente Jhon Kennedy, próximo ao número 1300, trecho entre a Rua Curripião e Rua Lemos do Prado, no bairro Lar Paraná.
“A Indicação é uma solicitação dos comerciantes da região, visando melhorar o tráfego de veículos na Avenida, garantindo a segurança de pedestres que trafegam pelo local”, disse Pepita.
Na segunda Indicação, o vereador sugeriu mudança da via para sentido único, ou mudança do estacionamento para somente um lado da via, com a sinalização vertical e horizontal na Rua Conrado Pochapski, no trecho entre a Rua Engenheiro Mercer e Rua Apolinário Gorski, no bairro Jardim Conrado. “A Indicação visa atender ao pedido dos moradores do local. A rua além de estreita, com estacionamento dos dois lados da pista, tem um tráfego intenso de veículos, dificultando a passagem dos automóveis e pedestres”, comentou Pepita.
Os ofícios com as sugestões foram encaminhados pela Câmara ao Poder Executivo.
Olivino Custódio sugere a construção de uma praça e duas academias no Tropical II
O ex-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio protocolou no Legislativo, uma Indicação aprovada em plenário por unanimidade dos vereadores - sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, a implantação de uma praça, de duas academias, uma para terceira idade e a outra, destinada a primeira idade.
As obras sugeridas por Custódio seriam realizadas na esquina das Ruas das Flores com a Santa Rita, no Jardim Tropical II.
“Naquela localidade e em seus arredores não há pracinha e nem mesmo academias seja da terceira ou da primeira idade para uso dos munícipes. São cerca de 500 famílias e nessa região não há área de lazer para que mães, crianças e idosos utilizem nas horas vagas. Fui procurado pelos moradores do bairro que solicitaram as obras. Os investimentos irão beneficiar todos, melhorando o convívio entre os moradores”, comentou Olivino.
O ofício com a sugestão foi encaminhada pela Câmara ao Poder Executivo.
Parma sugere obras no Parque do Lago
O vereador Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Líder do Governo na Câmara, protocolou duas indicações no Legislativo, aprovadas em plenário por unanimidade dos parlamentares – sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, duas ações no Parque do Lago.
Na primeira Indicação, Parma sugere o emborrachamento da pista de caminhada do Parque Joaquim Teodoro de Oliveira, (Parque do Laqo). Segundo ele, a sugestão da obra foi por conta da quantidade de pessoas que diariamente praticam atividades físicas no parque. “Acredito que com o emborrachamento, mais adeptos de práticas esportivas irão frequentar o parque”, disse.
Parma também sugeriu com uma segunda Indicação, a pintura e conserto das armações de estacionamento no bicicletário do Parque Joaquim Teodoro de Oliveira. “Os usuários do Parque quando vão até o local para passeios não tem onde deixar suas bicicletas”, comentou.
O ofício, com as sugestões, foi encaminhado pela Câmara ao Poder Executivo.
Bina sugere a construção de ATI no Canadá
O vereador Bina protocolou uma Indicação na Câmara de Campo Mourão, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares – sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma Academia da Terceira Idade (ATI), no Jardim Canadá.
A (ATI), de acordo com o parlamentar, seria implantada na área institucional do município localizada na Rua Damasco, esquina com a Rua Sérgio Luiz Hercoli. “A Indicação tem por objetivo atender uma reivindicação dos moradores do bairro, tendo em vista que uma academia irá proporcionar melhor qualidade de vida e lazer aos moradores da região”, comentou Bina.
O ofício com a sugestão foi encaminhada pela Câmara ao prefeito Tauillo Tezelli.
Fazenda e Saúde prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM
Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 23 e 24, audiências públicas para prestação de contas do Poder Executivo e da secretaria municipal de Saúde.
As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo, sendo no dia 23, apresentação dos dados do 3º quadrimestre de 2022 da secretaria de Fazenda e dia 24, da secretaria municipal da Saúde.
A (CFO) é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e pelos vereadores membros, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.
Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município no 3º quadrimestre. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 3º quadrimestre de 2022.
As audiências da Fazenda e da Saúde serão realizadas no plenário do Legislativo e poderão ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para interação na audiência da Fazenda, os moradores terão de acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/62
Na audiência da Saúde, os moradores podem participar através da plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/63
Câmara de CM recebe pauta de reivindicações do Sindiscam
O presidente interino da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova e a 2ª secretária da Mesa Executiva do Legislativo, Naiany Hruschka Salvadori, receberam nesta quarta-feira (15), da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Mourão (Sindiscam), a pauta com reivindicações da categoria, referentes à data base de 2023, que vence em março.
A pauta, definida em assembleia geral dos servidores, no dia 11 de fevereiro, conta com o reajuste salarial de 15%, elevação do auxílio alimentação para R$ 700,00, reajuste no auxílio transporte, no auxílio deslocamento, o reenquadramento e readequações da tabela de vencimentos do quadro dos servidores, o pagamento de insalubridade a quem tem direito e ainda, o pagamento dos pisos de enfermagem, do magistério e dos cirurgiões dentistas.
De acordo com a diretora Tesoureira, Aline Ambrósio, e a diretora e secretária geral do Sindicato, Josiane Munis Silva, uma mesa de negociação junto à administração já foi solicitada. “Vamos debater a pauta com as reivindicações da categoria e aguardar um posicionamento do Executivo”.
O documento recebido pelo presidente interino da Câmara, Miltinho Cidade Nova e pela 2ª secretária da Mesa Executiva do Legislativo, Naiany Hruschka Salvadori, foi despachado para conhecimento dos demais parlamentares da Casa de Leis.
Leco sugere melhorias no acesso ao Santa Cruz
O vereador Tio Leco protocolou uma indicação - aprovada em plenário por unanimidade dos parlamentares - sugerindo ao Poder Executivo, melhorias na BR-158 que dá acesso ao bairro Jardim Santa Cruz.
Leco sugeriu a duplicação, a construção de uma passarela e de um trevo para facilitar o acesso dos moradores ao bairro.
Ele justificou o pedido, baseado em relatos dos moradores que enfrentam dificuldades principalmente em horários de pico quando há congestionamentos nas vias. “Pedestres, ciclistas e motoristas reclamam da falta de segurança e da dificuldade de acesso ao bairro. Eles contaram histórias de acidentes com vítimas fatais no local”, disse Leco.
O vereador acredita que as obras irão proporcionar mais segurança e tranquilidade aos moradores. “A duplicação da pista, a construção de uma passarela e de um trevo, irá facilitar a vida de todos, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos moradores”, comentou Leco.
Hemonúcleo faz Hemotur para ampliar o estoque de sangue
O presidente do Legislativo, Edilson Martins - acompanhado do vereador Marcio Berbet - recebeu na manhã desta segunda-feira (13), a chefe do Hemonúcleo de Campo Mourão, Michele Cristiane Araújo Berbet, e a técnica em laboratório do mesmo órgão, Sandra Dias para tratar do projeto Hemotur, que irá acontecer nas dependências do Hemonúcleo no dia 24 deste mês, às 14 horas.
O projeto tem por finalidade apresentar o funcionamento do Ciclo do Sangue (coleta, fracionamento e distribuição do sangue), com objetivo de sensibilizar e mobilizar novos doadores.
“Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida. A participação de cada um é de extrema importância para que o trabalho no Hemonúcleo continue salvando vidas”, lembraram as duas profissionais do Hemonúcleo.
Segundo elas, há necessidade do estoque estar sendo renovado diariamente. “O sangue e seus componentes são insubstituíveis. Não é possível a fabricação do sangue, por isso a extrema importância da doação”.
Por conta dos inúmeros acidentes dos últimos dias, alguns de extrema gravidade, o estoque do liquido precioso para a vida, está com um nível baixo. “Nos meses de janeiro e fevereiro, períodos de férias, o estoque cai e aumenta a necessidade por conta do aumento de pacientes por cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. Pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue”, lembraram elas.
Em média cerca de 40 bolsas, com 400 ml cada uma, é coletada diariamente no Hemonúcleo de Campo Mourão. “No caso de uma cirurgia cardíaca, um paciente utiliza 18 bolsas e por conta disso, há extrema necessidade da doação voluntária para que o estoque sempre esteja abastecido”, comentaram as profissionais do Hemonúcleo, Michele e Sandra.
O sangue doado não faz falta para quem doa. “Homens e mulheres em fase adulta possuem cerca de 5 litros de sangue no organismo. Em uma coleta de 450 ml, 8% do volume total, o corpo consegue repor essa parte doada em até 24 horas”, explicaram elas.
Em caso de dúvidas sobre a doação de sangue, os doadores podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo do telefone (44) 35251102 ou pelo e-mail dirhemocampo@sessa.pr.gov.br
Há três anos, o motorista Camilo Fagundes sofreu um grave acidente de caminhão e lembra quanto foi importante as doações de sangue. “Os médicos contaram que perdi muito sangue e se não fosse às bolsas doadas pelos anjos doares, não estaria aqui contando essa história. Após minha completa recuperação, me tornei um doador, entendi que assim como fui salvo, posso salvar vidas, com gesto simples e que não me custa nada. Quem puder doar, não perca a oportunidade de salvar uma pessoa”, enfatizou Fagundes.
Para Martins e Berbet, o projeto é de fundamental importância para salvar vidas. “O Legislativo é parceiro nesta proposta e está de portas abertas para colaborar no incentivo a doação de sangue, um ato nobre, que salva VIDAS”, comentaram os parlamentares.
Subtenente Macedo assume interinamente a presidência da Câmara de CM
O segundo vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, vereador Subtenente Macedo, assumiu de forma interina, a presidência do Legislativo até a próxima sexta-feira (10), quando o presidente da Casa de Leis, Edilson Martins retorna de viagem a capital federal.
Macedo despachou da sala da presidência, na última quarta-feira (08), todo o material administrativo e também de expediente das duas próximas sessões do ano, que acontecem nos dias 27 e 28 deste mês.
“Assumir interinamente a presidência do Poder Legislativo é uma honra para mim e para a categoria que represento da Segurança Pública. Estou feliz, primeiro, por ter sido eleito o policial militar mais votado na história de Campo Mourão e agora despachar como presidente, representando os policiais militares e a segurança pública de Campo Mourão, é uma grande honra”, comentou Macedo.
Ele lembrou ainda, que em toda a história do Legislativo, está é a primeira vez que um policial militar assume a presidência da Casa de Leis. “Além de feliz estou honrado. Todo o trabalho na Câmara é muito diferente dos anos que estive frente a Policia Militar, já me adaptei, e acredito que estou fazendo um trabalho voltado a ajudar e tentar resolver os impasses da comunidade mourãoense”, disse.
Macedo acredita que em seus dois anos de mandato, como parlamentar, está cumprindo a missão de legislar em prol da comunidade de Campo Mourão. “Nestes dois anos de mandato, participei ativamente de inúmeras reuniões das Comissões Permanentes, das sessões ordinárias e extraordinárias - votando projetos importantíssimos para o desenvolvimento de Campo Mourão, e também, na rua visitando a comunidade e em meu gabinete junto com os assessores, trabalhando na produção de indicações, requerimentos, projetos de Leis, entre outros”.
Ele destacou ainda, a importância do papel do vereador inserido na sociedade. “Às vezes as pessoas não tem conhecimento da fundamental importância de um vereador na cidade. Cito como exemplo, o caso de um projeto do Executivo que não seja interessante à sociedade, se passar pela Casa de Leis sem a observação dos vereadores e do departamento jurídico, pode causar um dano gigante a sociedade. Não é o caso do atual prefeito, pois ele é extremamente detalhista. O Poder Legislativo tem um papel importantíssimo para o Executivo no desenvolvimento do município”.
Vereadores se reúnem com deputado federal em busca de recursos para CM
O presidente da Câmara, Edilson Martins e o vice-presidente do Legislativo, Miltinho Cidade Nova - acompanhados dos vereadores Bina, Marcio Berbet e Olivino Custódio, participam de visitas e audiências com deputados federais, em Brasília, buscando recursos para investimentos e desenvolvimento de Campo Mourão.
Com documentos em mãos, os cinco parlamentares cumpriram na última terça-feira (07), de uma extensa agenda com o ex-governador e atualmente, deputado federal pelo Paraná, Beto Richa.
Um dos pedidos apresentado a Richa pede a inclusão de uma emenda ao orçamento da união, de R$ 900 mil, para aquisição de uma ambulância e de equipamentos para atender as necessidades diárias do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Além da ambulância, com os recursos serão adquiridos kits de salvamento vertical, de mergulho, de salvamento em montanhas e equipamentos autônomos de proteção respiratória. “Com o apoio de todos os vereadores da Câmara de Campo Mourão estamos trabalhando para conseguir esses recursos que serão investidos no Corpo de Bombeiro e consequentemente, em vidas. São equipamentos de uso diário que irão fazer a diferença na hora de salvar vidas, na cidade e na Região”, destacou Martins.
Segundo ele, o pedido ao deputado federal Beto Richa, é uma necessidade de Campo Mourão. “O pedido se dá, em virtude da grande importância que o Corpo de Bombeiros representa para nossa cidade e nossa região, e para o nosso estado, mas, para fazer frente às demandas existentes, necessitamos de recursos para aquisição de equipamentos capazes de desenvolver o trabalho da corporação com rapidez e segurança”, disse. “Precisamos da colaboração dos deputados estaduais e federais para que Campo Mourão se desenvolva cada vez mais”, disse.
Na audiência, o deputado federal além de elogiar a administração do prefeito Tauillo Tezelli, enalteceu a articulação dos vereadores, do ex-deputado federal Rubens Bueno e dos deputados estaduais, Marcio Nunes (secretário de Meio Ambiente) e Douglas Fabricio (secretário de Esporte do Turismo), na gestão de Beto Richa frente ao Palácio Iguaçu. “No mandato como governador, a cidade foi beneficiada diversas vezes com recursos, por conta do bom relacionamento com os três deputados de Campo Mourão. Como deputado federal, vamos suprir as demandas desse importante município do Paraná”, frisou Richa.
Grupamento do Corpo de Bombeiros
De acordo com o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Anderson Luiz Feijó, o município tem prioridades quanto a veículos e equipamentos. “Para o atendimento na cidade e na Região, a prioridade é uma auto ambulância, pois a ambulância que estamos utilizando é de 2013 e um veículo de emergência não tem recomendações para rodar mais que cinco anos em atendimentos. Nossos veículos têm mais de 10 anos de uso. Sair em atendimento de emergência com um veículo com mais de cinco anos, coloca em risco a equipe de socorro”, alertou Feijó.
Além do risco de acidente com a equipe, a população pode ficar com o atendimento prejudicado em caso de pane no veículo. “O tempo de resposta para atendimento de uma ocorrência pode aumentar, sem contar no alto custo de manutenção desses veículos. Esses recursos economizados podem ser utilizados em outras prioridades dentro do grupamento”, disse Feijó.
Ele lembrou ainda, que os equipamentos de proteção respiratória além da essencialidade, são obrigatórios no combate a um incêndio e no atendimento a uma ocorrência envolvendo produtos químicos. “Sem os equipamentos, a corporação não consegue dar uma resposta. São equipamentos de difícil aquisição e de vida útil curta. Sem recursos não conseguimos renovar a frota e os equipamentos de forma adequada. Isso coloca em risco a saúde e a vida das equipes do Corpo de Bombeiros”, comentou Feijó.
Até 2007, os veículos utilizados pelo Corpo de Bombeiros eram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (FUNREBOM), que tem a finalidade de prover recursos para reequipamento, material permanente, estudos e projetos técnicos de prevenção e combate a incêndio, aquisição de imóveis, construção e ampliação de instalação e despesas de administração e manutenção.
“Com a perda de arrecadação do FUNREBOM, o governo do estado teve de readequar as licitações para suprir todas as unidades, antes atendidas pelos municípios. O ex-governador e deputado federal Beto Richa sabe quanto é difícil renovar a frota em cinco anos. Estamos trabalhando para conseguir os recursos - via emenda parlamentar – para renovar a frota e os equipamentos, que salvam vidas das equipes e da comunidade que necessita de atendimento, em sua maioria, de emergência”, frisou o comandante.
Parlamentares de CM participam da inauguração do novo CMEI no Avelino Piacentini
O primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Miltinho Cidade Nova e os parlamentares, Bina e o Líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram no final da tarde da última segunda-feira (06), representando a Casa de Leis, da inauguração do novo CMEI Primeiros Passos.
A obra, licitada pela primeira vez em 2014, sofreu várias paralisações ao longo do tempo e precisou de novas licitações e readequações no projeto para que fosse levada a diante.
O novo espaço educacional público construído no Conjunto Habitacional Avelino Piacentini, inaugurado pelo prefeito Tauillo Tezzeli, pelos vereadores, professores e lideranças do bairro, custou cerca de R$ 2,3 milhões, recursos do governo federal e contrapartida do município, e vai atender cerca de 150 crianças com idades entre 0 a cinco anos no período parcial e integral.
“Mais uma brilhante obra, parceria do Executivo com o Legislativo e o governo federal - que irá beneficiar centenas de crianças e pais moradores nos bairros; Conjunto Avelino Piacentini, Jardim Tropical I e II, Silvana e América, além de moradores de outros bairros que necessitarem matricular o filho/a no CMEI”, comentaram os vereadores, Bina, Miltinho Cidade Nova e Escrivão Parma.
O novo CMEI – que será comandado pela gestora educacional Mirianildi Maria Gaspar Renisz – cirá contar com diversos ambientes, como secretaria; sala de professores, diretoria, almoxarifado, sanitários, lactário, fraldário, depósitos, cozinha, refeitório, lavanderia, área de serviços e oito salas de aula. Na área externa, playground, pátio coberto, solário e central de gás.
Mesa Executiva da Câmara prorroga mandato da Procuradora da Mulher
A Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão decidiu em reunião prorrogar por mais um ano, o mandato da vereadora, Naiany Hruschka Salvadori como Procuradora da Mulher, no Legislativo mourãonse.
A Mesa Executiva do Legislativo é composta pelo presidente, Edilson Martins e pelos parlamentares Miltinho Cidade Nova (1º vice-presidente), Subtenente Macedo (2º vice-presidente), Jadir Soares Pepita (1º secretário) e Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária).
Naiany assumiu o cargo no dia 08 de março do ano passado, após a aprovação de um projeto de Resolução, de autoria da própria vereadora, criando a Procuradoria da Mulher. O cargo não gera custo ao Poder Legislativo e foi criado para garantir a participação da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência e para fiscalizar os serviços prestados às cidadãs mouraoenses.
“A criação da Procuradoria da Mulher nesse um ano de mandato foi de extrema relevância para a reestruturação da rede de proteção a mulher vítima de violência em Campo Mourão, sendo essa, uma das principais pautas da Procuradoria, que é o combate a todos os tipos de violência contra a mulher, não só a doméstica, mas a violência política, violência no trabalho, o assédio e a violência sexual”, comentou Naiany.
Ela lembrou ainda que os trabalhos de fiscalizações e atuações da Procuradoria - junto aos órgãos competentes - se destacaram em um ano de mandato, com a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a reabertura da Casa Abrigo Fênix. A Casa abriga mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medida protetiva, acompanhadas ou não dos filhos.
“Com o apoio de parlamentares e da Procuradoria Estadual recebemos a delegada, Paloma Gonçalves Batista para comandar a Delegacia da Mulher na cidade. Todas essas ações auxiliam na reestruturação da rede de proteção a mulher vítima de violência em Campo Mourão”, disse. “O gabinete da Procuradoria da Mulher, na Câmara, está de portas abertas para todas as mulheres”, destacou Naiany Hruschka Salvadori.
Câmara participa da assinatura para a construção do novo Centro de Empreendedorismo
O vereador Toninho Machado, representando o Poder Legislativo, participou do evento onde foram assinados, pelo prefeito Tauillo Tezelli, o contrato e a ordem de serviço para construção do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Campo Mourão. O novo Centro terá um investimento de R$ 2,5 milhões e será construído próximo ao Ginásio de Esportes JK.
“Será um prédio com arquitetura moderna, que vai marcar esse desenvolvimento tecnológico do município. É a materialização do ecossistema de inovação que cada vez mais projeta Campo Mourão no âmbito do Estado”, destacou o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco.
O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia será um espaço de atendimento ao microempreendedor, com foco em projetos e negócios em fase inicial, que contenham inovação e base tecnológica. Serão 614,46 metros quadrados de construção com sala de treinamento, consultoria, coworking, copa, estacionamento e uma área de convivência.
"É mais uma obra para alavancar o desenvolvimento de Campo Mourão", lembrou o parlamentar Toninho Machado.
Presidente da Câmara participa da entrega de 100 tablets para agentes comunitários da Saúde
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, participou na tarde desta sexta-feira (03), junto com o prefeito Tauillo Tezelli e secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, da entrega de 100 tablets aos 100 agentes comunitários da secretaria municipal de Saúde.
Os aparelhos eletrônicos adquiridos com recursos municipais e estaduais custaram aos cofres públicos cerca de R$ 127 mil, sendo uma contrapartida do município de cerca de R$ 19 mil.
Os tablets serão utilizados pelos agentes comunitários da Saúde com o objetivo de informatizar o trabalho deles potencializando o tempo das visitas e consequentemente aumentando o número de famílias atendidas.
Os agentes antes de receber os aparelhos, tinham de anotar a caneta as informações e depois colocar os dados no sistema. “Os equipamentos irão facilitar o trabalho dos agentes e aumentar o número de pessoas atendidas. Parabéns ao prefeito e ao secretário de Saúde pela iniciativa que irá beneficiar os moradores de Campo Mourão”, destacou o presidente da Câmara, Edilson Martins.
O prefeito Tauillo Tezelli, lembrou a importância dos eletrônicos entregues aos agentes de comunitários. “É mais uma iniciativa do município para modernizar e facilitar o trabalho dos servidores. Quando a atenção básica é bem feita diminuem os custos com hospitais e especialidades”, comentou.
Abertura da Semana Pedagógica contou com a participação da Câmara de CM
O presidente do Legislativo de Campo Mourão, Edilson Martins e o vereador Marcio Berbet participaram, na última quarta-feira (01), das atividades motivacionais e das palestras da abertura da semana pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
O evento reuniu cerca de 1600 servidores da Educação da rede municipal e contou com as palestras da escritora Léia Casol (Literatura) e do humorista, escritor, palestrante, professor e influencer Diogo Almeida. Ele aborda e faz reflexões sobre a rotina dos professores, debatendo assuntos comuns ao dia a dia de escolas de uma forma leve e divertida.
“É a preparação da Secretaria para deixar tudo organizado para receber nossos alunos na próxima semana, sempre focados em colher os resultados do trabalho que estamos realizando nos últimos anos”, comentou a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano.
As aulas terão início na próxima segunda-feira (06). “Saímos recentemente de um quadro complicado da pandemia do Covid-19, que assustou e aterrorizou o planeta, ficamos parados no tempo por mais de dois anos. A pandemia resultou na instabilidade significativa, incluindo a maior recessão global desde a Grande Depressão, também conhecida como a Crise de 1929, maior crise financeira dos Estados Unidos. Na Educação todos tiveram de se reinventar. Os professores ensinaram os alunos de forma online e todo esse processo foi extremamente complicado para ambas as partes. Voltar a participar de um momento único - onde cerca de 1600 servidores da rede municipal de ensino estavam juntos trocando ideias – é um privilegio. Parabéns a secretaria de Educação e o Executivo pelo evento e também pelo trato com a Educação no município”, disse o presidente da Câmara, Edilson Martins.
Martins e Berbet lembraram a parceria da Câmara com a Educação. “Todos os projetos beneficiando a Educação - enviados pelo Executivo à Casa de Leis - mesmo no recesso, foram imediatamente analisados e votados pelos vereadores. O Legislativo está de portas abertas para a Educação”, destacaram os dois parlamentares.
Ações do documento