Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 07/10/2024 15h57
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Tião do Karatê é designado a exercer a Ouvidoria da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/01/2025 12h08, última modificação 21/01/2025 12h08

O parlamentar Tião do Karatê (PP), primeiro secretário da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, foi designado - na última sexta-feira (17) - a exercer a função da Ouvidoria da Casa de Leis, órgão de diálogo entre o Poder Legislativo, o cidadão e a sociedade mourãoense.

De acordo com a Lei da criação da Ouvidoria, a função da Ouvidoria deve ser exercida preferencialmente pelo 1º secretário a cada nova legislatura.   

Além da interlocução, a Ouvidoria da Casa de Leis será um canal aberto para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras manifestações relacionadas ao funcionamento do Legislativo. 

 

Parlamentares participam das comemorações dos 70 anos da Santa Casa de CM

por Dirceu Portugal publicado 17/01/2025 11h10, última modificação 17/01/2025 11h10

O 1º vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, professor Geraldo e os parlamentares Tião do Karatê (1º secretário), Hélio HG (2º secretário), Sidnei Jardim, Marcio Berbet, Eliane do Café, e subtenente Macedo, participaram das comemorações dos 70 anos do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

O complexo hospitalar está sob intervenção do governo do estado desde fevereiro de 2024, sendo administrado por uma nova equipe.

“Saúde é primordial. O investimento na Saúde deve ser feito de forma consistente e eficiente, dessa forma parabenizo todos os envolvidos na Saúde e principalmente, pelo trabalho realizado na Santa Casa”, comentou o 1º vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, professor Geraldo.   

O prefeito Douglas Fabrício mencionou que a Santa Casa é um instrumento de salvar vidas não só da cidade de Campo Morão, mas também da região e também do Estado do Paraná. “É uma história linda de 70 anos, sempre vencendo barreiras, dificuldades, mas também salvando vidas. E sempre estamos muito comprometidos em fazer com que o Hospital cada vez mais se fortaleça no bom atendimento da população, humanizando, fazendo com que todos sejam respeitados”, disse.

NOTA DE FALECIMENTO

por Dirceu Portugal publicado 16/01/2025 15h40, última modificação 16/01/2025 16h30

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares ‘Pepita’, decretou nesta quinta-feira (16), luto oficial de três dias no Poder Legislativo, pela morte do ex-vereador Walter Zamoro. Ele tinha 77 anos e faleceu na manhã desta quinta-feira (16). O velório será a partir das 17h30 na Capela do Prever e o sepultamento acontece na sexta-feira (17), às 10 horas, no Cemitério municipal São Judas Tadeu. Zamoro deixa esposa, quatro filhos e três netos.  

O presidente do Legislativo, Jadir Soares ´Pepita, lamentou a perda do colega e ex-parlamentar Zamoro e manifestou condolências à família enlutada. Walter Zamoro foi eleito em 2000 pelo antigo (PPS), atualmente Cidadania, com 563 votos, assumindo a cadeira na Câmara de Campo Mourão para a gestão 2001 a 2004.   


Conheça as Comissões Permanentes da Câmara de CM para a próxima Legislatura

por Dirceu Portugal publicado 13/01/2025 16h48, última modificação 13/01/2025 16h48

A Câmara municipal de Campo Mourão possui quatro Comissões Permanentes com papeis centrais no Legislativo; a Comissão Permanente de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento, Méritos Temáticos e Saúde, Educação e Segurança Pública.  

Elas são responsáveis por fazer todo o estudo que envolve a temática apresentada. Cada uma delas com três vereadores - indicados pelos Colégios de Líderes - estudam cada proposição apresentada, recolhem o maior número de informações possível, debatem com a comunidade por meio de audiências públicas e após todos esses levantamentos, apresentam ao Plenário.

A Comissão de Legislação e Redação tem a competência de se manifestar sobre os aspectos constitucionais, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de proposições sujeitas à apreciação da Câmara ou de suas Comissões, para efeito de admissibilidade e tramitação.    

Já a Comissão de Finanças e Orçamento cabe opinar sobre matérias referentes a instituição e a arrecadação de tributos da competência do município, planejamento municipal, plano plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, questões financeiras entre outros assuntos.  

A Comissão de Méritos Temáticos examina e emite pareceres sobre proposições que abordem a política de desenvolvimento econômico e social do município. Já a Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública é responsável pela manifestação em questões de proposições relacionadas a saúde pública, assistência social, higiene, assistência sanitária e alimentos, nutrição, praticas esportivas e lazer, além de temas envolvendo educação, fiscalização, acompanhamento de programas e políticas governamentais e de segurança pública, entre outros temas.    

Em resumo, as Comissões Permanentes desempenham um papel central no Poder Legislativo. Elas aprofundam os estudos de temas específicos, recolhem o maior número de informações possíveis, promovem um debate democrático com a comunidade por meio de audiências públicas, fiscalizam o Poder Executivo e contribuem com a qualidade das Leis produzidas.

 

Trabalhos das Comissões Permanentes da Câmara retornam após recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 08/01/2025 18h10, última modificação 09/01/2025 11h38

No retorno das sessões ordinárias, em fevereiro, o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares ‘Pepita’, se reúne com os membros da Mesa Executiva e com Colégio de Líderes do Legislativo, para definir os parlamentares que irão compor as quatro Comissões Permanentes da Casa de Leis. Os indicados terão mandato de dois anos.

As Comissões Permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento, Méritos Temáticos e Saúde, Educação e Segurança Pública são responsáveis por realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários ou assessores de órgãos da administração para prestar informações aos parlamentares membros das Comissões, além de encaminhar, através da Mesa, pedidos escritos de informações ao Poder Executivo e exercer o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do município e das entidades da administração direta e indireta.

Em resumo, as Comissões Permanentes desempenham um papel central no Poder Legislativo. Elas aprofundam os estudos de temas específicos, recolhem o maior número de informações possíveis, promovem um debate democrático com a comunidade por meio de audiências públicas, fiscalizam o Poder Executivo e contribuem com a qualidade das Leis produzidas.

Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão é composta por cinco vereadores

por Dirceu Portugal publicado 07/01/2025 12h09, última modificação 07/01/2025 12h09

No biênio 2025/2026, a Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão será administrada pelos vereadores Jadir Soares ‘Pepita’ presidente; 1º vice-presidente Professor Geraldo, 2º vice-presidente Elvira Maria Schen Lima, 1º secretário Tião do Karatê e 2º secretário, vereador Hélio HG. Os cinco parlamentares integrantes da Mesa Executiva foram eleitos no dia 1º, durante a posse dos eleitos nas últimas eleições de outubro de 2024.       

A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara Municipal nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por cinco vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos, sendo proibida a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura. A Mesa é composta pelo presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, além de primeiro e segundo secretários.

As funções da Mesa Diretora além de garantir a regularidade dos trabalhos legislativos, propor ação direta de inconstitucionalidade de Lei ou ato normativo municipal; também tem a função de promulgar emendas à Lei Orgânica, dar parecer sobre elaboração do Regimento Interno da Câmara e sobre suas modificações e adotar medidas adequadas para promover e valorizar o Poder Legislativo, resguardando seu conceito perante a comunidade.  

 

Oito vereadores irão atuar na Comissão Representativa da Câmara durante o recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 06/01/2025 13h01, última modificação 06/01/2025 13h01

Os vereadores da Câmara municipal de Campo Mourão definiram na manhã desta segunda-feira (06), durante uma sessão extraordinária, os membros da Comissão Representativa (CR) que irá atuar durante o recesso parlamentar, que termina no dia 1º de fevereiro. As primeiras sessões ordinárias estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.    

A Comissão Representativa cuja composição reproduz a proporcionalidade da representação partidária, eleita pelo plenário, atuará durante o recesso parlamentar com atribuições definidas no Regimento Interno, como, zelar pelas prerrogativas do Poder Legislativo, convocar extraordinariamente a Câmara, autorizar o prefeito a se ausentar do município e conceder a ele licença, apreciar as Indicações, Moções e Requerimentos desde que não contenham pedidos de informações.    

A Comissão Representativa, que terá na presidência, o próprio presidente do Poder Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), também irá contar com a participação dos parlamentares definidos pelos partidos políticos da Casa Legislativa, Márcio Moraes (PSD), Sidnei Jardim (Cidadania), Tião do Karatê (PP), Hélio HG (Republicanos), Eliane do Café (PL), Subtenente Macedo (PRD) e Professor Geraldo (MDB).

 

Câmara de CM realiza primeira sessão extraordinária de 2025 para formação da Comissão Representativa

por Dirceu Portugal publicado 06/01/2025 00h14, última modificação 06/01/2025 00h14

Em seu primeiro ato como presidente da Casa Legislativa, o vereador Jadir Saores ‘Pepita’, convocou uma sessão extraordinária a ser realizada amanhã - segunda-feira (06) - às 09 horas, para escolha e formação da Comissão Representativa do Legislativo, que irá atuar no período de recesso parlamentar. A sessão será transmitida pelo Youtube através do link https://www.youtube.com/live/pnhUl6ctTVQ.

A Comissão Representativa cuja composição reproduz a proporcionalidade da representação partidária, eleita pelo plenário, atua durante o recesso parlamentar com atribuições definidas no Regimento Interno, como, o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, com a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que o prefeito se ausente do município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento.

As primeiras sessões ordinárias estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.    

 

Vereadores eleitos em outubro de 2024 tomam posse na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 02/01/2025 12h19, última modificação 02/01/2025 12h19

Os 13 vereadores eleitos nas últimas eleições de 2024, tomaram posse na Câmara de Campo Mourão, em uma cerimônia na manhã da quarta-feira (01), no Teatro Municipal, na presença de autoridades e familiares.

A sessão foi conduzida pelo vereador mais votado, Márcio Moraes (PSD), que deu posse aos parlamentares Professor Geraldo (MDB), Tião do Karatê (PP), Hélio HG (Republicanos), Eliane do Café (PL), Sidnei Jardim (CDN), Jadir Soares Pepita (CDN), Edilson Martins (CDN), Tio Leco (PP), Escrivão Parma (PSD), Elvira Schen (CDN), Márcio Berbet (PSD) e Subtenente Macedo (PRD).

Após a posse, os vereadores elegeram os cinco parlamentares que irão compor a Mesa Diretora no biênio 2025 e 2026. Jadir Soares ‘Pepita’ foi eleito presidente, Professor Geraldo 1º vice-presidente, Elvira Maria Schen Lima 2º vice-presidente, Tião do Karatê 1º secretário e o vereador Hélio HG, 2º secretário. 

Definida a nova Mesa Diretora, o presidente da Casa de Leis, Jadir Soares ‘Pepita’ e os parlamentares eleitos para o mandato 2025 a 2028, deram posse ao prefeito Douglas Fabrício e à vice-prefeita Fátima Nunes. Em seu discurso, Fabrício reafirmou um dos seus compromissos de campanha a de construir uma administração municipal onde as crianças e os idosos terão atenção especial.

“A criança e o idoso representarão a contemplação de toda uma sociedade justa e humana. Todos os nossos projetos, todos os nossos programas, todas as nossas obras físicas e todas as nossas prestações dos serviços públicos estarão essencialmente voltados para as crianças, todas elas, e para os idosos, todos eles”, disse.

Jadir Soares ‘Pepita’ é eleito novo presidente da Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 01/01/2025 15h55, última modificação 01/01/2025 16h17

O vereador Jadir Soares ‘Pepita’ foi eleito na manhã desta quarta-feira (1º), como novo presidente da Câmara Municipal de Campo Mourão para comandar a Casa de Leis no biênio 2025 e 2026.

Após a cerimônia oficial de posse para o mandato de 2025 a 2028, os 13 vereadores eleitos em outubro de 2024 participaram da votação para escolha dos integrantes da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que ficou formada tendo como presidente: Jadir Soares ‘Pepita’, 1º vice-presidente Professor Geraldo, 2º vice-presidente Elvira Maria Schen Lima, 1º secretário Tião do Karatê e 2º secretário, vereador Hélio HG.       

‘Pepita’ foi candidato único e recebeu 10 votos. Ele prometeu fazer uma gestão voltada ao bem comum e de parceria com o Executivo. O novo presidente fez uma avaliação positiva da nova Mesa Diretora ao afirmar que todos os eleitos são competentes, compromissados e farão um ótimo trabalho em sintonia para o bem de todos os mourãoenses.  

“Quando colocamos o nome a disposição para servir a população de Campo Mourão temos de nos unir para que o município prospere ainda mais. Gratidão a Deus pela oportunidade, obrigado aos vereadores eleitos pela parceria. Acredito que essa nova legislatura será de parceria, prosperidade e união em prol dos moradores de nossa cidade”, disse ‘Pepita’, ao ser eleito novo presidente do Poder Legislativo.

Em seu primeiro ato como presidente da Casa Legislativa, ‘Pepita’ convocou uma sessão extraordinária a ser realizada na próxima segunda-feira (06), às 09 horas, para escolha e formação da Comissão Representativa do Legislativo que irá atuar no período de recesso parlamentar. As primeiras sessões ordinárias estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.       

Jadir Soares ‘Pepita’, nasceu em 06 de outubro de 1978 no município de Cascavel, vindo a morar com sua família em Campo Mourão em 1979. Filho de José Leonardo Soares e Iolinda Martins Soares, ‘Pepita’ é casado com Janete de Sousa, com quem uma filha, seu bem mais precioso, Eloisa de Sousa Soares. O novo presidente da Casa de Leis possui ensino médio completo e atualmente cursa graduação em Gestão Pública. Conhecido popularmente por ‘Pepita’, o vereador também desempenha diversas atividades relacionadas a Agricultura e ocupações ligadas ao meio rural.

Nas eleições municipais de 2012 concorreu para vereador pelo partido DEM recebendo 633 votos. Nas eleições de 2016 foi candidato a vereador pelo Partido (PPS), atualmente CIDADANIA (PR), teve um total de 989 votos sendo eleito para compor 17º Legislatura (2017-2020). Nessa Legislatura compôs a Mesa Diretora da Casa como 1° Secretário (2017-2018) e 1° Vice-Presidente (2019-2020). Também foi Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública (2017-2018), e Presidente Comissão Permanente de Méritos Temáticos (2019-2020).

Em 2020, colocou mais uma vez seu nome à disposição para concorrer às eleições pelo partido CIDADANIA (PR), sendo eleito com 1.002 votos para 18° Legislatura, quando também foi eleito para presidir a Mesa Diretora no biênio (2021-2022). Nos dois últimos anos do mandato, Pepita exerceu a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.

Nas eleições de outubro de 2024, Pepita foi eleito com 1.688 votos.

Câmara de CM dará posse aos vereadores, prefeito e vice no dia 1° de janeiro de 2025

por Dirceu Portugal publicado 26/12/2024 09h26, última modificação 26/12/2024 09h26

Os 13 vereadores de Campo Mourão, eleitos nas eleições de 06 de outubro para o mandato de 2025/2028, diplomados no último dia (13) de dezembro, tomam posse na manhã da quarta-feira (01), às 09 horas. A solenidade da sessão preparatória de instalação da 19ª Legislatura - presidida pelo vereador mais votado - Márcio Moraes - será realizada no Teatro municipal de Campo Mourão.

Após a posse dos eleitos, a Câmara fará a eleição da Mesa Executiva para a escolha dos vereadores que irão comandar o Legislativo no biênio 2025-2026.

A Mesa Executiva tem cinco cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. A votação será secreta e os vereadores irão escolher inicialmente o 2º secretário. A última votação será para a escolha do novo presidente da Câmara. O mandato da Mesa é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

Após a posse dos vereadores e da nova Mesa Executiva do Legislativo, a Câmara fará um intervalo e na sequência, dará posse ao prefeito Douglas Fabrício e a vice-prefeita, Fátima Nunes. Toda a cerimônia será transmitida pelo Youtube e Facebook.

Eventos serão transmitidos ao vivo

Os eventos; posse dos vereadores e a posse do prefeito e da vice-prefeita serão transmitidos ao vivo através das redes sociais da Câmara, Youtube e Facebook.

Eleição da Mesa

Após a posse dos vereadores, a sessão será suspensa para os preparativos da eleição da Mesa Executiva. A eleição se dará para todos os cargos da mesa, em votação nominal e exigindo maioria absoluta dos votos.

Credenciamento da imprensa

A Câmara elaborou um formulário e está realizando, até o próximo dia 27, através do link https://forms.gle/XjcjixfTFVjZT1VQ6, o cadastramento prévio da imprensa para a cobertura dos eventos.

Câmara Campo Mourão aprova orçamento de R$ 784,8 milhões para 2025

por Dirceu Portugal publicado 18/12/2024 15h07, última modificação 18/12/2024 15h07

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Mourão aprovaram, na última terça-feira (17), em segundo turno de discussão e votação, o texto do projeto da Lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2025.

Trata-se da previsão orçamentaria de R$ 784,8 milhões em recursos públicos a serem administrados pela próxima gestão do Executivo, que terá Douglas Fabricio à frente da Prefeitura de Campo Mourão.

O texto aprovado pelos parlamentares contém também as previsões orçamentarias das secretarias de Saúde (R$ 241.6 milhões), Educação (R$ 153.2 milhões), Previscam (R$ 126.6 milhões), Infraestrutura e Mobilidade Urbana (R$ 77.825.426,74), Administração (R$ 35.2 milhões), Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (R$ 34.1 milhões), Finanças e Orçamento R$ (26.6 milhões), Assistência Social (R$ 20.6 milhões), Câmara de Vereadores (R$ 18 milhões),  Inovação e Desenvolvimento Econômico (R$ 5.4 milhões) entre outras.

Câmara homenageia com moção policial civil da 16ª Subdivisão de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/12/2024 18h03, última modificação 16/12/2024 18h03

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram nesta segunda-feira (16), após o término da sessão ordinária do Legislativo, uma Moção de Congratulações, ao agente de polícia judiciária, chefe do cartório da 16ª Subdivisão Policial, Éder Luiz Pereira de Andrade, pelos excelentes serviços prestados na área de segurança pública à comunidade mourãoense.

O autor da Moção, vereador Escrivão Parma, lembrou durante a entrega da honraria que a homenagem é um reconhecimento pelos serviços prestados pelo profissional da segurança pública. “É um profissional exemplar que dedicou sua vida ao serviço público e à promoção da segurança e bem-estar da comunidade de Campo Mourão. Sua trajetória profissional e seus feitos destacam-se como um exemplo de comprometimento, dedicação e excelência, merecendo, portanto, este reconhecimento especial”, disse Parma.

O parlamentar comentou ainda, a contribuição do homenageado para a Segurança Pública. “Como chefe de cartório da 16ª Subdivisão Policial, Éder desempenhou um papel fundamental na promoção da segurança pública. Sua liderança e habilidades gerenciais foram essenciais para o sucesso de inúmeras investigações criminais, tendo resultados relevantes para a segurança da comunidade. Éder demonstrou uma capacidade notável de inovação e eficiência em sua gestão. Seus projetos, como o Programa de Incineração de Drogas e a Metodologia de Investigação em Casos de Desaparecimento de Pessoas, não apenas melhoraram os procedimentos operacionais da Polícia Civil, mas também tiveram um impacto significativo na resolução de casos e na segurança da comunidade”, lembrou o vereador Escrivão Parma.

Vereadores de Campo Mourão são diplomados pela Justiça Eleitoral

por Dirceu Portugal publicado 14/12/2024 01h10, última modificação 14/12/2024 01h10

A Justiça eleitoral diplomou na última sexta-feira (13), os 13 vereadores eleitos para a gestão 2025/2028 no Poder Legislativo de Campo Mourão. O diploma da Justiça Eleitoral habilita os eleitos a assumirem o mandato eletivo, a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

Os vereadores eleitos Márcio Moraes, Jadir Soares Pepita, Edilson Martins, Tio Leco, Escrivão Parma, Elvira Schen, Sidnei Jardim, Professor Geraldo, Tião do Karatê, Hélio HG, Márcio Berbet, Eliane do Café e Subtenente Macedo, receberam os diplomas dos juízes eleitorais Fabricio Voltaré e Paulo Eduardo Pequito.

A posse dos novos parlamentares acontece no dia 1º de janeiro, às 9 horas, no Teatro Municipal. Após a posse, a Câmara elege a mesa diretora e na sequência dá posse ao prefeito e à vice-prefeita.

Câmara de CM inaugura um espaço dedicado a homenagear mulheres na política

por Dirceu Portugal publicado 04/12/2024 21h49, última modificação 04/12/2024 21h49

Na próxima quinta-feira (05), às 19 horas, a Câmara de Campo Mourão, inaugura a Galeria Lilás, um espaço reservado para homenagear 13 mulheres parlamentares que fizeram história nas legislaturas da Casa de Leis. Durante o evento, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, também irá destacar a importância da Procuradoria da Mulher, criada em 2022.    

Em agosto de 2021 - durante a quinta pandemia mais letal do planeta - Covid-19 - a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, protocolou com a presidência do Legislativo na época, parlamentar Jadir Soares (Pepita), um projeto de Resolução, que propunha a criação da Procuradoria da Mulher, em Campo Mourão.

O documento foi analisado pelas Comissões Permanentes do Legislativo, votado, aprovado em plenário e no Dia Internacional da Mulher (08) de março de 2022, a parlamentar tomou posse da Procuradoria da Mulher com o propósito de promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher.

Na sua posse, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou da responsabilidade frente a Procuradoria. “Tivemos muitos avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. A Procuradoria foi criada para garantir a participação ativa da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência, para fiscalizar os serviços prestados a cada cidadã mouraoense. Acima de tudo, para acolher e orientar mulheres que estiverem sofrendo discriminação ou violência”, comentou. 

A Procuradoria foi responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visassem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperações com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

Em mais de dois anos de trabalho, a Procuradoria da Mulher foi responsável pela articulação para criação Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), da reabertura da Casa Abrigo Fênix - Casa que abriga mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medida protetiva acompanhadas ou não dos filhos - de palestras envolvendo temas de extrema importância às mulheres como, saúde mental, assédio moral, violência doméstica, ações no Outubro Rosa entre outros.  

“O foco da Procuradoria foi de combater a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, frisou Naiany.

Casa de Leis comemora seus 77 anos de instalação em CM

por Dirceu Portugal publicado 04/12/2024 12h24, última modificação 04/12/2024 12h24

Na próxima quinta-feira (05), a Câmara municipal de Campo Mourão completa seus 77 anos de instalação no município. Neste mesmo dia, às 12 horas, da década de 40, durante uma reunião em uma das Salas da Escola Pública da sede do município, hoje Boca Maldita, localizada na rua Central, onde atualmente é a Avenida Capitão Índio Bandeira, foi instalado o Poder Legislativo de Campo Mourão, na sessão solene presidida pelo juiz eleitoral da 38ª da Zona Eleitoral, Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior. A autoridade foi especialmente designada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) para a presidir a sessão.

O evento de instalação da Casa Legislativa de Campo Mourão, também contou com as presenças das autoridades, tenente Abílio Antunes Rodrigues, representante da Assembleia Legislativa do Paraná; José Antônio dos Santos, prefeito de Campo Mourão; Nicolau Schoen, prefeito de Pitanga, José Elias Kuster - representante da Câmara de Pitanga; Miguel Scharan, Juiz de Paz Distrital; Lázaro Mendes, delegado de polícia; Teófilo Wakiu, Administrador da Colônia Mourão; Muricy Marinho da Rocha; Coletor Estadual e Francisco Ferreira Albuquerque, Secretário "ad hoc", e o vereador Waldemar Roth, eleito na primeira eleição, ocorrida em 16 de novembro de 1947.

Após a Casa de Leis ter sido instalada, foram empossados os primeiros parlamentares eleitos; Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

No mesmo dia, (05) de novembro de 1947, também foi eleita a primeira Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão tendo o parlamentar Devete de Paula Xavier, eleito presidente do Poder Legislativo. A primeira Legislatura, se estendeu de 1947 a 1951.

A Casa de Leis - que chegou a ter 17 vereadores - atualmente conta com 13 parlamentares; sendo o presidente Edilson Martins e os parlamentares Ibneias Teixeira (Bina), Olvino Custódio, Elvira Maria Schen Lima, Jadir Soares (Pepita), Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Marcio Berbet, Amilton Gomes de Souza (Miltinho Cidade Nova), Naiany Hruschka Salvadori, Paulo Cesar Pilatte, Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco), Antônio Machado da Silva (Toninho Machado) e Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo).

Na segunda quinzena de outubro deste ano, o vereador Ibnéias Teixeira (Bina), se licenciou da Casa Legislativa para assumir o cargo de diretor geral da Fundação de Esportes. O parlamentar Sidnei de Souza Jardim, primeiro suplente do (Cidadania), na atual legislatura, assumiu a cadeira deixada por Bina.

Na próxima legislatura (2025/2028), Bina será o primeiro suplente do partido Cidadania.

Vereadores participam da entrega da proposta de revisão do Plano Diretor de CM

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2024 19h22, última modificação 22/11/2024 19h22

Os parlamentares Escrivão Parma, Tio Leco, Marcio Berbet, Toninho Machado, Elvira Schen e o presidente da Casa de Leis, Edilson Martins participaram na tarde desta sexta-feira (22), no plenário do Legislativo da entrega da proposta de revisão do plano diretor do município.

O documento foi entregue ao prefeito Tauillo Tezelli pelos engenheiros e técnicos Universidade Livre do Meio Ambiente - responsável pela assessoria técnica do projeto de mobilidade urbana de Campo Mourão.

A proposta será encaminhada ao Poder Legislativo para análise das Comissões Permanentes e na sequencia enviado ao plenário para discussão e votação.     

De acordo com os engenheiros e técnicos da Universidade Livre do Meio Ambiente, o Plano foi produzido em um ano e meio, “É uma proposta que atende os anseios da população para os próximos 10 anos. Foi um trabalho de desafios que ultrapassou o período de estudos por conta dos diversos interesses da população”, comentaram.    

O Plano Diretor é um documento técnico de planejamento, que contempla aspectos como transporte, habitação, saneamento básico, meio ambiente, cultura, lazer e turismo, entre outros, e define as áreas urbanas, rurais e de preservação ambiental do município.

O documento revisado considera os desafios atuais enfrentados pelo município e as perspectivas futuras, buscando soluções eficazes para promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, visando garantir o desenvolvimento da cidade de forma organizada, respeitando a diversidade e os direitos de todos os moradores.

Parma pede informações à Copel sobre as constantes quedas de energia em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 21/11/2024 18h27, última modificação 21/11/2024 18h27

O vereador Escrivão Parma apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um Requerimento solicitando da Companhia Paranaense de Energia (Copel), informações sobre a falta de energia em Campo Mourão.

De acordo com o parlamentar, há inúmeras reclamações sobre a constante falta de luz em toda a cidade. “Solicitei informações para esclarecimento público dos motivos para a falta de luz no centro e demais bairros de Campo Mourão”, comentou Parma.

No documento, o parlamentar faz vários questionamentos à Companhia. “Existe um relatório sobre as quedas constantes de energia no centro e demais bairros? Existem quedas de energia constantes em outros pontos da cidade? Quais são as medidas a Copel está adotando para evitar quedas de energia por sobrecarga na rede? Existe algum estudo ou investimento previsto para melhorar a rede de energia em Campo Mourão?”.

Segundo Parma, moradores do centro da cidade reclamaram das constantes quedas de energia nos últimos meses, mesmo em dias normais, sem chuva, situação que piora quando chove. “Diante do problema, eles procuraram a Copel, que informou ser uma sobrecarga da rede. Por conta das inúmeras reclamações, solicitamos informações sobre o ocorrido. Salienta-se, também, que as quedas ocorrem em outros bairros da cidade”, disse.

 

 

 

 

 

 

Índice de transparência da Câmara de Campo Mourão tem salto gigante em 2024

por Dirceu Portugal publicado 19/11/2024 18h24, última modificação 19/11/2024 18h24

A Câmara municipal conquistou nesta semana - em conjunto com o Poder Executivo - uma Medalha de Ouro, em reconhecimento a qualidade e o alcance dos portais de transparência mantidos pela Casa Legislativa. Com isso o Índice de Transparência saltou de 69,03% em 2023 para 94,65% em 2024.   

A transparência do Poder Legislativo reflete no compromisso de aprimoramento com o engajamento da sociedade civil, confirmando a importância de um ambiente institucional onde o acesso à informação é amplo, confiável e sempre em conformidade com os mais elevados padrões de transparência pública.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins acredita que a Medalha de Ouro conferida ao Poder Legislativo Mourãoense, é fruto do trabalho em equipe e da necessidade de mudanças para tornar mais fácil o acesso da população ao Portal de Transparência.

“Temos o objetivo de melhorar constantemente o acesso do cidadão aos canais de informações e comunicação”, lembrou Martins. “A transparência estimula a participação do cidadão na fiscalização e na melhoria da gestão pública”, disse.

 

 

Construção da Delegacia Cidadã terá início no próximo ano

por Dirceu Portugal publicado 13/11/2024 17h12, última modificação 13/11/2024 17h12

No início da semana, o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, anunciou durante uma reunião com a prefeita em exercício de Campo Mourão, Fátima Nunes, o lançamento nos próximos dias do edital de licitação para a construção da Delegacia Cidadã, em Campo Mourão.

A obra moderna tem orçamento de cerca de R$ 9,2 milhões e o processo de licitação será realizado no dia 13 de março de 2025. “Será um projeto inovador melhorando o atendimento mais humanizado”, comentou a prefeita em exercício.

A Delegacia Cidadã será construída no município em uma área de 5 mil metros quadrados doada pela prefeitura na Rua Ivo Trombini, no Jardim Albuquerque. A doação do terreno foi aprovada pela Câmara Municipal ainda em dezembro de 2021. Os mais de R$ 9 milhões são recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A delegacia contará com uma área construída de 1.362,69 metros quadrados. A estrutura trará melhorias no atendimento ao público, na prestação de serviços e também contribuirá para o desempenho das atividades de polícia judiciária.

A reivindicação da Delegacia Cidadã para a cidade é antiga e ganhou força em 2021 pelo vereador Escrivão Parma (PSD), reeleito para a nova gestão. Com aprovação da doação do terreno pelo município a obra pôde entrar no cronograma orçamentário do Governo do Paraná.

Parma comentou que a implantação da delegacia em Campo Mourão será uma vitória da sociedade. “A delegacia Cidadã é um conceito novo de delegacia, prevê psicólogo, sala para atendimento de mulher vítima de violência, criança vítima de abuso sexual, espaço para o advogado conversar com o cliente, o que não temos hoje na nossa delegacia atual, entre outros benefícios”, destacou o vereador.

O parlamentar lembrou ainda, que a Delegacia Cidadã tem por objetivo a humanização do atendimento prestado e a aproximação da população com a polícia, dinamizando a investigação dos delitos e acelerando a prestação dos serviços.

O terreno para instalação da delegacia foi escolhido pelo delegado chefe de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, que há 38 anos atua na Polícia Civil. O local é estratégico. A delegacia cidadã não prevê detenção, ou seja, a pessoa é autuada e encaminhada ao Depen (Departamento Penitenciário), onde funciona a atual delegacia. Lá os presos ficam em custódia, explicou Silva, ao tranquilizar a população do bairro já que no local não haverá presos.

A Delegacia Cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços específicos e reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário.

Ela reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil. O projeto foi pensado para um novo fluxo de parlatórios (momento em que a vítima identifica o agressor) e terá salas para advogados e para a Polícia Militar. Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai agilizar ainda mais a confecção de documentos dos moradores. Todos os ambientes possuem climatizadores.

A diferença é o ambiente de trabalho dos policiais e a qualidade de atendimento para as pessoas. Também há um espaço de custódia imediata dos presos em celas com beliches, destinada a homens, mulheres, adolescentes e o seguro (crimes sexuais ou organizações criminosas rivais). Mas eles não poderão permanecer no local por tempo superior ao trâmite da audiência de custódia, ou seja, depois dessa etapa serão encaminhados para o sistema penitenciário ou responderão em liberdade.

 

 

Santa Casa tem superavit durante intervenção

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2024 18h52, última modificação 08/11/2024 18h52

Por cerca de 2h30, o interventor da Santa Casa, Sérgio Henrique dos Santos, explanou sobre a atual situação da Santa Casa e prestou contas dos 200 dias de intervenção no hospital, durante a audiência pública na Câmara de Campo Mourão, conduzida pela vereadora, Procuradora da Mulher e autora do Requerimento que solicitou a audiência pública, Naiany Hruschka Salvadori. A vereadora Elvira Lima e o parlamentar Paulo Pilatte também participaram do evento.

Para um plenário lotado, Santos mostrou pontos positivos em números e ações como o aumento de atendimentos de pacientes e de faturamento - via SUS - em nove meses de intervenção no hospital.

“Houve aumento no atendimento na UTI Neo e Adulta, crescimento de faturamento SUS em 30%, saímos da condição de um déficit de mais R$ 1 milhão para um superávit de R$ 13,8 mil, isso demonstra que o hospital tem jeito e que enfrentava um problema de gestão”, comentou. “2024 será a virada de chave”, enfatizou o interventor.

Segundo ele, houve aumento também no número de consultas, cirurgias e exames. “O cenário ainda não é ideal, temos vários problemas internos, mas a equipe está comprometida para deixar o hospital em condições de atendimento merecida pela população”.

Santos lembrou ainda ter encontrado no hospital situações que chamaram a atenção. “Contas pagas que constavam como pendentes. Isso é um erro gritante de gestão. Constatamos meio milhão de reais que constavam como dívida, que na verdade já estava paga. E esses números podem ser ainda maiores, porque o levantamento não terminou”, disse.

Após a conclusão da explanação de Santos, a vereadora, Procuradora da Mulher e autora do Requerimento que solicitou a audiência pública, Naiany Hruschka Salvadori, comentou sobre a luta pela Santa Casa. “Desde o início do mandato lutamos junto com o município, entre diversas idas à Curitiba em busca de recursos e providências, pois sempre nos foi mostrado por gestões anteriores, o déficit que hospital tinha em relação a pagamentos, ou seja, o que entrava de recursos e o que tinha de ser pago, a conta não fechava. O que aconteceu no passado que fique por lá e não volte a acontecer”, disse.

Audiência pública irá debater 200 dias na Santa Casa de CM

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2024 09h53, última modificação 08/11/2024 09h53

O interventor municipal da Santa Casa, Sérgio Henrique dos Santos, participa daqui uns minutos, às 09 horas, de uma audiência pública – no plenário da Câmara de Campo Mourão - para mostrar a ‘Atual situação da Santa Casa’ e prestar contas dos 200 dias de intervenção no hospital.

O debate terá início às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, será transmitido pelo Youtube, Facebook e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81.

Atual situação da Santa Casa e 200 dias de intervenção serão temas de audiência pública na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 07/11/2024 16h52, última modificação 07/11/2024 16h52

O interventor municipal da Santa Casa, Sérgio Henrique dos Santos, participa amanhã (sexta-feira 08), de uma audiência pública - na Câmara de Campo Mourão - para mostrar a ‘Atual situação da Santa Casa’ e prestar contas dos 200 dias de intervenção no hospital.

O debate terá início às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, será transmitido pelo Youtube, Facebook e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81

A vereadora, Procuradora da Mulher no Legislativo e autora do Requerimento solicitando a realização da audiência pública para discutir a Santa Casa, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou que a atual situação do hospital é um assunto que preocupa a sociedade de Campo Mourão, e que se mostra necessário a devida transparência e o detalhamento dos desafios e progressos alcançados no período.

“O debate irá proporcionar um diálogo entre os gestores da Santa Casa, representantes do poder público, profissionais da saúde, usuários do serviço e demais interessando, buscando dar uma noção ampla da atual situação do Hospital, com foco na prestação de contas dos 200 dias de intervenção, através de relatórios detalhados sobre as ações realizadas durante o período, bem como os resultados alcançados até o momento”, comentou Naiany Hruschka Salvadori.

Ela lembrou ainda, que a audiência pública irá permitir que a população exerça seu direito à informação. “E também, participe ativamente do processo de fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde do município”.

No requerimento solicitando a audiência pública, a parlamentar pediu informações da Santa Casa sobre a situação financeira - relatório financeiro de todas as entradas e saídas de recursos -, situação de pagamentos aos credores e negociações efetivadas, relação de todos os médicos plantonistas e suas especialidades, relação da quantidade de funcionários efetivos de enfermagem e serviços gerais, relação de todas as especialidades tratadas, consultas, procedimentos e cirurgias realizadas no período dos 200 dias, relatório atualizado de estoques de medicamentos, insumos, materiais cirúrgicos e materiais de higiene.

 

Pepita sugere a instalação de módulo odontológico na UBS Alvorada

por Dirceu Portugal publicado 06/11/2024 17h47, última modificação 06/11/2024 17h47

O vereador Jadir Soares (Pepita) apresentou na última sessão ordinária, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo a instalação de um módulo odontológico, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Alvorada, localizado na Rua Manoel Silvério Pereira, no Jardim Alvorada.

Segundo o parlamentar, a unidade de Saúde não conta com a especialidade odontológica. “A Indicação com a sugestão é necessária por conta de a (UBS) não contar com este tipo de serviço e o bairro Jardim Alvorada tem uma grande demanda para a especialidade.  A instalação do módulo odontológico na (UBS), irá beneficiar os moradores que necessitam de atendimentos odontológicos”, comentou.

A Indicação foi encaminhada através de ofício ao Executivo.

 

Martins sugere a instalação de duas caçambas em comunidade rural

por Dirceu Portugal publicado 06/11/2024 12h20, última modificação 06/11/2024 12h20

O presidente da Casa Legislativa, Edilson Martins, apresentou na última sessão ordinária, na terça-feira (05), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de duas caçambas na comunidade rural do Alto Alegre, Vila Roberto Brzezinski.    

Uma das caçambas será utilizada pelos moradores para descartar material reciclável e outra, orgânicos.    

“Por conta de a coleta de lixo ser realizada apenas uma vez no mês, a implantação das caçambas é de extrema importância e urgência, devido ao acumulo de lixo no local, podendo ser foco para mosquitos da dengue e outros insetos”, comentou Martins.

Segundo ele, as caçambas suportariam a quantidade de lixo que precisa ser armazenado pelos moradores. “Assim, quando a coleta passar, todo o lixo estará armazenado evitando a proliferação de insetos e bactérias nocivas à saúde”, disse.

Audiência pública irá debater 200 dias de intervenção na Santa Casa

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2024 18h03, última modificação 05/11/2024 18h03

Na próxima sexta-feira (08), o interventor municipal da Santa Casa de Campo Mourão participa de uma audiência pública - na Casa Legislativa - com o objetivo de debater a ‘Atual situação da Santa Casa’ e para prestar contas dos 200 dias de intervenção no hospital.

O debate terá início às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, será transmitido pelo Youtube, Facebook e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81

A vereadora, Procuradora da Mulher no Legislativo e autora do Requerimento solicitando a realização da audiência pública para discutir a Santa Casa, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou que a atual situação do hospital é um assunto que preocupa a sociedade de Campo Mourão, e que se mostra necessário a devida transparência e o detalhamento dos desafios e progressos alcançados no período.

“O debate irá proporcionar um diálogo entre os gestores da Santa Casa, representantes do poder público, profissionais da saúde, usuários do serviço e demais interessando, buscando dar uma noção ampla da atual situação do Hospital, com foco na prestação de contas dos 200 dias de intervenção, através de relatórios detalhados sobre as ações realizadas durante o período, bem como os resultados alcançados até o momento”, comentou Naiany Hruschka Salvadori.

Ela lembrou ainda, que a audiência pública irá permitir que a população exerça seu direito à informação. “E também, participe ativamente do processo de fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde do município”.

No requerimento solicitando a audiência pública, a parlamentar pediu informações da Santa Casa sobre a situação financeira - relatório financeiro de todas as entradas e saídas de recursos -, situação de pagamentos aos credores e negociações efetivadas, relação de todos os médicos plantonistas e suas especialidades, relação da quantidade de funcionários efetivos de enfermagem e serviços gerais, relação de todas as especialidades tratadas, consultas, procedimentos e cirurgias realizadas no período dos 200 dias, relatório atualizado de estoques de medicamentos, insumos, materiais cirúrgicos e materiais de higiene.

Macedo sugere a construção de UBS na Vila Rural de CM

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2024 16h26, última modificação 05/11/2024 16h26

Para atender aos pedidos dos moradores da Vila Rural Pedro Kloster Júnior, o vereador Subtenente Macedo apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na localidade.

O parlamentar sugeriu a construção da (UBS), no espaço institucional da Vila Rural, localizado na Rua Bom Jesus. “É uma reivindicação de todos os moradores e essa obra irá proporcionar mais comodidade às pessoas que necessitam de atendimentos e são obrigadas a fazer deslocamentos em unidades de Saúde distantes”, comentou Macedo.

A Indicação será encaminhada ao Executivo através de um ofício.  

Berbet solicita à UNESPAR cópia do projeto de criação da Central de Compras

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2024 18h14, última modificação 04/11/2024 18h14

O vereador Marcio Berbet apresentou durante a sessão ordinária desta segunda-feira (04), um Requerimento, direcionado à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Campo Mourão - solicitando a possibilidade do envio por parte da instituição de ensino superior, do projeto da criação da central de compras em Campo Mourão.

“O requerimento é necessário para estudos na Casa de Leis, visando a boa gestão pública, proporcionando o bom andamento do papel do vereador, para não haver controvérsias sobre a prestação de serviço público”, comentou Berbet.

De acordo com o parlamentar, de 2013 a 2014, a (UNESPAR) acessou todas as secretarias do município e os alunos - com a supervisão de professores e da equipe da Universidade - criaram uma central de compras para aquisição de produtos - em volume maior - e com preço melhor - para serem utilizados pelas secretarias municipais, gerando uma economia aos cofres públicos. “Estamos solicitando uma cópia do projeto, pois desde a sua criação, não há notícias de que algum prefeito tenha tido a intenção de criar essa central de compras que possibilita a economia e o bom uso do dinheiro público”, disse.       

Parlamentares participam da posse da vice-prefeita no comando da prefeitura

por Dirceu Portugal publicado 01/11/2024 17h14, última modificação 01/11/2024 17h14

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os parlamentares Olivino Custódio, Miltinho Cidade Nova e Marcio Berbet participaram nesta sexta-feira (01), da cerimônia de posse da vice-prefeita Fátima Nunes. Ela assumiu o cargo de prefeita em exercício por 15 dias em função da licença sem remuneração - para tratar de assuntos particulares - do prefeito Tauillo Tezelli.  

A cerimônia aconteceu na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAN). Fátima Nunes assinou o termo de transmissão de posse, livro existente há mais de 75 anos com todos os registros históricos de transmissões de cargos e posses de prefeitos, e lembrou a responsabilidade ao assumir o cargo. “É uma grande honra assumir a função de prefeita da minha cidade e nesse período pretendo visitar algumas obras e ficar por dentro do andamento das atividades, além de cumprir a agenda de trabalho”, comentou ela que em outubro foi reeleita vice-prefeita.   

Tauillo Tezelli lembrou que em todos os seus mandatos passou o cargo para o vice ou para o presidente da Casa Legislativa. "A Fátima é a pessoa que escolhemos para ser vice-prefeita nesta gestão, confio nela, por isto vai prosseguir com o trabalho que já vem sendo feito", disse o prefeito.

Casa de Leis terá sessões na segunda e na terça-feira da próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 31/10/2024 18h06, última modificação 31/10/2024 18h06

Na próxima segunda e terça-feira (04 e 05 respectivamente), os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, Indicações, Requerimentos e Projetos de Leis constantes na pauta de trabalhos da Casa Legislativa.  

As duas sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda (04), o debate em plenário pode ser visto através do link https://www.youtube.com/live/3K0tsT9pkVM. Na terça (05), um click no link https://www.youtube.com/live/eS-trFCUvzQ, leva o internauta ao plenário da Casa de Leis.

Pelo roteiro, na segunda-feira serão apresentados em plenário para conhecimento dos vereadores, quatro projetos de Leis do Poder Executivo, cinco projetos de Resolução e um projeto de Lei, de autoria do vereador, Marcio Berbet.  

Também serão apresentados ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos dos vereadores, 17 Indicações, uma Indicação Legislativa, um requerimento e uma moção.

Concluída a leitura, os vereadores tem 10 minutos no espaço da Palavra Livre, destinado à manifestação sobre ações no exercício do mandato.

Após a conclusão da explanação dos inscritos, os trabalhos serão voltados a discussão e votação de um projeto de Lei, de autoria do vereador Jadir Soares (Pepita), quer declara de utilidade pública o Instituto São José de Viola Caipira. Finalizado os trabalhos, os parlamentares terão cinco minutos para explanar sobre atitudes assumidas no exercício do mandato.

 

 

 

Ações do documento