Notícias
Câmara aprova regulamentação financeira do piso salarial dos enfermeiros
Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na tarde desta segunda-feira (18), durante a 7ª sessão extraordinária da 18ª Legislatura, o projeto de Lei 188/2023, de autoria do Poder Executivo, sobre a regulamentação da assistência financeira complementar - repassada pelo governo federal - do piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
O encaminhamento do projeto de Lei - por parte do Executivo - com tempo curto para avalição, estudo e aprovação das Comissões Permanentes da Casa de Leis, gerou críticas por parte dos parlamentares na hora do voto. “A título de conhecimento, o projeto chegou a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), no dia 13, realizamos reuniões dois dias depois e hoje estamos votando. Quando o projeto chegou tomamos todas as providências cabíveis para aprovar, por conta do prazo que estava por vencer. O trabalho do Legislativo é em favor de todas as classes”, comentou o presidente da (CFO), Jadir Soares (Pepita).
Ele destacou ainda, que o repasse não representa reajuste da classe. “Só lembrando que o município já realiza o pagamento do piso salarial dos enfermeiros. O projeto não representa aplicação de reajuste salarial da classe e sim o repasse dos valores da União”, lembrou Pepita.
O líder de governo na Câmara e membro da Comissão de Legislação e Redação, vereador Escrivão Parma, elogiou a categoria dos profissionais da Saúde. “Durante a pandemia da Covid-19, vocês enfermeiros realizaram um verdadeiro trabalho de médicos. Nós trabalhamos contra o tempo para analisar e aprovar esse projeto. Graças a Deus ele está sendo votado hoje”, disse.
Miltinho Cidade Nova parabenizou a classe com os trabalhos na pandemia. “Parabenizo também todos os vereadores que trabalharam unidos para aprovar rapidamente o projeto proporcionando esses recursos aos enfermeiros. Vocês foram médicos na pandemia, parabéns a todos”.
O presidente da Câmara, Edilson Martins, agradeceu os trabalhos dos vereadores e dos servidores para que o projeto fosse votado em plenário. “Esse projeto foi aprovado em tempo recorde, graças ao empenho de todos, principalmente dos vereadores e dos servidores. A categoria foi beneficiada pelo trabalho incansável de todos do Poder Legislativo”, comentou Martins.
O vereador Marcio Berbet, lembrou o trabalho dos parlamentares em relação ao projeto. “Somos representantes da população, legislamos e temos regras a serem seguidas para a validade do ato administrativo. O projeto chegou primeiramente para o Executivo e desde que nós recebemos o documento, atuamos com responsabilidade e com atenção para ser aprovado”.
Paulo Pilatte comentou o trabalho dos enfermeiros. “Vocês foram anjos na pandemia. Todo o reconhecimento será pouco, mas o reconhecimento financeiro também será feito, e servirá para tratar de forma digna as famílias de vocês”.
Toninho Machado agradeceu a Deus pelo voto favorável. “É justo que recebam o que é de direito. Agradeço a Deus pelo voto favorável a classe dos enfermeiros”, comentou.
Na próxima terça-feira (19), a Câmara vota o projeto em segundo turno em sessão extraordinária.
Olivino Custódio pede R$ 100 mil ao governo do estado para reformas em CMEI
O vereador Olivino Custódio protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão – aprovado na última sessão ordinária - solicitando ao governo do estado, através do secretário do Turismo, deputado estadual Marcio Nunes, recursos de R$ 100 mil para melhorias no Centro de Educação Infantil (CMEI) São José, localizado no bairro Jardim Alvorada.
Os recursos, de acordo com o vereador, serão utilizados na reforma do muro em torno da unidade básica de ensino municipal, na construção de uma calçada, na pintura do prédio, na substituição dos portões entre outras melhorias.
“Recentemente fui procurado por vários pais de alunos preocupados com a segurança de seus filhos, visto os casos de ataques contra crianças em abril deste ano em Blumenau (SC),em Itajaí (SC), Saudades (Oeste de Santa Catarina), São Paulo, Aracruz (ES), Sobral (CE), Barreiras (BA), em Realengo e na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Todos esses ataques resultaram em vítimas fatais de crianças e funcionários”, lamentou Custódio.
Segundo ele, a unidade municipal de ensino necessita de obras para dar mais tranquilidade às crianças, professores e aos pais. “O pedido de verba para a reforma no CMEI tem por objetivo dar mais segurança às crianças e também, mais praticidade aos profissionais da Educação que lidam diariamente com os desafios em seus trabalhos. As melhorias no CMEI irão contribuir para um ambiente mais seguro e adequado ao desenvolvimento das crianças, e assim proporcionará aos pais um alento sabendo que seus filhos estão sendo atendidos com mais zelo e segurança”.
Pepita sugere a instalação de caixa de água no interior do cemitério São Judas Tadeu
O vereador Jadir Soares (Pepita), apresentou na última sessão ordinária do Legislativo mourãoense, uma Indicação - aprovada por unanimidade – sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de uma caixa de água (reservatório), no interior do cemitério São Judas Tadeu.
A sugestão para a instalação do reservatório, segundo (Pepita), é para atender as reivindicações de pessoas que fazem manutenções e limpezas dos túmulos, localizados nos fundos do cemitério, próximo as Ruas João Maria Pereira Carneiro e Rua Tecla Mussak Brzezinski.
A Indicação foi encaminhada ao Poder Executivo.
Presidente da Câmara sugere a compra de um Stump Grinder para retirada de tocos
Edilson Martins - presidente da Câmara de Campo Mourão - apresentou em plenário uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a compra de um equipamento para retirar tocos, após o corte de árvores. O maquinário será utilizado pela secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB).
A ferramenta, Stump Grinder (destocador) conta com um disco de alta velocidade com dentes de metal que tritura o toco e as raízes em pequenas lascas, até uma profundidade de 40 centímetros, com baixa intervenção evitando estragos em calçadas ou em edificações.
“A aquisição do destocador irá proporcionar benefícios na retirada de tocos, além de agilizar o serviço e evitar que as calçadas sejam danificadas. Os trabalhos manuais realizados atualmente acabam destruindo todo o calçamento, pelo fato das raízes estarem em uma profundidade considerável”, comentou Martins.
Ele ressaltou ainda, que os tocos deixados após o corte de árvores, podem causar acidentes. “Essas raízes podem levar pessoas a tropeçar, ocasionando sérios problemas. Além da questão estética, pois eles deixam o espaço com aparência de abandono. A RPC, sucursal de Maringá, mostrou recentemente em uma matéria jornalística, a importância do equipamento utilizado pela prefeitura de Maringá, que além da agilidade proporciona economia nos serviços de retirada dos tocos”.
Martins lembrou que os restos de árvores podem servir de abrigo de animais peçonhentos. “Dependendo do lugar, serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas e outros tipos animais podem se abrigar nos tocos, por conta disso, consideramos de extrema importância à aquisição do destocador para o município”, disse.
Segurança no Trânsito será debatida em audiência pública na próxima semana na Câmara de CM
Na próxima segunda-feira (18), vereadores, representantes de órgãos públicos municipais, estaduais, federais, de clubes de serviços e a comunidade debatem, às 09 horas, em uma audiência pública no plenário do Legislativo de Campo Mourão, Segurança no Trânsito. O debate vai envolver temas importantes que afetam o dia-a-dia de autoridades, motoristas e pedestres, como; acidentes, fiscalização eletrônica e adequação da sinalização.
A proposta da audiência pública foi feita pelo vereador Marcio Berbet através de um requerimento aprovado por unanimidade dos parlamentares. “O debate tem com objetivo promover políticas públicas no trânsito, bem como, elencar os pontos de atenção e melhoria no município, trazendo à luz há situação atual do trânsito em Campo Mourão”, comentou Berbet.
Segundo ele, o debate visa também atender pedidos da população que solicitaram intervenção do Legislativo no trânsito de Campo Mourão. “Eles pontuaram um aumento de acidentes, intervenção na fiscalização eletrônica, e pedidos de melhorias nas sinalizações das vias com placas e pintura. Visa também esclarecer a população as dificuldades e melhorias no trânsito e debater politicas públicas para o desenvolvimento de um trânsito mais inteligente”.
Para debater o tema com diversas ramificações envolvendo o trânsito foram convidados, o prefeito de Campo Mourão, o secretário municipal de Planejamento, a secretaria de Obras e Mobilidade Urbana (SEIMOB), o diretor da Diretran, o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODECAM) e Associação Comercial e Industrial (ACICAM), representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do Centro Universitário Integrado, da Universidade Estadual do Paraná (Campus), do Núcleo Regional de Educação, do Ministério Público e da Policia Militar.
Bina representa Legislativo na abertura da 19ª dos Jogos Primários de CM
O vereador Ibneias Teixeira (Bina) representou o Poder Legislativo, na noite da última terça-feira (12), durante a abertura da 19ª Edição dos Jogos Primários, no ginásio de Esportes JK. Cerca de 30 estabelecimentos de ensino público e privado devem participar dos jogos em Campo Mourão.
No início do evento, uma apresentação circense da Companhia Arte Encenada elevou a euforia e a adrenalina de centenas de alunos que participavam da abertura dos jogos, que também contou com a apresentação das delegações e com o tradicional acendimento da pira e o juramento do atleta.
Os Jogos Primários são promovidos pela Fundação de Esportes e Secretaria Municipal de Educação. A disputa das 17 modalidades com alunos entre 6 e 11 anos (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), vai até dia 27 de setembro.
Nas duas semanas de competições serão disputadas as modalidades de atletismo, futsal, mini-basquetebol, mini-handebol, mini-voleibol, mini-futebol, natação, queimada, tênis de mesa, trilha, xadrez, cabo de guerra, corrida de pneu, corrida do saco, karatê, mini-futsal e dominó. As disputas acontecem em horário de aula, nas diversas praças esportivas do município, no Campus do Centro Universitário Integrado e na Assercam.
“Parabéns aos envolvidos no evento e sucesso a todos os competidores. A prática de esportes é benéfica não só para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Elas tornam-se mais confiantes e felizes com seu desempenho à medida que se aperfeiçoam em determinado esporte”, destacou o vereador Bina.
Câmara de CM homenageia professor e psicólogo com moção de congratulação
Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na manhã desta segunda-feira (11), após a sessão ordinária, a moção de congratulação ao professor, psicólogo e acadêmico de medicina, Frank Duarte, pelo trabalho realizado como professor mourãoense, incluso na galeria Internacional de Doutor Honoris Causa.
O autor da moção, vereador Marcio Berbet, lembrou a importância da honraria ao homenageado. “Ele é um eterno aprendiz, assim que o homenageado se define. O professor Frank Duarte, recebeu aprovação do Conselho Universitário da Emill Brunner University (Universidade Norte Americana) da condecoração do título de “Doutor Honoris Causa” na área de Ciências da Educação com ênfase a neuropsicopedagogia. Fico feliz em homenagear um amigo, que tenho apreço. A Câmara e a sociedade de Campo Mourão se sentem honrados em ter cidadãos que fazem parte da nossa convivência e que podemos chamar de amigo. Essa homenagem é merecida pelo seu trabalho desenvolvido em nosso município”, comentou Berbet.
O homenageado é professor universitário, têm quatro graduações, dez pós-graduações, mestrado, doutorado e atualmente é acadêmico de medicina. Há 16 anos se dedica a educação atuando na graduação, pós-graduação, mestrado e formação continuada de professores.
Vereadores da Câmara de CM participam da reinauguração Centro Social Urbano
O presidente da Câmara Edilson Martins e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina, Tio Leco, Marcio Berbet e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram nesta quarta-feira (06), junto com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto e o prefeito Tauillo Tezelli, da reinauguração do Centro Social Urbano (CSU), localizado no Jardim Country, em Campo Mourão.
O espaço recebeu investimentos que ultrapassam os R$ 4,4 milhões, sendo R$ 3,3 milhões contrapartida do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado (Coapes).
O novo CSU conta com a Unidade Básica de Saúde com todos os serviços médicos e odontológicos e passa a abrigar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Apoio Psicossocial -Álcool e Drogas (CAPS-AD).
A ampla estrutura de serviços de saúde foi complementada com uma quadra fechada e coberta, quadra externa de basquete, iluminação e alambrado; implantação de ATI e paisagismo. Em breve será instalado também um parque infantil.
No evento também foram entregues 10 veículos novos para a Secretaria Municipal de Saúde e assinada a ordem de serviço para construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), próximo a Santa Casa. A obra será realizada pelo governo do Estado.
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) será a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis-Comcam), que atende também os demais municípios da região. O investimento será de R$ 25,6 milhões e caberá ao município fiscalizar a obra. Após a conclusão, o espaço será destinado ao atendimento multiprofissional para exames e consultas.
Com um espaço moderno e adequado para as necessidades do atendimento à Saúde, o (AME) será gerenciado pelo Cis-Comcam.
Parlamentares participam da reinauguração do primeiro quiosque reformado no centro de CM
O presidente da Câmara Edilson Martins e os vereadores Bina, Marcio Berbet e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram nesta terça-feira (05), da reinauguração do primeiro quiosque reformado e adequado ao novo padrão definido pelo município em conjunto com os empreendedores.
Em 2021 e 2022, o vereador Marcio Berbet protocolou na Câmara de Campo Mourão, dois requerimentos direcionados ao Poder Executivo, solicitando informações sobre prazos e valores das renovações dos quiosques, situações dos alvarás e contratos de concessões. “Desde o início do mandato uma das preocupações era em relação aos quiosques de Campo Mourão, que estavam cedidos através de permissão ou concessão, com valores baixíssimos, sem contar o estado deficitário de conservação das estruturas”, comentou o vereador Marcio Berbet.
Segundo ele, outro problema era que a permissão ou concessão não permitia o repasse a terceiros. “A fiscalização encontrou irregularidades neste quesito que infringia um regramento do direito administrativo. Após conversas com a equipe da prefeitura, o Poder Executivo fez um projeto de Lei - aprovado por unanimidade na Casa de Leis - para que os quiosques fossem licitados, na modalidade concorrência pública. Após a minha contribuição, é uma satisfação participar da reinauguração do primeiro quiosque com um novo patrão no centro de Campo Mourão. O espaço ficou excelente, deixando a cidade ainda mais bonita e com uma melhor arrecadação para o município. Lembrando que essa arrecadação é revertida em benefício da população”, destacou Berbet.
A empreendedora Marcia de Cássia Nascimento investiu R$ 145 mil na revitalização do espaço, onde vai funcionar uma cafeteria e creperia. A concessão de uso é por 10 anos e a revitalização do espaço é por conta de cada empreendedor. "Era necessário regularizar a situação desses espaços públicos para garantir mais segurança jurídica aos empreendedores”, disse o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Legislativo de CM participa da abertura da 1ª Feira de Aviação e Tecnologias Agrícolas
Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina, Escrivão Parma, Marcio Berbet e o presidente da Câmara, Edilson Martins, participaram nesta sexta-feira (01), no hangar do aeroporto de Campo Mourão, da abertura Agro Air Show, a 1ª Feira de Aviação e Tecnologias Agrícolas, que se estende até o sábado (02, com demonstrações de aviões e drones de pulverização, espetáculo aéreo e oportunidades de negócios com aeronaves.
Na abertura do evento, membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM), entregaram ao prefeito Tauillo Tezelli e ao presidente do Legislativo, um projeto de revisão do Conselho Municipal de Turismo, que será analisado pelos treze vereadores da Casa de Leis.
A feira reúne mais de 25 expositores, palestras, voos de demonstração e mais de 30 aeronaves em exposição, além de food trucks e bate papos com empresários do setor. Representantes de três fabricantes de aviação, incluindo a Embraer, também devem marcar presença no evento.
“Esse evento será um marco na história da cidade e uma oportunidade para quem deseja ficar por dentro das inovações que estão moldando o futuro da aviação e da agricultura”, comentou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.
Além de palestras, a feira contará no sábado (02) com um espetáculo aéreo proporcionado pela equipe da Pro Tork, com manobras acrobáticas e uma exibição de habilidades de pilotagem.
“O aeroporto de Campo Mourão é um grande ativo para a cidade. Além de possibilitar a entrada de riquezas, investimentos e investidores, também é um local estratégico para saúde por exemplo, como nas doações de órgãos ou transporte de pacientes. Além disso, temos uma escola de aviação que já formou mais de 300 pilotos, que vêm do país todo estudar aqui”, destacou o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Beto Richa fala sobre emendas parlamentares e projetos em visita a Câmara de CM
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Bina, Tio Leco, Naiany Hruschka Salvadori, Escrivão Parma, Paulo Pilatte, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova e o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli recepcionaram na manhã desta sexta-feira (01), no plenário do Legislativo, o ex-governador e atualmente, deputado federal pelo Paraná, Beto Richa.
Richa conversou com os vereadores sobre as emendas parlamentares destinadas a Campo Mourão e sobre projetos para o desenvolvimento da cidade.
Câmara participa da abertura da semana da Pátria
O presidente da Câmara, Edilson Martins e os vereadores Bina, Miltinho Cidade Nova, Naiany Hruschka Salvadori, Escrivão Parma e Marcio Berbet participaram na manhã desta sexta-feira (01), em frente ao prédio da prefeitura de Campo Mourão, da abertura da Semana da Pátria.
A solenidade cívica em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil - com a execução do Hino Nacional Brasileiro e hasteamento das bandeiras - contou também com as presenças de alunos de escolas municipais e estaduais, autoridades do 11º, do Tiro de Guerra, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Câmara homenageia agricultores pioneiros do sistema Plantio Direto
O vereador Márcio Berbet e o presidente do Poder Legislativo, Edilson Martins, entregaram na noite da última quinta-feira (31), na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, durante o 10º Encontro sobre o sistema de plantio direto, votos de louvor aos produtores rurais, Antônio Álvaro Massareto, Joaquim Peres Montans e Ricardo Accioly Calderari, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória), pela contribuição dos agricultores no desenvolvimento do Plantio Direto no Brasil.
Introduzido no Brasil na década de 1970 para auxiliar no controle da erosão. O plantio direto consiste em um conjunto de práticas agrícolas baseado em três princípios, ausência ou revolvimento mínimo do solo, cobertura do solo com palhada e rotação de culturas.
O sistema de plantio direto é uma forma de manejo, onde a palha e os demais restos culturais derivados da colheita são deixados na superfície do solo. As operações de preparo do solo (aragem e gradagem) não são adotadas nesse sistema de produção, mantendo assim a palhada sobre o solo antes e depois do plantio.
Martins lembrou a contribuição dos produtores rurais com o sistema do plantio direto para o desenvolvimento da agricultura na região de Campo Mourão. “O plantio direto revolucionou a nossa agricultura e consequentemente alavancou o desenvolvimento dos municípios da região. Todas as contribuições e conquistas são méritos dos pioneiros, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Antônio Álvaro Massareto, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória)”.
De acordo com ele, os votos de louvor são singelas homenagens aos produtores que contribuíram para o desenvolvimento do Plantio Direto e consequentemente, da agricultura em Campo Mourão.
Parlamentares assinam contratos para revitalização no aeroporto e asfalto no Pio XII
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Bina, Tio Leco, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado, Elvira Schen Lima, Escrivão Parma, Marcio Berbet e Miltinho Cidade Nova participaram no final da tarde da última quinta-feira (31), da assinatura dos contratos para revitalização do acesso ao aeroporto e do asfalto no Jardim Pio XII.
O contrato de R$ 1,2 milhão para pavimentação foi assinado pelo prefeito Tauillo Tezelli com a empresa vencedora da licitação.
As obras serão realizadas no trecho da Rua Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Pio XII, no valor de R$ 212,7 mil, e a revitalização do acesso ao aeroporto com asfalto novo com pista dupla, paisagismo, calçamento e estacionamento e irá custar R$ 1.065.946,29.
No evento, também foram anunciados recursos de R$ 1,1 milhão recebido pelo município de emenda parlamentar do ex-deputado federal Rubens Bueno. São R$ 415 mil para aquisição de caminhão para a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão e região; R$ 510 mil para a entidade Fazenda da Esperança, além de R$ 225,8 mil de recurso suplementar.
Vereador Escrivão Parma sugere a perfuração de poços artesianos para atender comunidades
O líder de governo no Legislativo, vereador Escrivão Parma, protocolou duas Indicações, apresentadas e aprovadas na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, sugerindo ao Poder Executivo, a perfuração de dois poços artesianos, um na comunidade rural Pingo D'Agua e outro na obra social, Nossa Senhora da Gloria Fazenda da Esperança.
Parma sugere também a articulação junto ao governo do estado para a perfuração dos poços artesianos para atender as duas comunidades.
“A Indicação visa atender aos pedidos dos moradores da comunidade rural. No caso da obra social Nossa Senhora da Glória, a entidade presta serviços - sem fins econômicos - e necessita do poço artesiano para atender as pessoas em situação de risco e de exclusão sociais marginalizados - dependentes químicos, alcoólatras, presidiários, portadores do vírus HIV, mulheres grávidas, crianças e adolescentes desamparados - e qualquer outro grupo que necessite de apoio a recuperar sua dignidade humana, contribuindo para que se realize a fraternidade, objetivo da Fazenda Esperança”, comentou Parma.
Os documentos aprovados por unanimidade foram encaminhados ao Poder Executivo.
Tio Leco sugere a implantação de 12 faixas elevadas na Vila Guarujá
O vereador Tio Leco apresentou na última sessão ordinária da Câmara, diversas Indicações com sugestões para a implantação de 12 faixas elevadas na Vila Guarujá, em Campo Mourão. No documento, o parlamentar sugere também, a colocação de placas de sinalização, indicando a implantação do redutor de velocidade.
Entre as ruas com sugestões para a implantação de faixa elevadas estão; a Rua Lademiro Padilha entre a Rua Rosa llda Rodrigues de Almeida e Maria do Carmo Alves Pinheiro, Rua José Dega de Moura entre a Rua João dos Santos e Avenida Dr Miguel Batista Ribeiro, Rua Maria Cazetta de Oliveira, entre a Rua Maria do Carmo Alves Pinheiro e João dos Santos, na Rua Geraldo da Silva entre a Rua Pantanal e Rosa llda Rodrigues de Almeida, na Rua João Pedro Leal entre a Rua Pantanal e lrene de Moura dos Santos, Rua Pantanal entre a Rua Mário Epifânio e Avenida Dr. Miguel Batista Ribeiro, Rua lrene de Moura dos Santos entre a Rua Mário Epifânio e Avenida Dr Miguel Batista Ribeiro, Rua João dos Santos entre a Rua Mário Epifânio e Avenida Dr. Miguel Batista Ribeiro, Rua Maria do Carmo Alves Pinheiro entre a Rua Mário Epifânio e Avenida Dr. Miguel Batista Ribeiro, Rua Rosa llda Rodrigues de Almeida entre a Rua Mário Epifânio e Avenida Dr. Miguel Batista Ribeiro.
O parlamentar também sugeriu a implantação de faixas elevada e as placas de sinalizações na Rua Mário Epifânio entre a Rua lrene de Moura dos Santos e Avenida Dr' Miguel Batista Ribeiro e na Rua Alvino Lopes de Souza entre a Rua Irene Moura dos Santos e a Avenida Dr. Miguel Batista Ribeiro.
No Conjunto Habitacional São Francisco e no Jardim Copacabana, o vereador sugeriu a implantação de faixa elevada e placas de sinalizações na Avenida Manoel Nogueira entre a Travessa Berthier Silveira e Rua Vereador José Dutra de Almeida Lira e na Rua João Xavier Padilha, no Jardim Copacabana.
“As Indicações visam atender aos pedidos dos moradores da Vila Guarujá, Jardim Copacabana e do Conjunto Habitacional São Francisco, tendo em vista a preocupação em relação a alta velocidade dos veículos que transitam nas vias onde foram sugeridas as implantações de faixas elevadas, e da colocação de placas de sinalizações”, comentou o vereador Tio Leco.
Câmara de CM recebe equipe técnica da Sanepar
O presidente da Câmara, Edilson Martins e os parlamentares Bina, Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Toninho Machado, Marcio Berbet e Tio Leco receberam nesta terça-feira (29), o Coordenador Comercial da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Marcos Melniski, o Técnico do Setor de Planejamento, Sergio Vicente e o Gestor de Atendimento, Maikon Furtado.
A equipe técnica da empresa pública de saneamento apresentou aos vereadores dois programas, um social e outro com caráter ambiental; Tarifa social e Fatura digital.
O programa Tarifa social foi implantado pela companhia com o propósito de beneficiar as pessoas de baixa renda, através da tarifa residencial diferenciada. Para ter direito ao benefício, as pessoas devem seguir algumas exigências da Sanepar; imóveis com áreas construídas de até 70 m² (setenta metros quadrados), para fins residenciais.
O consumo mensal deve ser de até 10m³/mês e para as famílias com mais de quatro pessoas e consumo superior a 10m³/mês, deverá ser considerado o consumo de até 2,5m³/mês por residente no imóvel. A renda da família residente no imóvel deve ser de até ½ salário mínimo por pessoa ou de até dois salários mínimos (federal) para imóveis com até quatro ocupantes, vigente na data de solicitação do benefício.
Para realizar o cadastramento ou o recadastramento no benefício, é necessário apresentar ou enviar os seguintes documentos: Conta mensal de serviços de água e esgoto da Sanepar; IPTU atual do imóvel, documento de autorização da prefeitura ou de autoridade superior;
Do(s) morador (es): RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de 18 anos;
Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Caso não possua comprovante de renda, o cliente deve apresentar documento comprobatório de serviços autônomos expedido por associação de moradores ou clubes de serviços, onde é necessário constar a renda recebida, e em anexo, cópia da Ata da nomeação do presidente da entidade.
Se o usuário estiver cadastrado em algum benefício do Governo Federal, Estadual ou Municipal deverá ser apresentado o último extrato contendo o valor recebido. O cadastramento terá validade de 24 meses, podendo ser renovado por igual período mediante comprovação documental e atendimento aos critérios.
A equipe da Sanepar também apresentou um programa voltado à consciência ambiental. Os dados da sua conta de água/esgoto e serviços estão disponíveis também em formato digital. O cliente tem a possibilidade de receber a conta por e-mail e/ou no aplicativo Sanepar Mobile.
Para fazer adesão, é necessário fazer a atualização do aplicativo Sanepar Mobile para ter disponível a nova funcionalidade e também, confirmar as informações cadastrais e registrar um e-mail para recebimento da Fatura Digital.
O cliente pode realizar a adesão da Fatura Digital em todas as matrículas vinculadas ao seu CPF/CNPJ, individualmente.
Câmara participa das comemorações do Dia do Soldado e aniversário do TG
O presidente da Câmara, Edilson Martins participou nesta sexta-feira (25), no Tiro de Guerra (TG), em Campo Mourão, da formatura e das comemorações alusivas ao Dia do Soldado e do aniversário de 28 anos da instalação do TG 05-019, no município.
Também participaram do evento, assessores dos vereadores Escrivão Parma, Toninho Machado e Subtenente Macedo, autoridades locais, familiares dos atiradores e amigos do TG.
“Parabéns pela dedicação e comprometimento dos soldados e da equipe do Tiro de Guerra”, comentou o presidente da Câmara, Edilson Martins.
Câmara participa das assinaturas dos contratos de reformas de dois CMEIs e do Mario Quintana
Os vereadores Bina e Marcio Berbet participaram nesta sexta-feira (25), da assinatura do contrato e da ordem de serviços de reforma de dois CMEIs e da escola Mario de Miranda Quintana. Ao todo será investido com recursos do município cerca de R$ 1,2 milhão nos CMEIs Doce Magia, Milton Luiz Pereira e na Escola Municipal Mario Quintana.
O maior investimento será realizado no CMEI Doce Magia, no valor de R$ 602,6 mil para reforma geral. “Podemos perceber o quanto o ensino da escola pública no município melhorou. A escola municipal não zela apenas pela estrutura física, capacita toda a estrutura de profissionais envolvidos na educação dos alunos do município, sem contar no cuidado com a alimentação dos estudantes. Todos estão de parabéns”, disse Berbet.
No CMEI Milton Luiz Pereira, além da reforma, serão feitas ampliações na estrutura educacional. “Só em obras em andamento na Educação o investimento passa de R$ 10 milhões. Além de melhorias e mais segurança para alunos e servidores, a execução dessas obras gera centenas de empregos na construção civil e aquecimento do comércio”, comentou o prefeito Tauillo Tezelli.
Câmara participa da apresentação da Comissão Organizadora dos Jogos ‘Paraná Bom de Bola’
O presidente da Câmara, Edilson Martins e o vereador Bina participaram nesta quinta-feira (24), da apresentação da comissão organizadora do 3º Jogos Paraná Bom de Bola, fase final. Os jogos irão ocorrer nos dias 05 a 08 e 26 a 29 de outubro, em Campo Mourão.
Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida - este voltado a pessoas de mais idade. O projeto oferece o futebol de campo dividido em quatro categorias, desde jovens a partir dos 15 anos até pessoas de 50 anos ou mais.
Além disso, a competição busca desenvolver e valorizar o futebol feminino, promover a saúde e contribuir com o fomento ao turismo já que o evento, somadas todas as fases, movimenta diversos municípios.
Na fase final que irá acontecer em Campo Mourão, em outubro, cerca de 1.100 atletas e dirigentes esportivos participam do evento que irá movimentar a cidade. “É um prazer enorme trazer para o município um evento desta magnitude que movimenta todas as áreas, principalmente o comércio, dando uma alavancada na economia. Parabéns a todos os organizadores. O esporte não é um gasto e sim um investimento. Hoje custa menos e é mais saudável incentivar as nossas crianças a praticar esportes do que no futuro ter problemas com elas e ter de usar a repressão contra elas”, comentou Bina.
Vereadora Naiany Hruschka Salvadori ministra palestra na Câmara dos Deputados em Brasília
A vereadora e Procuradora da Mulher na Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori participa na tarde desta terça-feira (22), em Brasília, do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.
A parlamentar mourãoense ministra palestra no segundo painel de debates com o tema ‘Orçamento da Procuradoria da Mulher nos Municípios’.
O evento reúne vereadoras, deputadas e senadoras que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher dos legislativos de todo o país e discute - em painéis - a Cooperação entre os órgãos e os benefícios do trabalho em rede.
Na mesa de abertura - apresentação das Procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal com as palestrantes;
- Deputada Soraya Santos - Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados
- Deputada Iza Arruda - Coordenadora da Bancada Feminina da Câmara em exercício.
- Deputada Yandra - Coordenadora-Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política
- Senadora Zenaide - Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal
- Senadora Daniella Ribeiro - Líder da Bancada Feminina do Senado e Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
No painel I, será debatido a cooperação entre os órgãos com as palestrantes;
- Edilene Lobo - Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
- Bianca Stella Azevedo Barroso - Ouvidora das Mulheres no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)
- Raquel Branquinho, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Violência Política de Gênero Ministério Público Eleitoral (MPE)
- Renata Gil - Diretora do Instituto Nós por Elas; ex-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; idealizadora da Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica
- Daiane Nogueira de Lira - Indicada pela Câmara dos Deputados para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
No painel II, será debatido os benefícios do trabalho em rede com as palestrantes;
- Deputada Maria Rosas - Primeira Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados
- Deputada Any Ortiz - Segunda Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados
- Deputada Delegada Ione - Terceira Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados
- Leandre Dal Ponte - Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná
- Naiany Salvadori - Vereadora de Campo Mourão/PR
- Kaliana Kalache - Diretora de Políticas Públicas na Meta.
Vereador sugere a construção de parques e praças em quatro bairros de CM
O vereador Jadir Soares (Pepita) apresentou na última sessão ordinária da Câmara, diversas indicações de obras em Campo Mourão. Em quatro delas, o parlamentar sugere a construção de parques, academias de terceira e primeira idade, pista de caminhada e uma praça na comunidade de São Benedito.
“A sugestão de obras na comunidade rural tem por objetivo atender as reivindicações dos moradores. Com uma área de lazer e um local para prática esportiva, os moradores da comunidade terão melhor qualidade de vida”, lembrou (Pepita).
Ele sugeriu também, para atender aos pedidos dos moradores do Jardim América, a construção de uma academia para primeira e terceira idade, a ser construída no espaço entre a Rua Galo-da-Serra e Rua Prefeito Rosalino Mansuetto Salvadori.
Para o bairro Conjunto Habitacional Parigot de Souza, o parlamentar sugeriu a construção de uma academia da primeira e da terceira idade. A sugestão é para que as duas academias sejam implantadas na Praça Abelar Gonçalves Neto, na Rua Eucalipto.
O vereador sugeriu em outra Indicação, a construção de um parque municipal no bairro Jardim Pio Xll, com espaço para área de lazer, incluindo uma academia da primeira e da terceira idade, além de uma pista de caminhada. “A construção de um parque irá beneficiar inúmeros moradores. O espaço parque traz bem estar, tranquilidade, proporcionando qualidade de vida, além de benefícios a saúde mental, com a prática de atividades físicas”, disse.
Vereador pede ao governador visita oficial e reformas no colégio Agrícola de Campo Mourão
O vereador Marcio Berbet apresentou na última sessão ordinária da Câmara, um requerimento de urgência, solicitando ao governador Ratinho Junior, reformas no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Ele pede também a visita do governador às instalações da unidade de ensino público em Campo Mourão. O documento foi aprovado em plenário por unanimidade e será encaminhado ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
No requerimento, Berbet solicitou reformas, ampliações e a construção de novas salas de aula, e de um alojamento feminino. “O colégio agrícola atende cerca de 250 alunos de todo o estado, proporcionando diariamente aos adolescentes, a oportunidade de aprender e praticar a agricultura familiar e ao final do curso, tendo a formação como técnico agrícola”, comentou o parlamentar.
Segundo ele, o estabelecimento de ensino público tem um histórico no Paraná. “É o maior do Estado e um celeiro de formandos em agronomia, medicina veterinária e outras áreas ligadas à agricultura e pecuária familiar. A realidade da escola é precária, com salas de aulas apertadas e algumas com parede de madeira. No meio do pátio há uma fossa que transborda, levando mau cheiro em todo o ambiente escolar”, contou Berbet, após uma visita ao colégio.
Ele explicou ainda, que as alunas são obrigadas a sair de suas residências muito antes do dia nascer. “O colégio não possui sequer um alojamento feminino e por conta disso, as alunas saem de suas casas de madrugada - por volta das 04 horas, retornando às 21 horas. O colégio necessita de um alojamento feminino para facilitar a vida das estudantes. A intenção desse requerimento é de que sejam realizadas melhorias e novas construções, para proporcionar aos alunos um ambiente seguro e adequado, às necessidades e bem estar dos estudantes, tendo em vista, o reconhecimento do colégio em todo o estado”.
Câmara aprova projeto de Lei reconhecendo "esports" ou "eSports" como modalidade esportiva
Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de autoria do parlamentar, Márcio Berbet reconhecendo a prática eletrônica denominada "esports" ou "eSports" como modalidade esportiva em todo o município.
A prática ocorre em uma plataforma digital e envolve dois ou mais competidores ou equipes, em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência com recursos das tecnologias da informação e comunicação ou outra tecnologia similar, com a mesma finalidade. “É um conceito relativamente novo, mas o jogo competitivo sempre esteve presente. O primeiro torneio de vídeo games ocorreu há mais de 45 anos na Universidade de Stanford”, comentou Berbet.
A prática esportiva, de acordo com o projeto, tem os seguintes objetivos; a inclusão e acessibilidade a todos os interessados pela modalidade esportiva, o desenvolvimento intelectual e cultural dos competidores, fortalecendo o raciocínio e habilidade motora de seus praticantes, além de propiciar a prática esportiva educativa, levando os jogadores a se entender como adversários e não como inimigos, na origem do jogo justo (fair play), para a construção de identidades, baseada no respeito, na valorização da boa convivência, cidadania, diversão e aprendizagem para os praticantes da modalidade sejam crianças, adolescentes ou adultos.
O crescimento dos "esports" tem sido acelerado. Os patrocinadores levaram os torneios de pequenos salões para grandes centros de convenções e fizeram dos jogos uma lucrativa escolha de carreira. A última peça do quebra-cabeça foi o surgimento da transmissão ao vivo através de plataformas como o Twitch, permitindo que jogadores em todo o mundo conseguissem uma renda estável sem ter que viajar e ganhar dinheiro em torneios.
O autor do projeto lembra que no Brasil mais de 7,8 milhões de pessoas acompanham o setor e 11,4 milhões de brasileiros jogam competitivamente. “O país é líder na América Latina e o 3º maior do mundo nos jogos eletrônicos, atrás apenas dos EUA e China. O esporte eletrônico "esports" necessita do reconhecimento por parte do Ministério do Esporte”, diz.
Berbet acredita que o reconhecimento no município atribui uma série de benefícios e garantias que o poder público, atuando como fomentador de uma modalidade e sua disseminação nos termos constitucionais do esporte como benefício para a sociedade.
Pioneiros do Plantio Direto são homenageados com votos de louvor pela Câmara de CM
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, apresentou na última sessão ordinária, três requerimentos para a entrega de votos de louvor aos produtores rurais, Antônio Álvaro Massareto, Joaquim Peres Montans e Ricardo Accioly Calderari. A homenagem é pela contribuição dos agricultores no desenvolvimento do Plantio Direto no Brasil, que completa 50 anos.
A técnica agrícola é um sistema no qual o plantio ocorre sem revolvimento do solo, ou seja, sem aração ou gradagem leve como acontece no plantio convencional. Com a utilização de semeadora específica, as sementes são depositadas em um sulco ou cova - com profundidade e largura adequadas - e em que haja manutenção da cobertura do solo (palhada/cobertura morta). O sistema de plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo e fundamental para garantir as características físicas, químicas e biológicas do solo.
O plantio direto tem efeitos positivos sobre o ambiente por reduzir o uso de insumos de origem fóssil, tais como combustíveis e fertilizantes e por contribuir para o sequestro de carbono no solo reduzindo, com isso, o aquecimento global. A técnica reduz erosão e perda de nutrientes, evita assoreamento de rios, enriquece o solo com matéria orgânica na superfície, evita a compactação do solo, com aração e gradagem, resultando em menor uso dos tratores e menor desgaste do solo.
De acordo com Martins, o plantio direto e um exemplo de tecnologia implantada em Campo Mourão na safra de 1973, para revolucionar a agricultura. Nosso município foi o segundo na história a adotar o plantio Direto. “Todas as contribuições e conquistas para a evolução da agricultura em nosso município são méritos dos pioneiros, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Antônio Álvaro Massareto, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória). Os votos de louvor são singelas homenagens aos produtores que contribuíram para o desenvolvimento do Plantio Direto e consequentemente, da agricultura em Campo Mourão”, comentou o presidente da Câmara, Edilson Martins.
Governo do estado irá contratar empresa para elaborar projeto para restaurar e ampliar capacidade da BR-487 em CM
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, informou através de ofício a existência, na Superintendência Regional Noroeste, do contrato CO078/2021DT com o objeto da contratação de empresa de consultoria para elaboração de projeto executivo de engenharia para restauração e ampliação da capacidade da rodovia PR-487, entre km 180,50 e km 241,92 denominado Rio Muquilão, totalizando 61,42 km de extensão. “O lote 02 em Campo Mourão contempla as principais reivindicações do processo”, diz o ofício encaminhado pelo secretário a Câmara de Campo Mourão.
No ano passado, o vereador Escrivão Parma líder de governo no Legislativo, apresentou um requerimento - aprovado por unanimidade - direcionado ao secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, solicitando obras na BR-487, próximo ao Posto Tio Patinhas, duplicação ou a criação de locais para ultrapassagem no trecho entre o trevo de acesso a Luiziana/Cascavel até próximo a Usina Mourão e melhorias na entrada e na saída do acesso aos loteamentos em torno do lago da usina.
O pedido das obras em três pontos da rodovia, segundo o líder de governo, tem por objetivo facilitar e melhorar o acesso dos motoristas as vias de ingresso ao centro da cidade. No caso da duplicação, Parma justificou a obra pela quantidade de veículos de funcionários da Coamo, de proprietários de terrenos, de usuários das áreas de lazer na usina e de pessoas que frequentam eventos nos finais de semana.
“Não há acostamento adequado e o acesso fica próximo a uma curva perigosa da rodovia. Além desse risco iminente, o local concentra nos finais de semana, shows artísticos com grande número de pessoas e veículos. Ao término dos shows fica evidente a necessidade de um local adequado e seguro de acesso a BR 387”, comentou Parma.
Câmara homenageia com Voto de Louvor triatleta medalhista de ouro na Espanha
O vereador Marcio Berbet entregou nesta terça-feira (15), na sala da presidência da Câmara, um voto de louvor ao triatleta, Henrique Pedroso, pela conquista da medalha de ouro no mundial de Aquabike, em Ibiza, na Espanha.
Os vereadores Bina, Tio Leco, Toninho Machado e o presidente do Legislativo Edilson Martins também participaram da entrega da homenagem ao triatleta.
O requerimento do voto de louvor de autoria do parlamentar, Marcio Berbet, foi aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores.
A competição foi realizada no último domingo (13), durante o World Triathlon Multisport Championships, na Espanha. O triatleta nadou três mil metros e percorreu 116 Km de bicicleta.
Em novembro do ano passado, Henrique conquistou o primeiro lugar em Abu Dahbi (na capital dos Emirados Árabes Unidos) e o terceiro lugar na Eslováquia.
“A homenagem é o resultado alcançado pelo excelente trabalho e dever cumprido, tendo em vista a dedicação e empenho do triatleta”, destacou Berbet.
Apagão nacional obriga vereadores a realizar 'sessão relâmpago' em frente ao prédio
Um apagão nacional na manhã desta terça-feira (15), que também deixou Campo Mourão sem luz por uma hora e três minutos, obrigou os vereadores da Câmara de Campo Mourão, a realizar uma ‘sessão relâmpago’ em frente ao prédio. A sessão teve duração de três minutos.
O próximo encontro dos parlamentares em plenário foi transferido para a próxima quarta-feira (16), às 09 horas.
A sessão de hoje estava prevista para iniciar às 09 horas, mas às 08h30 houve a queda de energia, retornando apenas às 09h33.
Com o apagão em todas as dependências da Câmara, o presidente do Legislativo, Edilson Martins, fez a abertura, o comunicado da transferência da data da sessão, registrou a presença dos 13 parlamentares e encerrou os trabalhos.
A ‘sessão relâmpago’ foi realizada em frente à Câmara. “Foi o local mais adequado tendo em vista que no interior do prédio estava escuro”, comentou Martins.
Parlamentares participam de evento em comemoração ao dia do Advogado e da criação da subseção da (OAB) em CM
O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram na manhã desta sexta-feira (11), na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campo Mourão, de um evento ecumênico em comemoração ao Dia do Advogado e pelos 45 anos da criação da subseção da (OAB), em Campo Mourão. O padre Adilson Mitinoru Naruishi e o pastor Antônio Ibanez Junior (Toninho) participaram do culto ecumênico e abençoaram os profissionais Advogados.
“É um dia marcante para nós Advogados, um dia de luta, do compromisso de estar sendo atualizado constantemente e de estar à frente do conhecimento e do saber. É um dia de marcar essa data e mostrar não só para os advogados, mas para a sociedade a importância da profissão. Também estamos comemorando os 45 anos da criação da subseção da OAB em Campo Mourão”, disse o presidente da OAB, em Campo Mourão, Andrey Legnani.
Câmara homenageia militares durante cerimônia dos 169 anos da PM
O presidente da Câmara de Campo Mourão Edilson Martins e os parlamentares subtenente Macedo, Naiany Hruschka Salvadori, Bina, Paulo Pilatti e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram nesta quinta-feira (10), no anfiteatro do Colégio Integrado, da solenidade alusiva aos 169 anos da Polícia Militar.
No evento, o segundo vice-presidente da Mesa Executiva da Casa de Leis, Subtenente Macedo, homenageou os policiais militares, cabo Marcia Myskiw de Paula e o soldado, Mateus de Almeida Coelho, com votos de Louvores, pela excelência no atendimento a uma ocorrência envolvendo uma criança de três anos.
“Eles foram chamados para atender uma ocorrência de uma possível obstrução de vias aéreas de uma criança de três anos, realizaram os procedimentos de desobstrução de vias e criança retomou a frequência respiratória. A criança foi atendida na sequencia por uma equipe do Corpo de Bombeiros que encaminhou ao hospital Santa Casa de Campo Mourão. A ação dos policiais foi à prova cabal da dedicação, além do cumprimento do dever. Essa singela homenagem reconhece o excelente trabalho e o desempenhado pela equipe, haja vista o ato de bravura e humanidade”, contou Macedo.
No evento, a PM também entregou medalhas de Menção Honrosa do Mérito Pessoal, medalhas de prata e ouro aos policiais que completaram 30 e 20 anos, respectivamente, de serviços prestados.
“É gratificante poder prestar as homenagens aos valorosos policiais militares que colocam a vida em risco todos os dias, sempre pensando no bem maior que é a coletividade. A corporação da Polícia Militar merece o reconhecimento e homenagens dos mourãoenses pelos relevantes serviços prestados em nossa cidade”, disse o presidente da Câmara, Edilson Martins.
Ações do documento