Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 07/10/2024 15h57
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara participa da reinauguração da agência Sicoob em CM

por Dirceu Portugal publicado 10/04/2023 16h42, última modificação 10/04/2023 16h42

O presidente da Câmara Edilson Martins e os vereadores Olivino Custódio e Bina, participaram na manhã desta segunda-feira (10), da reinauguração da agência do Sicoob Metropolitano, localizada na Avenida Capitão Índio Bandeira, no centro de Campo Mourão.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Sicoob, Luiz Ajita, além do prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli, da primeira dama, Hosana Tezelli, representando o deputado estadual Douglas Fabrício, do presidente da Acicam, Bem-Hur Roberval Teixeira Berbet e demais autoridades. No evento, o presidente do Sicoob, Luiz Ajita, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli e o presidente da Câmara Edilson Martins descerraram a placa inaugural do banco, com mais de 7 milhões de associados em todos os estados e no Distrito Federal.

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país, composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

“Com essa agência funcionando estaremos fortalecendo a economia da cidade”, comentaram os parlamentares da Câmara de Campo Mourão.  

Câmara recebe projeto para auxiliar na segurança de escolas

por Dirceu Portugal publicado 06/04/2023 17h05, última modificação 07/04/2023 12h20

O atentado registrado na manhã da última quarta-feira (05), em Blumenau (SC), em uma escola particular que deixou um salto trágico de quatro crianças mortas – com idades entre 4 e 7 anos – e outras cinco com ferimentos leves e graves, ascendeu um alerta na Ordem dos Pastores de Campo Mourão (Opecam).

A entidade agrega pastores de diferentes igrejas evangélicas do município, com o objetivo de promover e desenvolver o espírito de companheirismo e fraternidade cristã entre os seus membros.

Na manhã desta quinta-feira (06), o presidente do Legislativo, Edilson Martins, recebeu o pastor Diego Bitencourt, fundador da igreja Calvary Campo e presidente da (Opecam), para tratar deste assunto que está deixando pais, professores e funcionários de escolas particulares ou públicas, aterrorizados.

“Antes nós ficávamos sabendo desse tipo de notícia triste apenas nos Estados Unidos, agora esse tipo de tragédia envolvendo ataque em escolas - com mortes de crianças, funcionários e professores - está se tornando recorrente,  diante aos nossos olhos e nós precisamos nos unir e tomar atitudes para proteger as nossas crianças, seres inocentes e indefesas” comentou Bitencourt, que deverá usar o espaço da Palavra Livre, durante a sessão do Legislativo, para debater o assunto.

Ele também entregou ao presidente do Legislativo, um projeto de Lei que poderá auxiliar na busca por mais proteção aos alunos nas escolas. Trata-se de um projeto de vigilância e monitoramento nas escolas públicas. “Com a atual situação todos nós temos de nos unir e lutar em prol de um bem comum”, disse Bitencourt.

Edilson Martins lembrou que os dois parlamentares da Casa de Leis, ligados a Segurança Pública, o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma e Subtenente Macedo estão produzindo e protocolando projetos, requerimentos e indicações com o propósito de encontrar alternativas e soluções para proteger ainda mais alunos, professores, funcionários e as instituições de ensino. “Todo apoio da sociedade é muito bem vindo. A Câmara e os vereadores também estão muito preocupados com todos esses acontecimentos. Estamos à disposição para fazer o melhor pela população. Vamos encaminhar o projeto ao conhecimento de todos os parlamentares para ajustar a nossa realidade”, frisou Martins.

Na última quarta-feira (05), Martins participou de uma reunião emergencial no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli para tratar da segurança nas escolas municipais de Campo Mourão. Foram convocados para tratar do assunto, os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, o delegado da Polícia Civil, a secretária de Educação e coordenadores do município.

A reunião emergencial foi marcada após o atentado em uma creche em Blumenau (SC), na manhã da última quarta-feira (05), quando um homem de 25 anos invadiu o estabelecimento de ensino particular, matou quatro crianças e feriu outras cinco, utilizando uma machadinha. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, sendo dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7 anos.

Em maio de 2021, um homem de 18 anos invadiu a creche Aquarela, na cidade de Saudades (SC), e assassinou três crianças e duas funcionárias com facadas. Ele foi preso e aguarda julgamento.

No fim de março, em São Paulo, um aluno de 13 anos atacou diversas pessoas com uma faca no interior de uma escola estadual. Três professoras e um aluno ficaram feridos.

Câmara de CM participa de reunião emergencial após atentado em Blumenau (SC)

por Dirceu Portugal publicado 05/04/2023 17h56, última modificação 05/04/2023 17h56

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, participou na tarde desta quarta-feira (05), de uma reunião emergencial no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli para tratar da segurança nas escolas municipais de Campo Mourão.

Para tratar do assunto foram convocados, os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, o delegado da Polícia Civil, a secretária de Educação e coordenadores do município.

A reunião emergencial foi marcada após o atentado em uma creche em Blumenau (SC), na manhã desta quarta-feira (05), quando um homem de 25 anos invadiu o estabelecimento de ensino particular, matou quatro crianças e feriu outras cinco, utilizando uma machadinha. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, sendo dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7 anos.

No momento do ataque de fúria, a escola abrigava 40 crianças.  Após cometer os crimes, o agressor se apresentou a Policia Militar e foi preso. Segundo a Polícia, ele não tinha ligações com a creche, sofreu um surto psicótico, pulou o muro e atacou as crianças com golpes na cabeça.

“A Câmara e os vereadores também estão muito preocupados com todos esses acontecimentos. Estamos à disposição das ações emergenciais que forem definidas pela prefeitura e pelas forças de segurança. Hoje a Casa de Leis conta com dois parlamentares Escrivão Parma e Subtenente Macedo com grande experiência em segurança pública e junto aos demais vereadores estão dispostos a fazer o melhor pela população”, enfatizou o presidente do Legislativo.   

A secretária de Educação, Tania Caetano, lembrou que após tomar conhecimento do atentado em Santa Catarina, alertou novamente os diretores das escolas a ficarem ainda mais atentos. “Nossas 44 escolas que atendem cerca de 11 mil alunos, possuem câmeras, mas mesmo assim todos os responsáveis pelas escolas foram orientados a ficar ainda mais alerta. Caso percebam a presença de pessoas estranhas, tem de ligar para Polícia Militar, imediatamente. Vamos estar tomando outras ações para proteger ainda mais nossos alunos”, disse.

O Comandante da Policia Militar lembrou que haverá aumento de efetivo e de rondas próximas às escolas de Campo Mourão. “Serão realizadas rondas ostensivas próximas a todas as escolas. Importante orientar pais e moradores para que em caso de pessoas suspeitas próximas aos estabelecimentos de ensino, comunicar urgente a polícia, através do 190”, lembrou.    

Em maio de 2021, um homem de 18 anos invadiu a creche Aquarela, na cidade de Saudades (SC), e assassinou três crianças e duas funcionárias com facadas. Ele foi preso e aguarda julgamento.

No fim de março, em São Paulo, um aluno de 13 anos atacou diversas pessoas com uma faca no interior de uma escola estadual. Uma professora e outras quatro pessoas ficaram feridas, entre elas, três professoras e um aluno.

Legislativo de CM entrega honraria a Jornalista

por Dirceu Portugal publicado 05/04/2023 14h53, última modificação 05/04/2023 14h53

Com o plenário da Casa de Leis de Campo Mourão tomado por familiares, amigos e admiradores, os vereadores do Legislativo mourãoense entregaram na noite da última terça-feira (04), durante uma sessão solene, uma moção de congratulações ao jornalista, fotógrafo, escritor e empresário Dilmércio Daleffe, pelo trabalho realizado como jornalista e escritor Mourãoense.

Marcio Berbet, vereador e autor da honraria contou um pouco sobre o homenageado durante a entrega da moção. “Ele tem um dom e consegue fazer de uma forma especial o que escreve. Quando começamos ler os textos, conseguimos vivenciar realmente o que ele está contando, parece que estamos assistindo a cena na nossa frente. Isso ele faz de uma forma esplendorosa. Sinto-me honrado como componente dessa Casa Legislativa poder entregar essa singela homenagem a uma pessoa especial a sociedade mourãoense”, lembrou Berbet.

O prefeito Tauillo Tezelli agradeceu pelos trabalhos de Daleffe.“A Câmara é a voz da sociedade. Ela ouve as pessoas e traz para o interior do Legislativo as homenagens que as pessoas merecem receber. Você é uma pessoa tranquila, simples e faz um trabalho sério e respeitável, por isso foi homenageado. Parabéns pelo trabalho que realiza em nossa cidade”, disse.

O homenageado lembrou que sua missão é contar histórias. “O que eu faço da minha vida é somente minha missão. Preciso de uma história para me mover e procuro contar todas de uma forma fácil, não uso palavras difíceis, pelo fato de que se você quer contar uma história, tem de ser entendido. Todos nós temos uma boa história para contar. Acredito que não sou mais um jornalista e sim, um contador de histórias”, comentou Daleffe.

O presidente da Câmara Edilson Martins, agradeceu os convidados e os parlamentares pela aprovação da moção. O vereador Marcio Berbet foi muito feliz em homenageá-lo e você merece pela sua história, tanto merece que a moção foi aprovada por unanimidade no Legislativo. Parabéns pelos primorosos trabalhos nos mais diversos gêneros literários”, destacou Martins.

 

Miltinho Cidade Nova sugere a instalação de alambrado e a permanência de vigia no Parque das Torres

por Dirceu Portugal publicado 04/04/2023 16h27, última modificação 04/04/2023 16h27

O vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Miltinho Cidade Nova protocolou uma indicação no Legislativo, aprovada da sessão desta terça-feira (04), sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, a instalação de um alambrado no entorno do Parque Nelson Teodoro de Oliveira ou Parque das Torres.

Além da instalação da estrutura em volta do Parque, o parlamentar também sugeriu a permanência de um vigia - realizando rondas no local - nos períodos da manhã e a tarde.   

“Os moradores clamam pela implantação desse alambrado e de contratar um vigia para o parque, pois inúmeras crianças invadem o local por não ter nenhuma cerca ou alambrado, e também nadam no lago do parque, podendo ocasionar acidentes”, explicou Miltinho Cidade Nova.

Apesar das placas indicando sobre a proibição de nadar ou pescar no interior dos lagos do Parque, na segunda quinzena do mês passado, um adolescente de 14 anos, morreu afogado no local.

Ele e outros amigos tomavam banho no local quando acabou se afogou. Um dos amigos ainda tentou salvá-lo, puxando-o pelos cabelos, mas não conseguiu. O local onde o adolescente se afogou tem cerca de 2,5 metros de profundidade.

As equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas e rapidamente conseguiram localizar e retirar o adolescente do interior do Lago. Eles tentaram reanimar o jovem por quase uma hora com massagem cardíaca, mas ele não resistiu.

Edilson Martins e Olivino Custodio entregam homenagem à pastor da Assembleia de Deus

por Dirceu Portugal publicado 02/04/2023 01h55, última modificação 03/04/2023 14h49

O presidente da Câmara, Edilson Martins e o vereador Olivino Custódio entregaram na noite do último sábado (01), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, a moção de congratulações ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 92 anos.  

A homenagem de autoria de Martins foi assinada por todos os parlamentares e entregue nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Araruna, 88, no centro da cidade, por volta das 21 horas. “É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 92 anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, lembraram os dois parlamentares.

Aos 92 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

Para Martins, que também é membro da igreja, a homenagem ao pastor é um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos em todo o estado. “É uma forma de agradecer o trabalho, a dedicação, o comprometimento, a participação do pastor na vida das pessoas de Campo Mourão”, disse. 

 

Presidente da Câmara sugere a criação de programa para auxiliar trabalhadores informais e microempreendedores atingidos pela terrível pandemia do COVID-19

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2023 16h30, última modificação 31/03/2023 16h37

Edilson Martins protocolou uma Indicação na Câmara de Campo Mourão sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, a busca por parcerias com entidades governamentais e não governamentais, com o objetivo de criar um programa que ofereça empréstimos a juros zero e pagamentos parcelados aos microempresários, microempreendedor Individual (MEIs) e aos trabalhadores informais em Campo Mourão.

De acordo com o presidente da Câmara, Edilson Martins, a ideia é auxiliar os microempresários, microempreendedor Individual (MEIs), e trabalhadores informais que sofreram grande impacto econômico no período da terrível pandemia do novo coronavírus (COVID-19). “A prefeitura poderá buscar parcerias emergenciais para operacionalização do programa, disponibilizando a linha de crédito, oriunda do programa Paraná Recupera, através da Fomento Paraná, instituição financeira de economia mista com capital social majoritariamente pertencente ao estado do Paraná", explicou.

Além de impactar a saúde da população e sobrecarregar os serviços de saúde, a pandemia resultou em uma combinação de efeitos sociais e econômicos que agravam as desigualdades estruturais da sociedade.

O número de desempregados no Brasil como reflexo da pandemia chegou a ultrapassar as 15 milhões de pessoas, com isso houve a elevação da informalização do trabalho.

Segundo dados de um estudo da Universidade Johns Hopkins (JHU), os números de mortos pela Covid-19 ultrapassou os 5 milhões no mundo. No Brasil foram cerca de 700 mil óbitos.

Vereadores participam da assinatura para a construção de ponte no Canadá

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2023 16h00, última modificação 31/03/2023 16h00

O presidente da Câmara Edilson Martins e o parlamentar Bina participaram na manhã desta sexta-feira no salão de eventos da prefeitura da assinatura de um contrato para a construção de uma ponte toda de concreto sobre o Rio do Campo, no Jardim Canadá, interligando outros bairros e comunidades de Campo Mourão. As obras iniciam nos próximos dias e devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 270 mil. O prazo de execução da obra será de 180 dias.

A antiga ponte de madeira estava caindo aos pedaços, colocando em riscos moradores, motoristas e pedestres que residem na região. “A substituição da ponte era uma reivindicação antiga da comunidade e desde 2017 - junto aos outros vereadores estávamos fazendo indicações e requerimentos”, comentou Martins, primeiro autor de pedido para a construção da ponte.

De acordo com ele, em 2022 novos pedidos foram encaminhados à prefeitura.  “A comunidade nos cobrava, além disso, ainda tinham as dificuldades dos produtores rurais no escoamento da produção agrícola. O prefeito e toda a equipe fizeram um levantamento e uma nova ponte moderna com 8,70 de cumprimento por 7 metros de largura será construída no local, beneficiando todos. É o município pensando no bem estar de sua comunidade”, destacou.     

Plano Diretor é debatido em audiência pública na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2023 10h46, última modificação 31/03/2023 10h46

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão receberam na noite da última quinta-feira (31), no plenário do Legislativo, engenheiros e técnicos de secretaria municipais e profissionais de instituições privadas para debater a revisão do Plano diretor do município e a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A revisão do Plano Diretor teve por objetivo identificar problemas e propor, com base em estudos técnicos e consultas à população, adequações na legislação para potencializar as ações do poder público a curto, médio e longo prazo.

 O Plano Diretor é um documento técnico de planejamento, que contempla aspectos como transporte, habitação, saneamento básico, meio ambiente, cultura, lazer e turismo, entre outros, e define as áreas urbanas, rurais e de preservação ambiental do município.

 É o Plano Diretor Municipal que vai orientar o desenvolvimento urbano de forma planejada e contribui para a redução de problemas como a ocupação irregular do solo, o déficit habitacional, a desigualdade social, a especulação imobiliária, a poluição ambiental e o congestionamento do trânsito, entre outros.

Requerimento de Parma vira projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)

por Dirceu Portugal publicado 30/03/2023 17h04, última modificação 30/03/2023 17h04

A iniciativa em dar nome, coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, ao Instituto de Criminalística nasceu em Campo Mourão com o Líder de governo na Câmara, vereador Escrivão Parma, e se transformou em um projeto de Lei, de autoria do deputado estadual, Marcio Nunes.

Parma encaminhou um requerimento - aprovado por unanimidade no Legislativo Mourãoense - solicitando ao deputado - a denominação coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, ao Instituto de Criminalística.

“Padilha foi meu amigo particular, tínhamos uma proximidade excelente, além de ter sido meu chefe por longos anos desde sua chegada a cidade em 1989. Como pessoa e profissional eram espetaculares, tanto que era muito querido por todos. Em homenagem a pessoa que Padilha foi e o que representou para a Polícia Militar, é mais que justo dar o nome dele ao Instituto de Criminalística de Campo Mourão”, contou Parma.

Na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a Comissão de Redação está elaborando a redação final do projeto de Lei 375/2022, para discussão e votação nas próximas sessões plenárias.

 “Além de ter sido um homem nobre, Padilha cultivava amizades por onde passava. Tinha carreira e conduta ilibadas e era um aficionado em busca do conhecimento e do aperfeiçoamento pessoal e profissional. Militar bem quisto, respeitado por seus companheiros, com um ótimo relacionamento com a tropa e sempre atento com os policiais militares e com a segurança pública. Seria injusto não homenagear uma pessoa e um amigo com tantas qualidades”, lembrou o deputado Marcio Nunes.

Padilha que foi ex-comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar em Campo Mourão, faleceu em 2021, vítima da Covid-19.  

Câmara de CM homenageia pastor no próximo sábado (01)

por Dirceu Portugal publicado 29/03/2023 16h31, última modificação 29/03/2023 16h31

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na noite do próximo sábado (01), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, uma moção de congratulações ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 92 anos.  

A homenagem assinada por todos os parlamentares será entregue nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Araruna, 88, no centro da cidade, por volta das 21 horas. “É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 92 anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, disse o presidente da Câmara e autor da moção, Edilson Martins.

Aos 92 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

Para Martins, que também é membro da igreja, a homenagem ao pastor é um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos em todo o estado. “É uma forma de agradecer o trabalho, a dedicação, o comprometimento, a participação do pastor na vida das pessoas de Campo Mourão”, disse. 

 

Audiência pública para debater mobilidade urbana é cancelada

por Dirceu Portugal publicado 29/03/2023 15h51, última modificação 29/03/2023 15h51

O vereador Marcio Berbet - autor do pedido de audiência pública para apresentação de um estudo de mobilidade urbana pela empresa Marchesini Serviços de Engenharia e Projetos, cancelou o evento.

A audiência seria realizada na próxima quinta-feira (30), às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão.

  

Vereador sugere a construção de casas populares para famílias carentes em CM

por Dirceu Portugal publicado 28/03/2023 16h35, última modificação 28/03/2023 16h35

O vereador Miltinho Cidade protocolou uma Indicação - aprovada na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão – sugerindo a prefeitura, o desenvolvimento de um projeto para a construção de casas populares para famílias carentes no município.  O ofício com a sugestão foi encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli.

“Diante do crescimento de nossa cidade e do aumento significativo da população é necessário que a administração municipal desenvolva um projeto para construção de casas populares para pessoas menos favorecidas”, comentou o vereador.

Miltinho Cidade Nova lembrou ainda que a cidade está em desenvolvimento. “Campo Mourão é uma cidade em franco desenvolvimento e com vários loteamentos sendo construídos e com o crescimento do perímetro urbano é preciso e necessário planejar, o crescimento de áreas habitacionais populares”, disse.  

Reajuste dos servidores públicos municipais é aprovado em segundo turno pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 28/03/2023 11h16, última modificação 28/03/2023 11h16

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram em segundo turno de discussão e votação - em sessão extraordinária - na manhã desta terça-feira (28), os 13 projetos de Leis reajustando os salários dos servidores públicos municipais de Campo Mourão.

Os 13 projetos - sendo 11 de autoria do Poder Executivo e dois da Mesa Executiva da Câmara – aprovados em plenário seguem para sanção ou veto do prefeito.  

Entre os projetos aprovados estão o 54/2023, que reajusta os valores da tabela de vencimentos, proventos e pensões dos servidores públicos municipais, e institui o plano de cargos e o sistema de evolução funcional dos servidores públicos, e o projeto de Lei 55/2023, que dispõem sobre o reajuste dos valores das tabelas de vencimentos e gratificações dos servidores ativos e proventos dos servidores inativos, pensões e o plano de cargos, carreira e valorização do grupo ocupacional do Magistério.

Já o projeto 56/2023 reajusta a tabela de vencimentos e institui o plano de cargos e carreira dos servidores públicos da Fundação Cultural. Os vereadores também deram pareceres favoráveis ao projeto 60/2023, que fixa novos valores do auxilio alimentação.

A Mesa Diretora da Câmara apresentou dois projetos de Leis, o 71/2023 que dispõem sobre o plano de carreira e organiza a estrutura administrativa dos servidores do Poder Legislativo e o 72/2023, que dispõem sobre a concessão do auxilio alimentação aos servidores ativos, efetivos e em cargos em comissões da Casa de Leis.

Câmara aprova em primeiro turno reajustes dos servidores públicos municipais

por Dirceu Portugal publicado 27/03/2023 17h45, última modificação 27/03/2023 18h07

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram em primeiro turno de discussão e votação - em sessão extraordinária - na manhã desta segunda-feira (27), os 13 projetos de Leis de reajustes dos salários dos servidores públicos municipais de Campo Mourão.

Os 13 projetos - sendo 11 de autoria do Poder Executivo e dois da Mesa Executiva da Câmara - seguem para o plenário para discussão e votação em segundo turno na sessão extraordinária na manhã da próxima terça-feira (28).  

Entre os projetos aprovados estão o 54/2023, que reajusta os valores da tabela de vencimentos, proventos e pensões dos servidores públicos municipais, e institui o plano de cargos e o sistema de evolução funcional dos servidores públicos, e o projeto de Lei 55/2023, que dispõem sobre o reajuste dos valores das tabelas de vencimentos e gratificações dos servidores ativos e proventos dos servidores inativos, pensões e o plano de cargos, carreira e valorização do grupo ocupacional do Magistério.

Já o projeto 56/2023 reajusta a tabela de vencimentos e institui o plano de cargos e carreira dos servidores públicos da Fundação Cultural. Os vereadores também deram pareceres favoráveis ao projeto 60/2023, que fixa novos valores do auxilio alimentação.

A Mesa Diretora da Câmara apresentou dois projetos de Leis, o 71/2023 que dispõem sobre o plano de carreira e organiza a estrutura administrativa dos servidores do Poder Legislativo e o 72/2023, que dispõem sobre a concessão do auxilio alimentação aos servidores ativos, efetivos e em cargos em comissões da Casa de Leis.

O presidente da Câmara Edilson Martins lembrou o trabalho para apresentar os projetos em sessão.

“Os projetos chegaram a Câmara, imediatamente foram encaminhados para análise das Comissões Permanentes, reunidas em conjunto, para acelerar o processo de tramitação, dentro do prazo regimental. A responsabilidade da presidência e de todos os vereadores é sempre pautada na municipalidade e principalmente, nos servidores que fazem com que o município se desenvolva”, destacou.

O vereador Olivino Custódio também destacou os tramites da Casa de Leis. “Os projetos foram amplamente discutidos nas Comissões Permanentes da Câmara e acatados com todas as informações vinda do Executivo, após o diálogo com Sindicato da categoria”, lembrou.

O parlamentar Toninho Machado, também destacou os trabalhos para que os projetos fossem levados ao plenário. “Essa Casa de Leis tem maior cuidado em apreciar as matérias, principalmente quando diz a respeito dos servidores públicos. Todos os vereadores se empenharam na análise dos projetos”, disse.   

O vereador Jadir Soares (Pepita), agradeceu a presença dos servidores públicos e comentou sobre os trabalhos das Comissões. “Agradeço todos os servidores. Os projetos chegaram a Câmara no dia 17 e como não daria tempo de colocar os projetos em votação na sessão do dia 21, as Comissões se reuniram em conjunto para analisar, dar os pareceres e apresentar os projetos em Sessão Extraordinária”.

O líder de governo na Câmara, Escrivão Parma destacou a importância do diálogo. “A Câmara e as Comissões foram ágeis no tramite do projeto para colocar em votação. Quero salientar o gestor público que tem sensibilidade e entende que é o funcionário público que toca a máquina pública. Todas as demandas do funcionalismo que estão chegando a Câmara foram satisfatórias e isso graças ao diálogo do Executivo com a categoria, isso é excelente”, completou Parma.

Vereadores participam da entrega de carrinhos para coletores de recicláveis

por Dirceu Portugal publicado 27/03/2023 15h05, última modificação 14/04/2023 11h00

O presidente da Câmara Edilson Martins e os vereadores Tio Leco e Naiany Hruschka Salvadori (segunda secretária da Mesa Executiva e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse), participaram no último sábado (25), da entrega - pelo prefeito Tauillo Tezelli - de 100 carrinhos destinados à coleta de recicláveis aos coletores que executam o serviço em Campo Mourão.

A entrega foi feita através da Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade (SEMAC), na Praça Alvorada, no Lar Paraná. Os carrinhos foram adquiridos com investimento de R$ 240 mil, viabilizados pelo município em parceria com o deputado federal Ricardo Barros, e cedidos aos coletores em forma de comodato.

Para o vereador Tio Leco – autor de uma Indicação Legislativa solicitando à prefeitura a compra dos carrinhos - contribuir para a aquisição dos carrinhos foi um sonho. “Entregar também foi um sonho. Os coletores também tinha esse sonho de conquistar um instrumento de trabalho próprio que proporcionasse menos esforços, menos gastos com manutenção e um dinheiro extra com a venda dos recicláveis”, disse Leco. “Pensava em conseguir carrinhos novos para os coletores antes mesmo de se tornar vereador, após ser eleito, através da articulação com o deputado Ricardo Barros, consegui realizar esse sonho, meu e deles”, completou.  

Ele contou às dificuldades que os coletores enfrentavam por falta de um carrinho próprio. “Às vezes os trabalhadores chegavam ao ferro velho e não encontravam mais um carrinho disponível, eles voltavam para casa e coletavam com sacos plásticos ou qualquer outro meio. Sem contar que se o coletor pegasse o carrinho do ferro velho ele era obrigado a dividir os lucros e só podia vender, ao dono do ferro velho. Agora eles também terão liberdade para vender a quem pagar melhor pelo quilo do produto”, lembrou Leco, que já foi coletor de reciclável. “Sei muito bem a dificuldade que eles enfrentavam, já passei por isso”.

Após a entrega, o vereador contou que já encontrou coletores com os novos carrinhos. “Nós estamos muito felizes, eu por proporcionar a alegria deles e eles por estarem com um equipamento novo. É a valorização dos coletores, é uma conquista de DEUS”, frisou Leco.  

Moradora no Jardim Pio XII, a coletora Helena da Silva, comemorou a conquista de um carrinho. “É uma maravilha ganhar meu próprio carinho porque eu trabalhava com um do ferro velho”, disse.

O coletor Edivaldo Bento não acreditou que estava recebendo um carrinho para trabalhar e ganhar seu sustento. “Não vou mais ter que dividir o pouco dinheiro que a gente ganha com o dono do carrinho. Nem estou acreditando. Estamos sendo reconhecido, com o nosso trabalho ajudamos  na limpeza da cidade”, contou.

 

Parlamentares de CM participam de encontro com desembargador Xisto Pereira

por Dirceu Portugal publicado 23/03/2023 15h30, última modificação 23/03/2023 15h50

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os vereadores Bina, Escrivão Parma (Líder de Governo) e Olivino Custódio, acompanhados do prefeito Tauillo Tezelli e do deputado estadual Douglas Fabrício, participaram no final da tarde da última quarta-feira (22), de um encontro com o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, no Palácio da Justiça, em Curitiba.

Entre outros assuntos, os parlamentares conversaram com Xisto Pereira sobre a usina fotovoltaica, a construção do Fórum e sobre o título de cidadão honorário, proposto pelo ex-vereador Miguel Ribeiro (Ín memoriam), que será entregue ao desembargador no segundo semestre deste ano.

Em julho de 2019, Xisto Pereira visitou Campo Mourão para a formalização da doação e visita ao terreno onde será construída a usina fotovoltaica. O espaço está localizado próximo a Vila Guarujá.

Conforme Xisto Pereira, toda a energia produzida pela usina será repassada para a Copel que irá abater no consumo do prédio do novo Fórum. A estrutura do Fórum será autossuficiente e irá consumir energia limpa.

O desembargador também visitou o terreno onde será construído o Fórum de Campo Mourão. Na obra serão investidos R$ 30 milhões. O antigo Fórum será reutilizado pela prefeitura.

 

 

Paulo Pilatte pede a expansão da coleta de lixo na Usina Mourão

por Dirceu Portugal publicado 22/03/2023 16h55, última modificação 22/03/2023 16h55

O vereador Paulo Pilatte protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, aprovado na última sessão ordinária, solicitando a empresa responsável pela coleta de lixo na Usina Mourão, a ampliação e modificação dos horários da coleta dos resíduos.

No documento, o parlamentar sugere a expansão para duas vezes na semana e modificação do atual horário da manhã para o período da tarde da segunda-feira.

Segundo Pilatte, as alterações são pedidos da comunidade residente na Usina. “A proposição atende reivindicações dos moradores da Usina, uma vez que a coleta de lixo vem sendo realizada às segundas-feiras no período da manhã, momento em que os proprietários das chácaras de aluguel ainda estão operando na limpeza do final de semana, não restando tempo hábil para retirar o lixo a ser recolhido pela Seleta. Solicitamos a alteração do horário da coleta para a parte da tarde na segunda-feira e a disponibilização de mais um dia na semana para o recolhimento do lixo. Apenas uma vez por semana não tem sido o suficiente”, disse.

O documento foi encaminhado para empresa responsável pelo recolhimento do lixo na Usina Mourão.

Edilson Martins protocola 31 indicações com sugestões de recapeamento asfáltico

por Dirceu Portugal publicado 22/03/2023 09h38, última modificação 22/03/2023 09h38

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins protocolou no Legislativo, 31 Indicações – todas aprovadas na última sessão ordinária – sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli o recapeamento asfáltico e operações tapa buracos em 20 bairros da cidade.

Entre eles estão, os Jardins, Santa Cruz, Aeroporto, Mário Figueiredo, Paulista, Isabel, Kimberlim, Ana Elisa, Alvorada, Bandeirantes, Antônio Toledo Silvera, Paraíso do Campo, Laura, Flora, Paulino, Pio XII, Conjunto Habitacional Montes Claros, Ilha Bela, Lar Paraná, Vila Candida e ruas do centro da cidade.

“A execução do recape asfáltico nas ruas é de extrema importância para melhorias, valorizações dos imóveis e para facilitar o tráfego dos moradores, proporcionando acesso mais rápido e seguro. Em algumas ruas há uma grande movimentação de veículos e buracos além de atrapalhar o trânsito, danificam a mecânica dos automóveis, gerando despesas aos proprietários”, lembrou Martins.

Os documentos foram encaminhados à prefeitura.

 

Comissões da Câmara aprovam reajustes dos servidores públicos municipais de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/03/2023 16h30, última modificação 21/03/2023 16h32

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão - membros das Comissões Permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento, Méritos Temáticos e Saúde, Educação e Segurança Pública, aprovaram na tarde desta terça-feira (21), durante uma reunião conjunta das quatro Comissões, os pareceres de 13 projetos de Leis de reajustes dos salários dos servidores públicos municipais de Campo Mourão.

Todos os pareceres receberam votos favoráveis dos presidentes e membros das Comissões Permanentes do Legislativo. Os 13 projetos - sendo 11 de autoria do Poder Executivo e dois da Mesa Executiva da Câmara - seguem para o plenário para votação e aprovação nas próximas sessões, nos dias 27 e 28.  

Entre as matérias, do Poder Executivo, que receberam pareceres favoráveis e seguem ao plenário para aprovação, estão os projetos 54/2023, que reajusta os valores da tabela de vencimentos, proventos e pensões dos servidores públicos municipais, e institui o plano de cargos e o sistema de evolução funcional dos servidores públicos, e o projeto de Lei 55/2023, que dispõem sobre o reajuste dos valores das tabelas de vencimentos e gratificações dos servidores ativos e proventos dos servidores inativos, pensões e o plano de cargos, carreira e valorização do grupo ocupacional do Magistério.

Já o projeto 56/2023 reajusta a tabela de vencimentos e institui o plano de cargos e carreira dos servidores públicos da Fundação Cultural. Os vereadores também deram pareceres favoráveis ao projeto 60/2023, que fixa novos valores do auxilio alimentação.

A Mesa Diretora da Câmara apresentou dois projetos de Leis, o 71/2023 que dispõem sobre o plano de carreira e organiza a estrutura administrativa dos servidores do Poder Legislativo e o 72/2023, que dispõem sobre a concessão do auxilio alimentação aos servidores ativos, efetivos e em cargos em comissões da Casa de Leis.

Após receber os pareceres favoráveis das Comissões, os projetos seguem ao plenário para aprovação nas sessões nos dias 27 e 28, deste mês.

As Comissões Permanentes da Câmara tem as seguintes composições; Comissão Permanente de Legislação e Redação – presidente Ibnéias Teixeira (Bina) e membros Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma) e Marcio Berbet. A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e membros Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.

A Comissão de Méritos Temáticos tem em seu quadro, o presidente Toninho Machado e membros, Tio Leco e Elvira Schen, e a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública conta com a presidente, Naiany Hruschka Salvadori e os membros Subtenente Macedo e Paulo Cesar Pilatte.

Bina representa Legislativo na Copa Centro-Oeste de Basquete

por Dirceu Portugal publicado 20/03/2023 11h35, última modificação 20/03/2023 11h35

O vereador Bina representou o Poder Legislativo no último domingo (19), durante a abertura e encerramento da maior competição de Basquete da Região de Campo Mourão, a 3ª Copa Integrado Centro-Oeste de Basquete.

O evento reuniu cerca de 200 atletas das categorias sub-14, 15 e 17 masculino, dos municípios de Ubiratã, Terra Boa, Cianorte, Boa Esperança, Mamborê, Juranda, Peabiru, Ivaiporã e Campo Mourão, nos Ginásios do Integrado, JK e Colégio Estadual.

Ao final das partidas, o evento contou também com a premiação e desafio de habilidades dos jogadores de Basquete. “É uma honra participar da premiação dessa modalidade esportiva que, cada vez mais vêm apresentando-se como um instrumento educacional, que visa o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que os mesmos possam desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais ao seu processo de desenvolvimento individual e social. Parabéns a todos os atletas pelo desempenho, dedicação e participação no evento”, comentou Bina.  

 

Ponto de ônibus é substituído após Indicação de Macedo

por Dirceu Portugal publicado 17/03/2023 17h20, última modificação 17/03/2023 17h22

Funcionários da secretaria de Obras da prefeitura de Campo Mourão substituíram na tarde desta sexta-feira (17), a estrutura metálica do ponto de ônibus, instalado em frente ao Mercado Municipal, na Avenida Goioerê, esquina com a Rua São Josaft, no centro da cidade.

A substituição aconteceu após o vereador Subtenente Macedo protocolar uma Indicação na Câmara, aprovada por unanimidade dos parlamentares, sugerindo o conserto de toda a estrutura do ponto de ônibus. “Os usuários do transporte público que utilizam o ponto me procuraram e reivindicaram melhorias, tendo em vista que a estrutura apresentava sérios problemas, praticamente sem condições de uso”, lembrou Macedo.   

A antiga estrutura além de estar danificada por conta de acidente de carros que acabaram atingindo o ponto de ônibus, o metal da cobertura apresentava inúmeros furos, em dias de chuvas molhava quem tentava se abrigar debaixo da cobertura, e ainda, a estrutura corria o risco de desabar. “A equipe da secretaria de Obras da prefeitura fez um trabalho perfeito, proporcionando mais segurança, bem estar e qualidade de vida aos usuários do transporte coletivo”, comemorou Macedo.  

Religiosos visitam a Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 17/03/2023 15h29, última modificação 17/03/2023 15h29

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Bina, Olivino Custódio, Elvira Schen, Paulo Pilatte, Escrivão Parma, Tio Leco e Miltinho Cidade Nova, recepcionaram nesta sexta-feira (17), no Legislativo, a visita do bispo diocesano, Dom Bruno Versari, líder da igreja católica na Região e do pároco da Catedral São José, André Camilo.

Na visita, os religiosos conversaram com os vereadores sobre projetos, revitalizações, zoneamento da cidade, recursos entre outras propostas para deixar a cidade ainda melhor. “Podem me chamar de cara de pau, quando encontro políticos, não tenho vergonha, peço recursos para investimentos em Campo Mourão”, disse o bispo.

Dom Bruno e o pároco André Camilo conversaram com servidores públicos e ao final da visita, No plenário da Casa de Leis fizeram orações, pedindo proteção a todos, às vésperas das comemorações do Dia de São José, padroeiro do município.

    

Doação de cabelos vai proporcionar mais alegria, energias positivas e dignidade aos pacientes que lutam contra o câncer

por Dirceu Portugal publicado 16/03/2023 10h50, última modificação 16/03/2023 10h56

Os vereadores do Poder Legislativo de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - na última sessão ordinária – o projeto de Lei, de autoria do vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Miltinho Cidade Nova, criando um programa de incentivo a doação de cabelos para pessoas em tratamento contra o câncer.

O programa - de acordo com o autor do projeto - tem por finalidade sensibilizar as pessoas para doarem cabelos para organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos, para produção de perucas. O adorno será distribuído gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda, em tratamento contra a doença.

“Conheci pessoas que fazem esse tratamento e por conta do sofrimento e da queda dos cabelos, possuem a autoestima abalada. A partir dessa triste situação busquei criar um projeto de Lei de incentivo a doação de cabelos para que essas organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos, pudessem produzir perucas e distribuir gratuitamente”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Segundo ele, a doação de cabelos além de ser uma ação humanitária é também uma questão de saúde pública. “Através do incentivo as doações, estamos levando um pouco mais de alegria, energias positivas, dignidade e fé aos pacientes que tanto sofrem com essa terrível doença. Essa ação vai interferir positivamente no psicológico e na qualidade de vida dos pacientes”, lembrou.

O projeto aprovado pela Câmara segue para ser sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli.

IDEB em debate na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 15/03/2023 16h03, última modificação 15/03/2023 16h03

IDEB em debate na Câmara de CM

Com plenário lotado da Câmara de Campo Mourão, secretários, diretores, professores, autoridades em Educação e membros da sociedade civil organizada debateram por cerca de três horas - na manhã desta quarta-feira (15) - a qualidade do ensino escolar “IDEB” no município.

A audiência presidida pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, do Legislativo, que tem como integrantes, os parlamentares Naiany Hruschka Salvadori (Presidente), Claudemir Macedo de Souza e Paulo Cesar Pilatte, foi realizada após um requerimento do vereador, Marcio Berbet.

“O principal ponto é saber o que nos podemos fazer em prol da sociedade de Campo Mourão. A Educação das crianças de hoje irá refletir daqui uns 20 a 30 anos. Sabemos que ficou um vácuo por conta do Covid-19 e muito me preocupou ver os últimos índices e perceber que nós não estávamos nas primeiras colocações. Precisamos saber o que fazer para melhorar esses índices. Acredito que o debate irá nos dar um norte”, disse o vereador, Marcio Berbet.

Em busca constante de melhorias na Educação no município, a secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, lembrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em Campo Mourão é real. “Nosso IDEB é muito real, não escondemos ou mascaramos os números. O IDEB é uma das métricas e ele não é somente o número da prova a cada dois anos. É muito mais que isso, é um histórico de ações que irão refletir nas próximas classificações”, lembrou Silveira.

Segundo ela, cerca de 10.500 alunos estão sendo atendidos. Para isso, o município investiu na conclusão de duas unidades de ensino e na reforma de 18 unidades. “Foram feitos investimentos em mesas digitais em 21 Cmeis, lousas digitais, aquisição de tablets, notebooks, abertura de 15 salas em Cmeis, investimentos no transporte escolar, melhorias na alimentação escolar, entre outros, além da valorização do magistério através do plano de cargos e carreiras, uma espera de 20 anos”.

As ações previstas, de acordo com a secretária, além de intensificar o reforço escolar e o acompanhamento pedagógico, é o de melhorar os resultados do IDEB. “São inúmeras outras ações que serão realizadas para melhorar muito os números do IDEB. Tudo isso é importante para melhorar a qualidade de ensino”, frisou ela. “Os CMEIs precisam criar vínculos, os alunos precisam estar/frequentar a escola, pois a evasão escolar também faz parte do processo do número do IDEB”, lembrou Silveira.

Ela chamou a atenção para a necessidade de uma rede de apoio. “A secretaria conta com uma assistente social e assistência ao educando que quando o professor informa que o aluno não compareceu - por exemplo - há cinco dias na escola, uma equipe se desloca até a residência em busca de informações sobre ausência do aluno na escola. Se for preciso vamos buscar o aluno em casa, pois não podemos ter evasão escolar. Isso faz os números do IDEB da escola despencar. A nota da prova não é o nosso problema, a evasão escolar e a repetência são”, destacou.

Para Marcio Berbet, a comunidade escolar, pais, alunos e servidores públicos que compõem a secretaria de Educação tem o papel importante de apoio e acompanhamento de todo o trabalho educacional. “Eles podem ajudar a identificar através desse trabalho, a necessidade do aluno e da escola e ajudar a elaborar projetos e inciativas que contribuam com as melhorias do ensino no município”, disse.  

Câmara debate qualidade do ensino escolar em audiência Pública

por Dirceu Portugal publicado 15/03/2023 08h45, última modificação 15/03/2023 08h55

A Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública da Câmara de Campo Mourão, preside na manhã desta quarta-feira (15), a audiência pública para tratar da qualidade do ensino escolar “IDEB” no município.

A audiência - solicitada pelo vereador Marcio Berbet - tem início às 09 horas no plenário do Legislativo e também pode ser acompanhada através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/61

A Comissão formada pelos parlamentares Naiany Hruschka Salvadori (Presidente), Claudemir Macedo de Souza e Paulo Cesar Pilatte convidou para o debate, o prefeito Tauillo Tezelli, a secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, diretores da rede de ensino municipal, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão – CODECAM, Fernando Yukio Mizote, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, e Clubes de Serviços de Campo Mourão.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

“A composição do (IDEB) é calculada como a média dos resultados padronizados do Saeb de português e matemática, multiplicados pela taxa de aprovação do Censo Escolar, e conforme o site “Edu”1, o município aplicou as notas regulares para 1ª a 5ª, já de 6ª a 9ª as notas foi abaixo da media. Neste sentido, a audiência visa esclarecer a população quais as caminhos o município de Campo Mourão pode trilar para melhorarmos a educação municipal, e também debater Politicas Públicas de desenvolvimento Escolar nos próximos IDEB”, explicou Berbet.

 

Naiany participa em CWB do Fórum de políticas pública e representatividade das mulheres na política

por Dirceu Portugal publicado 14/03/2023 16h03, última modificação 14/03/2023 16h03

A vereadora e segunda secretária da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori representou o Legislativo nesta terça-feira (14), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)- em Curitiba – participando do 1º Encontro de prefeitas e vereadoras do Paraná, organizado pelo Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos com o apoio da Procuradoria da Mulher da (ALEP).

Os palestrantes; deputada e Procuradora Cloara Pinheiro, deputada Mabel Canto e 1ª líder da bancada feminina, deputada federal e secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, coordenadora Executiva do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Dora Pires e Maria Helena Guarazi, do Ministério das Mulheres do governo federal, abordaram o tema Políticas Públicas e a representatividade das mulheres na política.

Também foram discutidos durante todo o evento, os temas; As mulheres no Parlamento, As mulheres em cargos no Executivo. As mulheres nos partidos políticos e A importância do Ministério da Mulher na construção de políticas públicas. 

Na conferência, debatedores e participantes analisaram a atual conjuntura política, o cenário da construção de políticas públicas para as mulheres, em âmbito nacional e estadual, a importância dos espaços de discussão e elaboração de projetos, o poder feminino e as estratégias para que as mulheres conquistem mais espaços nas esferas de poder.

“Esse é o momento de avaliarmos nossas conquistas até aqui e de traçarmos novos caminhos para alcançarmos os espaços de poder e a democracia plena que o Brasil tanto precisa”, destacaram os palestrantes.

Além de participar do evento, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, buscou projetos e investimentos para Campo Mourão.

 

Miltinho Cidade Nova sugere implantação de quadra de vôlei de areia e palco de eventos no Parque das Torres

por Dirceu Portugal publicado 13/03/2023 10h30, última modificação 13/03/2023 10h49

O vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova, protocolou duas indicações – aprovadas por unanimidade na última sessão ordinária do Legislativo – sugerindo a implantação de uma quadra de vôlei de areia e um palco de eventos no Parque Nelson Teodoro de Oliveira.

No caso da primeira obra sugerida ao prefeito Tauillo Tezelli, o vereador lembrou os pedidos feitos pela população. “Os moradores dos bairros próximos clamam pela implantação dessa quadra de areia para prática vôlei de areia e futevôlei. O interior do parque tem características ideais para implantar essa quadra. São mais duas opções de laser aos munícipes”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Segundo ele, no caso da implantação de um palco de eventos, com estrutura em alvenaria e base de concreto, também no Parque das Torres, além de ser um pedido dos moradores, o espaço iria possibilitar a realização de eventos de entretenimento e educativo à comunidade. “Desta forma também facilitaria para o município promover eventos e campanha, uma vez que o Parque tem grande circulação de pessoas diariamente e nos finais de semana”.

 

Pilatte sugere a perfuração de poço artesiano em Comunidade Rural Barreiro das Frutas

por Dirceu Portugal publicado 10/03/2023 16h32, última modificação 10/03/2023 16h32

O vereador Paulo Pilatte protocolou uma Indicação - aprovada na última sessão ordinária do Legislativo - sugerindo a articulação junto ao governo do estado, Ratinho Junior - para a perfuração de um poço artesiano - através do programa Água no Campo - na Comunidade Rural do Barreiro das Frutas, próximo a Associação de Moradores e Unidade Básica de Saúde da comunidade.

O programa Água no Campo, realizado pelo Instituto Água e Terra, em parceria com prefeitura, busca viabilizar a perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais e regiões mais isoladas, garantindo acesso à água de qualidade para as famílias paranaenses.

O objetivo do Água no Campo é melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida da população por meio de ações de saneamento básico. O Poço, que dá acesso a aquíferos para retirada de água subterrânea, consiste na perfuração, revestimento, filtro, pré-filtro, motobomba e vedação.

Segundo o vereador, a comunidade rural necessita da perfuração do poço para abastecer com água todos os moradores. “O pedido aprovado pelo plenário da Câmara é uma reivindicação da comunidade que precisa dessa obra. O poço irá facilitar a vida de todos os moradores”.

Foto e texto Dirceu Portugal.

 

CM fará economia de R$ 300 mil mês após Câmara assinar R$ 16 milhões em LED

por Dirceu Portugal publicado 10/03/2023 15h30, última modificação 10/03/2023 15h38

Economia de cerca de R$ 300 mil por mês, eficiência na iluminação pública e retorno do investimento em cerca de dois anos. Esses foram os pontos principais abordados durante a assinatura do contrato com a empresa que irá substituir a iluminação pública por lâmpadas de Led, em Campo Mourão.  

A assinatura do contrato foi feita na manhã desta sexta-feira (10), pelo prefeito Tauillo Tezelli, pelo presidente da Câmara Edilson Martins e pelos vereadores Olivino Custódio, Bina, Toninho Machado, Elvira Lima e Escrivão Parma (líder de governo na Câmara). O investimento será de R$ 16 milhões, deverá ser implantado em 26 etapas e deve durar cerca de 32 meses.

Em um primeiro momento, a troca vai iniciar pelas avenidas João Bento, Armelindo Trombini e Pedro Viriato, atravessando a cidade. Pelo estudo realizado, a implantação de luminárias de Led garante uma economia de 60 a 70 por cento no consumo.

“Parabenizo o prefeito pelo projeto, uma demanda antiga. Desde o início do primeiro mandato estamos conversando com pessoas envolvidas nesse projeto da substituição das lâmpadas tradicionais pelas de Led. Diariamente os vereadores fazem contatos com servidores da prefeitura por conta dos inúmeros pedidos de troca de lâmpadas queimadas. Às vezes um único contribuinte nos procura mais de três vezes por semana para trocar a mesma lâmpada queimada. A cidade vai ficar ainda melhor e mais iluminada com essa importante substituição”, comentou o presidente da Câmara Edilson Martins.   

O sistema de iluminação pública de Led é um dos requisitos iniciais para a cidade passar para o patamar de smart city (cidade inteligente). Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, a iluminação pública torna-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades.

“A administração municipal elencou como urgente políticas que incluam a gestão eficiente da iluminação pública, com medida eficaz, economicamente mais viável e ambientalmente mais responsável”, sintetizou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno dos Reis Pereira.

Ações do documento